A Bulgária pretende adquirir aeronaves de combate de segunda mão para substituir os antigos MiG-29 de sua Força Aérea.

A Bulgária planeja gastar cerca de 1,5 bilhão de levs (US$ 808,63 milhões) em oito aviões de combate de segunda mão e pediu à Itália, Portugal, Estados Unidos e Suécia que façam ofertas para fornecê-los, disse o Ministério da Defesa na sexta-feira.

Os aviões de combate substituiriam os antigos caças MiG-29 da Bulgária e melhorarão o cumprimento das tarefas aéreas do país balcânico com os padrões da OTAN e assim reduzir sua dependência de aviões russos.

O parlamento búlgaro aprovou os aviões e alguns investimentos para o negócio foram reservados no orçamento de 2017.

“Os ministros da Defesa e da Economia assinaram um pedido de propostas para a entrega de aviões polivalentes”, disse o Ministério da Defesa em comunicado.

Sofia escolherá entre os novos jatos Gripen da SAAB da Suécia e os F-16 de segunda mão de Portugal, equipados com armamento dos EUA. Outra opção é comprar caças Eurofighters Typhoon de segunda mão da Itália.

Uma fonte familiarizada com o processo disse à Reuters que a Bulgária, membro da União Europeia e da OTAN, deu aos quatro países três meses para resposder.

O acordo teria que ser aprovado por um novo governo que provavelmente será formado após as eleições que se espera para ocorrer na primavera, após a renúncia do governo centro-direita do país no mês passado.

Recentemente a Bulgária adquiriu novos motores para seus MiG-29.

A Bulgária assinou um acordo no ano passado com a Polônia, membro da OTAN, para reparos dos caças MiG-29. Em novembro, o país assinou um acordo com uma empresa búlgara para fornecer quatro novos e seis motores russos reparados para a aeronave.

Fonte: Reuters

Anúncios

8 COMENTÁRIOS

  1. Suécia está com Gripens C/D semi novos que serão desmanchados… seriam quase semi-novos. Eu acho que seria a melhor das opções e não necessitariam ser modernizadas.

    Precisamos ver o que a Suécia acha disso…

  2. Interessante essa mudança de polarização, que antes era bem soviética…. os tempos mudam….

  3. Espero que façam o negócio com portugal, ficavam com o f_16 mlu e iam muito bem servidos.

  4. Quantos F-16 Portugal possuía? E estão sendo repostos? Como fica a defesa portuguesa?

  5. Portugal comprou 40 perdeu 1 num acidente vendeu 9 a romenia resultado ficou com 30 f_16 versão mlu

Comments are closed.