Su-24M, by Aleksei Grichkov
Sukhoi Su-24M – VKS / Foto: Aleksei Grichkov, em caráter ilustrativo

Um bombardeiro tático Su-24M pertencente às Forças Aeroespaciais Russas (VKS) foi abatido por um caça F-16 pertencente à Força Aérea da Turquia (THK) próximo da fronteira com a Síria nesta terça-feira (24), informou a presidência do país. Segundo a Turquia, a aeronave russa havia violado o seu espaço aéreo. A ordem para o abate foi dada diretamente pelo primeiro-ministro da Turquia.

De acordo com a agência russa Interfax, o Ministério da Defesa da Federação Russa confirmou a perda de uma de suas aeronaves. A autoridade disse, entretanto, que o Su-24M não havia violado o espaço aéreo turco. O ministério afirmou que os pilotos conseguiram se ejetar e chegaram ao solo de paraquedas. O governo de Moscou afirmou que pode provar que seu avião não deixou o espaço aéreo sírio.

A agência turca de notícias Anadolu divulgou imagens do evento:

Caça F-16 da Turquia abate Su-24M da Rússia perto de fronteira com a Síria (5)
Um bombardeiro tático Su-24M da VKS (Rússia) foi abatido foi um caça F-16 da THK (Turquia) perto de fronteira com a Síria / Foto: Anadolu
Caça F-16 da Turquia abate Su-24M da Rússia perto de fronteira com a Síria
Um bombardeiro tático Su-24M da VKS (Rússia) foi abatido foi um caça F-16 da THK (Turquia) perto de fronteira com a Síria / Foto: Anadolu
Caça F-16 da Turquia abate Su-24M da Rússia perto de fronteira com a Síria (3)
Um bombardeiro tático Su-24M da VKS (Rússia) foi abatido foi um caça F-16 da THK (Turquia) perto de fronteira com a Síria / Foto: Anadolu
Caça F-16 da Turquia abate Su-24M da Rússia perto de fronteira com a Síria (1)
Um bombardeiro tático Su-24M da VKS (Rússia) foi abatido foi um caça F-16 da THK (Turquia) perto de fronteira com a Síria / Foto: Anadolu
Caça F-16 da Turquia abate Su-24M da Rússia perto de fronteira com a Síria (6)
Um bombardeiro tático Su-24M da VKS (Rússia) foi abatido foi um caça F-16 da THK (Turquia) perto de fronteira com a Síria / Foto: Anadolu
Caça F-16 da Turquia abate Su-24M da Rússia perto de fronteira com a Síria (2)
Um bombardeiro tático Su-24M da VKS (Rússia) foi abatido foi um caça F-16 da THK (Turquia) perto de fronteira com a Síria / Foto: Anadolu

“Durante o voo, o avião permaneceu todo o tempo sobre o território da Síria, como ficou registrado nos radares”, declarou o Ministério da Defesa russo.

O porta-voz do Kremlin chamou o evento de “um incidente muito sério”, mas disse ser muito cedo para chegar a conclusões.

Um dos pilotos russos morreu, o outro foi capturado por militantes turcomanos na Síria, um dos grupos de oposição ao regime regime do presidente Bashar al-Assad, informou a emissora “CNNTÜRK” citando fontes locais. Abaixo, um vídeo com imagens do piloto capturado:

Pouco depois da queda da aeronave, dois helicópteros militares russos se aproximaram da região para procurar os pilotos, mas os milicianos turcomanos não deram permissão para que eles pousassem, relataram as fontes à “CNNTÜRK”. Cerca de 25 minutos depois do incidente, começou um intenso bombardeio russo contra a região.

Segundo o Estado Maior das Forças Armadas da Turquia, o Su-24M russo abatido foi alertado dez vezes em um intervalo de cinco minutos sobre a violação do espaço aéreo. Dois jatos F-16 turcos que faziam patrulha na fronteira participaram do abate da aeronave.

Um oficial turco disse à Reuters que havia duas aeronaves intrusas que foram alertadas após entrarem no espaço aéreo do país antes do abate.

O gabinete do primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, disse que ele falou com o chefe das Forças Armadas e com o Ministro das Relações Exteriores sobre acontecimentos na fronteira. O comunicado não mencionava o atate.

O premiê ordenou que o ministro das Relações Exteriores entre em contato com a OTAN, a ONU e países relacionados aos acontecimentos na região sobre o que aconteceu na fronteira.

O presidente do país Recep Erdogan, foi avisado sobre os acontecimentos e irá conversar com o primeiro-ministro.

