Base Aérea de Alcântara será usada pelos EUA.

Na véspera da visita do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, o governo brasileiro promulgou o acordo-quadro na área espacial assinado pelos dois países em 2011. Trata-se de um acordo de caráter geral, que servirá como um “guarda-chuva” para outros entendimentos mais específicos. Entre eles, o acordo de salvaguardas tecnológicas que está em negociação e que, se concluído, abrirá o caminho para o uso da base de Alcântara (MA). O acordo-quadro vale por 20 anos, mas pode ser prorrogado.

O acordo prevê que a cooperação entre Brasil e Estados Unidos ocorrerá nas seguintes áreas: Ciência, observação e monitoramento da Terra; Ciência espacial; Sistemas de exploração; Operações espaciais; e “outras áreas relevantes de interesse mútuo.”

Na área de propriedade intelectual, o ponto mais sensível no atual estágio de negociações, o acordo-quadro diz claramente que nenhum ponto dele pode ser interpretado como concessão explícita ou tácita de direitos ou interesses sobre invenções ou trabalhos de uma parte feitos antes da entrada em vigor do acordo ou que estejam fora de seu escopo. A transferência de bens e dados técnicos ocorrerão somente no que for necessário para o cumprimento do acordo.


Fonte: O Estado De São Paulo, via NOTIMP

8 COMENTÁRIOS

  1. O que o pais ganha com isto? Não vejo nenhuma matéria detalhando isso. Empregos? (faxineiro e cozinheiro?) Impostos? Nossos satélites poderão ser lançados de piggyback nos foguetes dos EUA? Os EUA vão nos auxiliar no desenvolvimento do VLS? Cargas "sensíveis" do DoD serão lançadas de Alcantara? Haverá áreas em Alcantara onde brasileiro não entra a exemplo das mais delirantes lendas urbanas da internet? Se sim para os dois questionamentos anteriores, na hípótese remota de um ataque com ICBMs, a população de São Luis foi consultada se esta disposta a ser exposta a radioatividade? Assim como no caso da EMBRAER, este governo não tem mais tempo nem legitimidade para tomar decisões tão graves e que afetam o futuro do pais. O pior é que nos dois casos, há brasileiros que apoiam estas ideias de forma entusiasmada sem questionar os "poréns" que vão muito além de pura ideologia anacrônica capitalismo x socialismo.

    • Esse comentário devia ser publicado em jornais de tão oportuno e lúcido.

      OBS: não fui irônico

    • O Brasil ganha pouco com este tipo de arrendamento, mas é um dinheiro que entra a mais.
      Espero que não usem estes recursos para investir no nosso inútil programa espacial que só da prejuízo.
      .
      Claro que o espaço destinado aos americanos será restrito, uma coisa é alugar um espaço para lançamentos e outra é ser parceiro no projeto, coisa que o Brasil não é.

  2. O país está sendo vendido e não vão sossegar enquanto não acabarem com tudo.
    América first and Brazil Last..
    Ou alguém acredita que os esquerdistas que estão no poder vão assegurar vantagens para o país?
    Minha última esperança é em outubro, mas com essas urnas…. Difícil.

  3. Está explicado as várias doações sucessivas feitas para o Brasil …

  4. Impressionante, em Alcântara só tem mato e sangue suga de farda e os caras fazem um drama enorme para alugar a base, devíamos é pagar para os americanos não permitirem de forma indireta que aquilo se torne uma enorme favela quilombola, metade do espaço pois a outra metade as lideranças vão vender pra alguma construtora.

  5. Espero que não seja com as condicões loucas que os americanos tentaram empurrar desde o fracassado acordo no governo FHC… A base brasileira se tornaria terreno americano. À ponto de nosso engenheiros e o governo não terem acesso a vários locais da base !

Comments are closed.