207256 1 - Caça chinês J-11B com radar AESA?
A mídia estatal chinesa publicou uma foto de um caça J-11B supostamente equipado com um radar AESA participando de um exercício militar. 

A China exibiu um avião de caça J-11B, a base de sua força aérea, com um cone de nariz branco, com sua mídia oficial interpretando-o como novo radar AESA (matriz de varredura eletrônica ativa).

“O novo radar que pode ver mais longe e permitir o uso de mísseis de longo alcance, é um movimento que aumentará significativamente a capacidade da Força Aérea Chinesa”, informou o Global Times citando um especialista militar.

O avião de combate foi visto em uma reportagem de segunda-feira da China Central Television (CCTV), próximo do 70º aniversário de fundação da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLA).

A reportagem não especificou o modelo de radar, mas com toda a probabilidade é o radar KLJ-7A AESA fabricado pelo Instituto de Pesquisa Nanjing de Tecnologia Eletrônica (NRIET). Um modelo do radar foi exibido pelo NRIET no Airshow China 2018.

O KLJ-7A é destinado a várias aeronaves, incluindo o avião de caça leve paquistanês-chinês JG-17.

O jato J-11B está participando de um treinamento de combate no deserto. “Isso indica sua indução nas forças armadas. Também poderia ser um teste para avaliar as capacidades”, disse o especialista.

Anúncios