Trata-se da primeira aeronave perdida pela Rússia desde o início da campanha contra posições de organizações terroristas na Síria, no dia 30 de setembro.

A Turquia denunciou várias violações russas de seu espaço aéreo e alertou que derrubaria os aviões que voltassem a entrar sem autorização no território turco. Na época, a Rússia reconheceu os incidentes e os atribuiu às más condições meteorológicas na região da Base Aérea de Bassel al-Asad, em Latakia, usada pela Força Aérea do país na operação na Síria. Além disso, afirmou que o local está a apenas 30 quilômetros da fronteira sírio-turca.

A Turquia, que se opõe à intervenção militar russa na Síria, pediu o estabelecimento de uma área de exclusão aérea na fronteira entre os dois países.

O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, comentou o ocorrido:

“Nossa aeronave foi abatida por um míssil ar-ar disparado por um caça F-16 turco.”

“A perda de hoje é uma facada nas costas que nos foi dada pelos cúmplices dos terroristas”, declarou Putin em coletiva de imprensa na presença do rei da Jordânia, Abdullah II.

“A aeronave russa foi abatida sobre a Síria, a 1 km da fronteira com a Turquia, a uma altitude de 6.000 m, tendo caído a 4 km do território turco, e não representava nenhuma ameaça à segurança nacional turca”, salientou.

“A Rússia tem observado o fluxo de petróleo proveniente do território sírio sob o controle dos terroristas para a Turquia”, disse Putin. “Aparentemente, os terroristas não só recebem receitas provenientes do contrabando de petróleo, como também tem proteção militar de uma nação. Isso explica a ousadia do grupo terrorista na realização de ataques em todo o mundo”, acrescentou.

“O incidente terá graves consequências nas relações da Rússia com a Turquia”, concluiu.

O Su-24M caiu no extremo noroeste do território sírio, ao oeste da cidade de Idlib.

divider 1

EDIÇÃO: Cavok, com informações de Rustam Bogaudinov, direto de Moscou

FONTE: BBC, G1, RT, AirLive

Anúncios

394 COMENTÁRIOS

  1. Agora acho que vai haver resposta por parte dos russos, principalmente se não houve violação do espaço aéreo.
    Aguardando o desenrolar das noticias posteriores!

    • Maneiras de revidar a esse ataque não falta à Rússia, só espero que o Putin tenha mais bom senso que o primeiro ministro da Turquia, pois a coisa pode virar uma bola de neve…

    • Os EUA declararam que a treta é entre Russia e Turquia

      FONTE:Reuters

    • Claro!e se esperaria coisa diferente? não tem como os yankees se meterem a besta com os russos não….não mais!

  2. Se comprovado que não invadiu o espaço aéreo turco (duvido muito), vai dar merda isso aí. Vale lembrar das várias provas que surgiram nos últimos dias de envolvimento da Turquia junto ao EI, como os vários caminhões tanques turcos apreendidos pelo exército da Síria, em poder do EI.

    • Ouvi uma fofoca dizendo que gente proxima ao Erdogan estava envolvida na lavagem de dinheiro do EI. Querendo muito confirmar isto… aí, junto com o preju enorme que os russos deram nos turcos…

      • Adivinha quem é dono da maior trade de petróleo cru da Turquia, nada menos que filinho do Erodgan.. este deve ta esperneando perderam pelo menos 1000 caminhões tanques .

    • Jager,
      Se as informações oriundas dos russos são de comprovação difícil, as dos turcos também o são. Aliás, a Turquia mais se preocupa em conter os curdos, única força em terra efetiva contra o EI, do que em atacar este (parece procurar fazer o mesmo jogo da Arábia Saudita, o "cara eu ganho, coroa você perde").
      Fora não haver nada de muito bom para se falar do atual presidente turco, um "governante" com estilo mais próximo de Maduro que de alguém com claras credenciais democráticas, ou seja, inventar "factóides" faz parte da cartilha dele.
      Não fizesse parte da OTAN, a Turquia agora sofreria.

  3. Podem esperar a negação do espaço aéreo Sírio a aeronaves do ocidente, OTAN, etc. A coisa tende a piorar um pouco mais. A Turquia financia o ISIS, isso está mais que claro para contrapor os curdos.
    Isso não está certo, a Turquia deveria ser enquadrada pela OTAN e Estados Unidos.

    • Creio que isto é o que vai acontecer: NFZ + esporro dos EEUU + amaciamento com Putin. Os turcos querem a destruição dos curdos, mais do que a do EI. E isso, claro, vai ser um começo péssimo de conversa.

