O caça J-10C equipado com os novos mísseis ar-ar PL-11 e PL-15.

A frota de aviões de combate Chengdu J-10C da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) começou a receber novos mísseis ar-ar. As primeiras fotografias divulgadas mostram um J-10C equipado com os mísseis ar-ar PL-10 e PL-15. De acordo com relatos em sites chineses, seu desempenho é equivalente ou superior ao de seus concorrentes ocidentais.

Desenvolvido pelo Instituto 607, o PL-15 (Pi Li ou Thunderbolt), é o mais recente míssil ar-ar além do alcance visual (BVRAAM) feito na China. O míssil fez seu primeiro lançamento de qualificação em setembro de 2015. Alimentado por um motor com foguete de pulso duplo, o PL-15 tem uma velocidade máxima de Mach 4 e tem alcance de 300 km. Em comparação, seu antecessor PL-12 tem um alcance de 100 km, semelhante ao seu homólogo ocidental, o AIM-120C AMRAAM. De acordo com relatórios chineses, o PL-15 permitirá que a aeronave militar chinesa possa atingir inimigos ativos de grande valor, como aeronaves AEW e de reabastecimento, além do alcance de suas escoltas.

Depois de sete anos de desenvolvimento, o míssil ar-ar de curto alcance PL-10 foi introduzido no ano passado na PLAAF. A imprensa chinesa disse que o PL-10 é o primeiro míssil PLAAF que consegue efetuar curvas apertadas de 90 graus após o disparo e capacidade de vetoração de empuxo. Afirma-se que tem um alcance de pelo menos 20 km, com um sensor infravermelho de imagem múltipla, e é muito resistente a contra medidas eletrônicas.

O PL-10 foi observado em aeronaves de teste diferentes, incluindo no Shenyang J-16, no Chengdu J-20, enquanto a PLAAF prepara-se para substituir os mísseis PL-8 pela geração seguinte. Para explorar ainda mais as capacidades avançadas do PL-10, a PLAAF poderia desenvolver um sistema de visão montado no capacete, não existente atualmente na China.

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

    • Enquanto a China "fabrica" 650.000 engenheiros por ano nós "produzimos" bacharéis que, na esmagadora maioria, vão mamar nas tetas do Estado.

  1. Quem sempre copia as coisas dos outros um dia aprende a fazer as suas. Muito dinheiro, muitos grandes engenheiros e pesquisadores e um pouco de paciência produzem bons resultados. Programa espacial, aviões e mísseis modernos, navios, submarinos, equipamentos eletrônicos…. e a China evolui!! 😉

Comments are closed.