embraer-190-azul-pr-azd-aeroporto-cascavel-desembarque
Embraer 190 da Azul pousou no dia 30 de maio de 2015 em Cascavel (Foto: Divulgação/Cettrans Azul)

O Brasil está suspendendo um plano de subsidiar a aviação regional, conforme o governo busca inflar contas públicas, de acordo com um oficial da equipe econômica da Presidente Dilma Rousseff.

O projeto foi desenvolvido para encorajar as aéreas a voar a destinos com pouca oferta dentro do país, e foi visto como um estímulo à fabricante de jatos Embraer porque deveria subsidiar metade dos assentos em aviões com até 120 lugares. A Embraer é a maior fabricante de jatos regionais em todo mundo, e líder de vendas nessa categoria.

aeroporto pista1
Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, Vitória da Conquista – BA (Foto: Divulgação/Socicam)

O Fundo Nacional de Aviação, que também financiaria aeroportos regionais, está sendo usado para alcançar a meta de superávit de orçamento, antes do pagamento de juros, de 1,% ao ano sem a participação da Infraero.

O atraso no plano de aviação regional reflete esforços do governo em atingir uma meta que procura recuperar a confiança dos investidores e evitar um rebaixamento de crédito. A proposta de redução da Infraero é parte de um plano para atrair mais capital privado para acelerar a construção de vias de gargalo, ferrovias, portos e aeroportos, disse o oficial.

Embraer
Embraer E190 (Foto: Divulgação/Embraer)

A Presidente Dilma disse que o governo revelará um plano de concessões para infraestrutura no dia 9 de junho. Uma das maiores beneficiárias do programa regional de aviação é a Azul, criada pelo fundador do grupo JetBlue, David Neeleman.

A Azul é a aérea que realiza mais voos regionais em jatos da Embraer. Tam, Gol e Avianca disseram que analisam a possibilidade de comprar jatos da Embraer que melhor satisfaçam os limites de assentos para os subsídios nessas rotas regionais.

A Azul e a Embraer não quiseram comentar a notícia!


FONTE: Bloomberg, InfoMoney – EDIÇÃO: Cavok

IMAGENS: Meramente ilustrativas

Anúncios

17 COMENTÁRIOS

  1. Quer ver suspender a mamata no BNDES para as Odebrecht e OAS da vida….

  2. AAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHH

    Jura que não vai ter os 800 aeroportos?????????????????????? Nâaaaaaaaaooooooooooo!!!!!

    Pq que não avisaram antes??

    E há quem diga que estmos na melhor….

  3. O governo corrupto, comunista e descarado do PT, ao invés de cortar na própria carne, corna na carne dos outros ! É um bando de calhordas e facínoras ! 39 ministérios, mais de 100 mil cargos comissionados, e vai cortar um incentivo importante pra aviação nacional ! É um bando de imcompetente de m…… ! Desculpem o desabafo, mas esse país aqui não merece os honestos que aqui residem e trabalham ! Aqui é lugar de bandido !

  4. Mais alguém em sã consciência acreditou mesmo nesse desGoverno?

    Brasil é uma Piada.

  5. E depois em horário nobre falam que "Nunca na história desse país" a coisa nunca foi tão boa!!! 800 aeroportos…blá..blá…blá

    E ainda tem ParTidarios que pregam que deveríamos ser presos por caluniar esses bandidos, ou seja quem denuncia deve ser preso, quem rouba não!!!

  6. Cansa. Cansa isso. A FIFA recebeu isenção de impostos. O 'paíf' deixou de arrecadar R$ 5 bilhões, fora o que foi gasto com porcaria de estádio de futebol. Agora isso? Alguém avisa a esse povinho que está no comando que o país é de dimensões continentais!!!!

  7. Mais um projeto mirabolante do desgoverno que vai pelo ralo.

    Por falar em ralo, é onde está o VLS que o grande líder prometeu.

    Uma falta de respeito para com a memória das vítimas do acidente.

  8. Esse país é uma piada.
    A culpa é toda nossa, ninguém está lá de graça. E se o sistema é falho, fomos nós que elegemos os arquitetos disso, e a cada 4 anos, renovamos essa bosta.
    Tá na hora de dizer BASTA.

  9. "A Azul e a Embraer não quiseram comentar a notícia!"
    O silencio da Azul e Embraer já são respostas mais do que dadas a este governo.
    Deve ser por isso que a EMBRAER esta mandado a fabricação de parte de seus produtos aos EUA para depois levar toda a fabrica pra lá também, porque assim como muitos brasileiros ela também não aguentam mais viver nesse país.
    Um dia eu vou morrer, mas se eu continuar a viver nesse Brasil, poder ter certeza que irei morrer de desgosto!

  10. Se houvesse oferta de metrôs e trens rápidos nesse país interligando os grandes aeroportos, era só a pessoa usar um grande aeroporto ao invés de um pequeno que não da lucro.

  11. Eu achei que isso ja tinha rodado, oficialmente falando ahaha, Nem o maior dos retardas acreditaria nesses números, mesmo porque potencial de crescimento até tem, mas ainda não tem clientes para todos esses destinos.

  12. Independente de que partido assuma o poder, o braZil JAMAIS será um país sério. JAMAIS!!!

  13. Somos verdadeiros heróis, apesar de tudo conseguimos trabalhar, criar nossos filhos e ainda sobreviver a tudo o que acontece diante dos nossos olhos. Só falta furacão por aqui para acabar de vez com tudo.

  14. Esse plano era uma piada desde o inicio, iriam financiar o crescimento da Azul, totalmente mal formulado o plano, aliás, formulado muito bem, mas cheio de más intenções. A aviação civil realmente precisa de incentivos, mas não dessa forma, isso é jogar dinheiro público no ralo. Muito mais eficiente e justo seria diminuir o ICMS do QAV, reduzir tarifas aeroportuárias e impostos em geral. Por incrível que pareça foi melhor esse plano não sair.

Comments are closed.