    • Negação de espaço aéreo sírio, tá bom… e a verdade é que os russos é que estão errados, vão reclamar do que?
      Vão fazer a retórica de sempre mas não tem lógica reclamar, não foi falta de aviso pra eles pararem com essas palhaçadas perto de fronteiras e fly bys por toda a OTAn, não é falta de capacidade tecnológica pois estão fazendo de tudo pra mostrar que tem recursos, não foi fogo inimigo nem condição meteriologica e não faltou de aviso pra tomarem cuidado com a Turquia pois não foi o primeiro, nem o segundo incidente na fronteira turca, e os turcos avisaram que não iam aceitar outra invasão.

      Agora podem reclamar o quanto for mas o avião, que no radar turco aparece violando o espaço aéreo turco duas vezes e logicamente deve ter sido buzinado uma dezena de vezes avisando.
      http://pbs.twimg.com/media/CUkdnCuW4AAxX9L.png

      • Eu não contaria com isso ,

        A Russia e a Turquia , é o sujo falando do mal lavado , é dificil acreditar que os Russos não deram um deslize , mas também não é facil acreditar que o governante Turco , com seus interesses tenha derrubado esse avião por vingança aos caminhões destruidos , isto é , se realmente a Turquia for mais suja que o EI.

  4. Falaram em outros sites que foi uma SA-2 que abateu o Fencer. Pelo que eu vi, o segundo piloto morreu, e o Fencer não invadiu o espaço aéreo Turco. Vamos aguardar, mas que isso vai dar uma treta maligna, vai.

    • Realmente…concordo com o comentário do Kwh …e não teria nenhum piloto vivo para contar a história…porem o governo russo disse que os pilotos conseguiram se ejetar…mas como vimos no video acima,um não deu muita sorte não.

    • se o espaço percorrido pela aeronave russa for aquele, n daria tempo de mandar 10 avisos e a aeronave ja estaria em territorio sirio novamente

      • Avisos desse tipo são dados antes da aeronave entrar no espaço aéreo restrito, quando começam a voar perto e na direção de espaço aéreo turco, já começariam a buzinar o piloto pra ele mudar a rota. Então os 5 minutos deve incluir período de vôo antes da violação também.
        Outro ponto é que as imagens de radares turcos só tem o momento do abate, não todo o vôo das aeronaves, então podiam estar voando perto da fronteira (sendo buzinados) há algum tempo.

  5. Outra questão como o avião estava sobre território Turco se os pilotos e aeronave cairam em solo Sírio?
    E o mais grave, se invadiu o espaço aéreo turco é o caso de se abater a aeronave? Eles em algum momento colocaram em risco alguma base turca ou da OTAN?
    Estranho, e a coisa irá piorar com certeza. Esperem.

        • A região do abate é a de Yaylada??. Em cinza está o mar, a linha amarela são águas territoriais, separadas pela linha branca (Síria abaixo e Turquia acima), a linha azul clara continua é a fronteira da Turquia, a linha roxa com pontos sãos os F-16 em patrulha e a vermelha com pontos são os dois Su-24. O quadrado amarelo é onde perderam sinal de um dos contatos.

          Foi na região de Yaylada??, e podem ser comparados os limites geográficos. https://www.google.com.br/maps?q=Yaylada%C4%9F%C4

    • Se os russos foram alertados diversas vezes e mesmo assim desrespeitaram o abate fica justificado.
      Não acho que eles vão fechar o espeça aéreo sírio para a OTAN, ainda mais depois dessa.

      • Isso valendo do pressuposto que tenham invadido meu caro, pois se foi abatido em território sírio, a Turquia está em sérios apuros.

    • Invadir espaço aéreo de 12 milhas e invadir espaço aéreo terrestre e bem diferente, não se sabe o que o intruso pode fazer e se foi avisado e não mudou a trajetória como os russos são acostumados a fazer, mereceu ser derrubado.

      Acho que não tem nada a ver em colocar em risco ou não, tem a ver em colocar a lei em pratica ou cagar para os russos, lembrar que não foi a a primeira vez.

      Volto a repetir se alguém ousar em violar o espaço aéreo russo eles não avisam 10 vezes.

    • Simples amiguinho..

      Ele não toma o tiro e cai na vertical ele continua avançando e perdendo velocidade.

  6. Infelizmente, isso pode gerar uma sequencia de acontecimentos terrivel.
    Agora se for provado que o Su-24 não violou o espaço aéreo turco, a resposta russa vai ser tropas no chão.
    Está se complicando cada vez mais isso.

