O governo da Bulgária informou que continuam as negociações para compra dos novos caças F-16 Block 70 e que possui um valor em reserva, de acordo com o primeiro-ministro Boyko Borissov.

Ele comentou que as negociações continuaram a um preço de 1,16 a 1,28 bilhão. A oferta dos EUA está no limite superior, mas o governo espera que possa reduzir  cerca de US$ 116 milhões sem cortar as capacidades de batalha do pacote.

Os EUA aprovaram a venda dos 8 F-16C/D Block 70 para Bulgária em maio deste ano.

O dinheiro será pago imediatamente, e isso exigirá uma atualização do orçamento porque o montante não está previsto até agora, explicou Borissov.

O ministro da Defesa, Krasimir Karakachanov, anunciou que no final da próxima semana uma delegação dos EUA de sua Força Aérea virá novamente e as negociações finais sobre a compra serão realizadas com eles.

“As equipes fizeram o seu trabalho, outra é a questão de qual será a final de todas essas conversas porque elas continuam”, comentou Karakachanov.

Ele lembrou que de 7 a 10 de maio, em Washington, representantes das equipes negociadoras realizaram uma série de consultas e negociações com representantes do lado americano. As equipes de negociação também fizeram relatórios detalhados para os ministros de linha sobre os resultados de todas as reuniões nos ministérios setoriais.

“Eu não aceito a sugestão sobre a competência das equipes de negociação. O princípio das negociações é a reciprocidade, não há como, por exemplo, o primeiro-ministro falar ao nível, no qual as equipes de negociação dos EUA são dadas, os níveis relevantes de especialização e política falam”, explicou o vice-primeiro ministro.

As equipes incluem vice-ministros e especialistas dos Ministérios da Economia, Finanças, Defesa e Relações Exteriores. Os membros da Força Aérea também estão ativamente envolvidos.


Fonte: Bulgarian Military – Edição: Cavok

Nota do Editor: Anteriormente a Bulgária havia informado que o preço do F-16 estava acima de seu orçamento e que se os EUA não diminuíssem o valor, o país começaria a negociar a compra de caças Gripen com a Suécia.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. O F-16 é um projeto atemporal com um desenho lindo que parece não envelhecer nunca.
    O fabricante o mantém ao longo das décadas sempre no estado da arte, graças em boa parte ao motor poderoso em torno do qual foi construído.
    Apesar do Gripen ser um projeto mais atual com características semelhantes e outras até superiores, é uma briga política muito desigual.. Um verdadeiro Davi contra Golias.

Comments are closed.