  7. A soma d todos os medos. A terceira frente se desenhando com a Turquia querendo sentar na janelinha kkkk.

    • Esperando o apoio da OTAN? os EEUU não tem interesse nesta merda, ainda mais depois que se descobriu a relação carnal entre os turcos e o EI.

  8. Os mega foderásticos sistemas russos que travam um Arleigh Burke e fazem a tripulação c… nas calças não conseguiram jammear um F16 ?

    • Nunca ninguem disse que os avioes russos eram invenciveis. O Su 24 é um bom avião mas pode ser abatido tanto quanto um F117…

  9. Bastou os russos mostrarem a presença de caminhões turcos na Síria transportando petróleo e os turcos ficam nervosos".
    Eu disse a alguns dias atrás que a Turquia era um “operador de logística” para o contrabando de petróleo do daesh e ai esta uma prova.

  10. Não dá para confiar em informações de nenhum dos dois! Os EUA e a OTAN, que poderiam "desvendar o mistério", se posicionarão, óbvio, ao lado de seu aliado.
    Dói dizer isso, mas começa a parecer que os únicos que de fato buscam uma solução para o conflito sírio são os russos, mesmo com a péssima ideia de preservar Assad no poder…

  11. Esse piloto capturado teve grande sorte de ter esse vídeo divulgado. Agora não há como contrabandear ele para a Turquia e a mesma dizer que ele foi capturado em solo turco. Em contraponto, sua sorte não é tão favorável, já que esses "moderados" não perdem em nada para os métodos "Al Qaeda e EI" de carinho com prisioneiros. Rússia não ficará quieta.

    La Marca, esse vídeo do piloto já está comprovado que é do incidente de hoje? Não há como ser vídeo antigo de piloto sírio abatido?

  12. [Se realmente violou tem que derrubar mesmo, duvido que russos avisam 10 vezes antes de atacar alguém que viole seu espaço aéreo.

    Já faz mais de uns 5 anos que os russos ficam brincando de invadir espaço aéreo estrangeiro para testar o tempo de reação dos outros países.

  13. Espero que o piloto sobrevivente tenha conseguido escapar, espero…

    • Ele foi capturado, só espero que estes rebeldes hajam com a cabeça pois se fizerem mal a ele, vão se f…

      • Eles já estão se ferrando por causa da Russia, imagina se eles matam o piloto? Velho, Mother Russia ficará furiosa.. isso vai dar uma treta maligna, vai por mim…

        Por que veja bem, o interesse da Russia é 'realocar' o Assad, e os rebeldes querem ao contrario, se o piloto Russo cai nas mãos dos Rebeldes, isso não vai resultar coisa boa. E se o EI captura esse piloto, podem ter certeza que eles vão fazer algo muito mal com piloto, ou seja, coisa boa não vai dar, e se for confirmado que os F-16 Turcos de fato abateram os Su-24, bem, ai eu não sei..

      • Espero que entreguem o piloto, mas que agora a coisa vai pegar preço vai…
        Agora não entendo porque um bombardeiro solitário estava por aquelas bandas, presumo que devia estar jogando bombas em algum comboio que se dirigia a Turquia, e sempre achei que eles voavam escoltados por caças com perfil de embate ar-ar, mas vamos ver o desenrolar desse enredo.

  14. Para mim, isto ai foi ensaiado…

    Bem agora que a França tenta uma posição mais forte dos EUA contra o ISIS? Curioso não? vem um acontecimento para jogar agua fria…e se fosse um Rafale operando lá? Os Turcos iriam ser beligerantes assim? Sei que os Russos provocam e provocaram, mas abate é um degrau a mais e uma irresponsabilidade num cenario destes….

    Decididamente, algo para provocar confusão.

    • Se fosse um rafale (1 elemento) a Notícia seria: Turquia perde 2 F-16 em tentativa de derrubar Rafales Franceses sorbe a Siria, para proteger seu fluxo de petróleo roubado! 🙂

      • Tu nunca perde uma chance de falar as qualidades do Rafale, né Chico! KKKKKKK
        🙂

        • támo ligado nas treta contra e a favor do Rafale! :)… mas é só zuera mesmo, neste caso, aliás, Rafale e F-16… qual escolher? um seria um sonho o outro a realidade perfeita para nós…

          • Dependendo da versão do F-16, seria uma loucura escolher entre um ou outro…
            🙂

            • Para um país rico e organizado: Rafale com certeza, para um país como o nosso: F-16 forever!

  15. Procurem os abrigos nucleares ou fujam para o interior. Residentes em grandes cidades esperem o apocalipse em forma de flash seguido de fogo infernal.
    Se eu tivesse na Turquia hoje, estava escondido dentro de uma caverna.
    Que idéia estúpida essa desses turcos. Os canais obscuros e de bastidores de comunicação da época da guerra devem estar fervilhando.

    • Putin já tava russo com o tal de Endorgan por causa dos curdos. Os EUA tem um plano de, após derrubado o Bashar, de dividir o Iraque a Siria e a Turquia e criar um Curdistão. Vai que Obama adianta o serviço com apio da Russia, o que a Turquia faria com meia dúzia de Forevis 16.

  16. É o jogo perigoso dos turcos.

    Os sauditas tem passe livre $$$$, qual a costa quente do Erdogan?

  17. Se invadiu eu não sei, acontece que o jato caiu em território Sírio, o que é muito ruim para a Turquia… De uma coisa eu sei, ela vai se dar mal com tudo isso.

    Outra coisa interessante, se estes rebeldes matarem o piloto… Haha meu amigo, vai ser a desculpa perfeita para Rússia meter de uma vez no rabo de todos eles.

  18. Duvido muito que a Rússia tenha invadido o espaço aéreo turco, não há necessidade disso, analisando os mapas dá pra se ter maior ideia desta tese, que a Russia não tem interesse por aquelas bandas, e ainda mais, não há porque a Rússia querer briguinhas neste momento decisório, a questão não é se a Turquia abateu ou não, mas sim como a Turquia vai pagar pelo que fez, a situação beira a uma retaliação, a Russia nunca demonstrou fraqueza, e os turcos saberão em breve disso.

    • Arcavok, você acha mesmo que os Russos invadiram por querer o espaço aéreo Turco voando a 6km de altura? E que os Turcos podem abater caso aconteça? Pode ter sido any motivos para justificar o que aconteceu, e como a matéria do Washington Post diz, pode ter sido erro de navegação. Violação de algum espaço aéreo, ou é por querer, ou algum erro de navegação ou algo do tipo, você está no ar, voando bem rápido, em combate, muitas coisas podem acontecer, 1 segundo com olho fora do sistema de navegação, são kilometros e kilometros voado, e invadir um espaço aéreo que está na beira da Siria, não é nada difícil….

      • Não há interesse neste caso da Rússia invadir o espaço aéreo turco caro Vítor, creio que foi birrinha dos prejudicados da Turquia por investimentos indo pro ralo.

        • Mas veja que interessante: aparentemente, os russos não negam a violação do espaço aéreo turco pela aeronave abatida. Pelo o que li do discurso do Putin, ele afirma que a aeronave já estava em território sírio quando foi abatido, mas não afirma que ele SEMPRE esteve em território sírio.

          • Os Russos informaram que não invadiram e que tem como provar.
            Eu e todo mundo aqui aguardam essas provas, se elas existirem eu não tenho dúvida que os Russos vão fazer questão de escancarar ao mundo.

    • São tão santos quanto Israel, só não são burros meu caro, pois nesse caso a Rússia não tem interesse em acirrar ânimos na região, pois tem seu foco de restabelecer a Síria segundo sua égide, mas vamos aguardar as cenas do próximo capítulo, muitas cartas estão na manga da Rússia neste momento para esta situação, prefiro aguardar como será a retaliação 3:)

      • Autorização veio direto do Primeiro Ministro Turco, que na minha opinião deve ter comido algo bem estragado na hora de se pronunciar.

    • O interesse era se o jato estava na configuração R de reconhecimento, para analisar o território turco e locar armas mandadas pela fronteira aos Terroristas.

    • Os comentários tais como bonzinhos, malzinhos e etc são um tanto infantis não? Segundo estes critérios qual seria o país bonzinho? O Vaticano?

      • Vaticano onde estupram as criancinhas ?

        País bom é o brasil , santo , nem o papa tem moral aqui!

    • Turquia ficou chateada por ver seus caminhões tanque serem destruídos e assim cortando o envio de petróleo fornecido pelos terroristas. Não faz sentido mesmo da Rússia invadir espaço aéreo turco nesse momento.

  19. A parte dos pilotos está confusa pra mim, os dois ejetaram, um está vivo e outro morto com os "terroristas moderados do obamis" ou os dois mortos? Vi nota falando até que um dos pilotos estaria com os Turcos….

  20. Queria entender o que se passa na cabeça dos Turcos ao abater uma aeronave Russa, se houve ou não invasão eu não sei, não sou o operador de radar para afirmar nem que sim nem que não. Porém só sei que este abate acabou por jogar pólvora na fogueira. Por que não houve uma interceptação e acompanhamento da aeronave russa até a fronteira com a Síria?
    Só sei que esta atitude mostra a clara insensatez dos turcos, alguém ali pensou nas consequências? Duvido!
    Acho que nem o Putin ainda concluiu as consequências que ele irá ordenar.
    Só espero que os Russos sejam mais sensatos que os Turcos pois podemos sim ver isso se transformar numa bola de neve.
    Meios de retaliação os Russos tem de sobra, eles acham que só porque são membros da Otan isso faz deles indestrutíveis?
    Contra os Russos a Turquia não é nada, eles tem que saber que eles tem o apoio dos EUA porém não são o EUA em questão!

    • Os turcos ja haviam avisado, olha a noticia do dia 22
      Ancara, 22 nov (EFE).- O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, convocou neste domingo uma reunião urgente de segurança para decidir qual será a reação ao avanço das tropas do governo sírio de Bashar al Assad, apoiadas pela Rússia, na região turcomana de Bayirbucak, ao norte de Latakia, informou a imprensa turca.
      O jornal "Hürriyet" afirmou que o exército sírio de Al-Assad avançou na região do noroeste da Síria, perto do município turco fronteiriço de Yayladagi, na província mediterrânea de Hatay, e conseguiu tomar o controle da estratégica montanha Kizildag.
      O presidente da Assembleia Turcomana Síria, Abdurrahman Mustafa, disse que o exército sírio foi apoiado por bombardeios pesados da Rússia, e que as tropas de Al-Assad e do Hezbollah desceram de helicópteros a Kizildag.
      Ele acrescentou que, embora a resistência turcomana siga de pé em várias frentes de Bayir-Bucak, aumenta o número de "mártires e feridos" em suas fileiras…
      olha esse video é sobre a região onde o avião foi abatido lin khttp://www.liveleak.com/view?i=d0d_1448365839
      O governador de Hatay, Ercan Topaca, disse que cerca de 1.500 turcomanos que fugiram dessa região alcançaram ontem a fronteira turca, à emissora "CNNTÜRK".
      "Estamos tentando avaliar quantas pessoas podem vir caso haja uma nova onda de migração", indicou Topaca.
      Foram enviados ao outro lado da fronteira, onde estão esses refugiados, 575 barracas e 4.200 cobertores, além de 20 mil latas de alimentos em conserva e material médico.
      Há três dias, Davutoglu condenou o bombardeio de Bayir-Bucak e chamou o embaixador russo ao ministério de Relações Exteriores em Ancara.
      "Nos últimos dias houve muitos ataques intensos contra a população síria em geral e contra nossos irmãos turcomanos em particular, especialmente em Bayir-Bucak", disse o chefe do governo turco.
      "Ontem à noite mantivemos consultas com nossos militares, unidades de inteligência e diplomáticas. Antes de tudo, este ataque revelou o quão sangrento e bárbaro é o regime sírio", acrescentou.
      Segundo a "CNNTürk", o ministro de Relações Exteriores turco, Feridun Sinirlioglu, já falou com seu colega americano, John Kerry, sobre esta situação.

      • Sim eu concordo que os Turcos já haviam avisado.
        Porém minha questão é o que eles ganharam abatendo um avião russo?
        Seja qual foi o objetivo na minha opinião ele não foi alcançado!
        Pois se foi para corrigir um problema, agora eles tem um problema muito maior para resolver!
        Eu não faço idéia do que se passa na cabeça do Putin, espero que ele não decida nada de cabeça quente pois uma resposta Russa iria ser ruim até para a própria Russia.
        Se eu fosse o Putin eu agiria por debaixo da mesa e de bem escrotamente eu diria.

    • Concordo contigo.A Turquia foi burro ou os EUA insistiram para fazer isso como meio de desmoralizar a Rússia. Mesmo que o avião invadisse o território da Turquia isso não da motivo pra abater o avião, basta aproximar e escoltar para fora do espaço aérea da Turquia. Além do mais, a Rússia não é inimigo da Turquia. Ambos possuem relações estáveis.
      Qual perigo um SU-24 pode representar para Turquia no tempo de paz? Vai bombardear o capital da Turquia por acaso?

      Eu acho que a Turquia ta se achando poderoso demais e intocável por fazer parte da OTAN.

      • Mas acontece que até os EUA vão ter problemas por causa da Turquia, muito provavelmente..

      • Não acho que tenha sido um pedido do Tio Sam.
        Simplesmente pq não dá para prever a resposta Russa.
        Então não acho que isso foi arquitetado pelos Americanos, pois se tivesse sido, alguém na mesa deve ter levantado a possibilidade de retaliação e acho que todo mundo chegou a mesma opinião "em se tratando de Putin tudo é possível", então não vale a pena.
        Acho que a o abate seria está mais com cara de Loucura individual mesmo.

    • E é aí que mora minha preocupação, isso pode levar a um problema mais grave, pois ainda que Putin seja um bom presidente, os generais russos são queixo duro, e não aceitarão ficar no prejuízo, isso me deixa ciente que se comprovado o abate haverá por certo ma retaliação.

  21. Essa coisa está virando uma guerra mundial. E o sr Obama fazendo discursos.

    Presença de combatentes do Isis ou da Al qaeda:
    Síria, Iraque, Líbano, Iêmen, Nigéria, Afeganistão, Paquistão, Somália, Mali, Chade, Camarões, Líbia, Egito.

  22. Uma tristeza ver um aviador nessas condições, morrer por linchamento, terrível. O aviador capturado infelizmente deve sofrer muito também. Vamos aguardar a resposta russa. Acho que o Putin apesar dos pesares tem senso e não vai retaliar a turquia diretamente, ninguém em sã consciência quer uma terceira guerra, nenhum dos lados quer. Agora o que achei estranho foi esse SU-24 estar passando muito próximo a fronteira e sem escolta! Onde estavam os SU-30? DUVIDO que a turquia teria feito isso com escolta… No site theavionist tem a imagem do radar mostrando o que foi a invasão russa do espaço aéreo, deve ter sido coisa de segundos, o piloto turco estava com o dedo no gatilho esperando.

  23. Olhando o "visual do radar" que a Turquia disponibilizou e avaliando a região no maps, são poucos quilometros de entrada da aeronave russa, coisa de 20 seg para um SU-24, não? Será que nesse pequeno período da tempo de 10 warning e abate?

      • SE o registro de radar apresentado pelos turcos for verdadeiro, o avião russo violou o espaço aéreo turco, saiu dele, fez um retorno e violou o espaço aéreo turco pela segunda vez e nesta segunda passagem foi abatido.

        Difícil sustentar que isso é um erro de navegação.

    • Exato Jager_BR, eram epenas 2,5 km pelo maps, na minha opinião um tremendo exagero por parte dos turcos, isso aí vai dar merda hein, não foi uma aeronave Síria que eles abateram, podemos esperar um aumento de caças russos na Síria a partir de agora.

    • Os avisos sempre começam antes do avião invadir o espaço aereo, não depois

  24. Lembrar que a Turquia tem posse de armas nucleares do Eua em seu território, para ela utilizar o Eua tem que liberar os códigos de ativação.

    • Não fale besteira Shinigamis!
      A Turquia não tem nada, nem autoridade sobre as bases americanas em solo turco.

  25. os turcos ficaram meio chateados com o petroleo deles sendo destruido pelos russos , e pra que derrubar o su 24 ? ele tava a 4 k da fronteira com a turquia nao estava em territoria turco se alguem invadiu algo foi os turcos e pelo visto isso vai dar um M@##da daquelas , oremos meus jovens

  26. Se fosse um caça até acreditaria, pois o SU-30 parece que já o fez, mas um BOMBARDEIRO!?
    O SU-24, pelo que sei, não possui nenhum armamento ar-ar.
    Seriam kamikazes!?

      • Olha, quando a Rússia, para usar um eufemismo, "testa a resposta" da Suécia invadindo seu espaço aéreo, eles usam os Su 24.

        E fazem isso justamente porque para o teste ser fidedigno, ele precisa ser feito com os vetores que seriam utilizados em uma situação real.

  27. Imagina como está o animo dos russos em Latakia. Devem estar se preparando para o pior.
    E se os chineses tivessem derrubado os aviões americanos que provocam frequentemente sobre as ilhas artificiais?
    Não foi o avião de um aliado russo, foi na força aérea russa.
    Tenho certeza que até o Obama deve ter ligado para o Putin para apaziguar.
    Quero ver F16 despencar do ceu

    • Rsrsrs como disse um comentarista deste sítio uma certa feita, tu quer ver sangue né rs, mas fica tranquilo, provavelmente veremos sangue turco derramado só pra deixar os generais eslavos mais calmos.

    • As ilhas estão em águas internacionais, agora se uma aeronave americana tivesse invadido espaço aereo russo ou chines o que você acha que iria acontecer?

      Vamos ver se os F-16 vão despencar do ceu, de algumas décadas pra cá os caças russos vem sendo abatidos que nem moscas

  28. Infelizmente, cada um operando por sua conta, defendendo os seus "amigos", só poderia dar nisto. Ainda ontem perguntava quando iria acontecer, está aí, foi hoje. Para já, espero por mais informações, para emitir opinião.

  29. Vocês tem memória de peixe? Em um artigo publicado aqui mesmo no Cavok, os turcos disseram que a próxima invasão de seu espaço aéreo, eles iriam abater quem o fizesse. Isso aí vai dar em nada, só Ministros da Defesa atacando um ao outro.

  30. Que vai ter resposta, todos sabemos que vai. Se pode gerar uma escalada de ações das duas partes, esse que é o problema. A Turquia entornou o caldo. PQP. Os Su-30 agora vão sair armados até os dentes procurando uma presa e com ordem pra derrubar.

  31. Agora tu vai saber se a TURQUIA é parte da OTAN.

    Vai ser divertido, prometo.

    • Vai neh? Prepare-se então, eu já vi oq é uma guerra de pertinho e não é fácil não.

      X-box é outra coisa.

      • Symon, se viu, deveria torcer contra isso… poh, não ficou com pena dos pilotos? que situação… Tenho muitas reservas com os russos, principalmente pq criaram esta bosta de comunismo… mas entendo que todos ali deveriam se unir para destruir o EI… e cobrar da Turquia uma posição primária nesta guerra… tô achando que agora o Putim vai vir por terra e espremer os rebeldes contra a turquia…

        • Caro Chicão, eu já disse aqui muitas vezes, quero que o ISIS se exploda. (literalmente).

          Só dou risada dos comentários dos filhos da mãe russa que estão chorando aqui.

          Torço pela paz e pelo fim do EI, o maior câncer da humanidade depois do Lula.

        • Chicão, um alemão chamado Karl Heirinch Marx criou o comunismo.

          • sim, a teoria… mas quem promoveu e concretizou… criou o monstro? 🙂 o comunismo enquanto teoria/utopia é lindo… uma vez aplicado, pelo "bixo" homem, vira tragédia! 🙂

  32. Vocês viajam muito..

    Não vai haver revide e nem IIIGM.

    PUBLICAMENTE os russos nunca irão admitir que invadiram coisa alguma.

    PUBLICAMENTE os americanos vão apoiar os Turcos.

    RESERVADAMENTE os russos vão avisar que serão mais cuidadosos e "rever" os protocolos de interceptação.

    RESERVADAMENTE os americanos vão chamar os turcos no cantinho e dar aquela comida de rabo.

    FIM DO INCIDENTE.

    • Concordo com você.
      O que o Putin vai fazer? Explodir a Base do F-16 usado para derrubar o Su-24? (Como se isso não fosse ter consequencia, esse povo assiste muito filme de Hollywood)
      É mais fácil os Russos armarem RESERVADAMENTE os Curdos só pra aumentar a pedra no sapato dos Turcos.
      Agora uma coisa é fato no que depender da Rússia a vida a Turquia daqui pra frente vai ser bem complicada, pois a relação Turquia x Russia foi pro esgoto de vez.

    • Esses rebeldes da fronteira podem ser considerados extintos depois de hoje, se confirmada a derrubada de um helicóptero e a morte dos dois pilotos em solo, por linchamento.

  33. Caças russos já violaram o espaço aereo da turquia antes, inclusive, os SU-30 já até travaram seus radares nos F-16, se ouve outra violação a turquia tem todo o direto de abater a aeronave estranha em seu espaço aereo

  34. Esse ato da Turquia foi completamente desnecessário; a aeronave não representava uma ameaça àquela nação. Putin é frio como um iceberg e podem esperar que a resposta vem.

    • Eu também não entendi porque abater o avião, não oferecia nenhum risco. Ta ta, tudo bem, está no espaço aéreo deles, mas precisa abater? Se foi realmente isso…

      • Caro Vitor Moura, todo mundo abate, os russos abateram até avião comercial.

        Não sei o pq do espanto de vcs.

      • Aliás todo mundo que tem Força Aérea de verdade.
        Observando-se que a Turquia fabrica caças supersônicos.

        O Brasil abate teco tecos na fronteira com ST.

      • Em 2012 os sírios abateram um F-4 turco que fazia reconhecimento em baixa altura na costa da Síria, o caça turco acabou entrando em espaço aéreo sírio durante manobras de reconhecimento e os sírios abateram a aeronave de imediato.
        Meses depois, membros da oposição síria vazaram documentos da inteligência síria dizendo que os pilotos turcos foram capturados vivos no mar, interrogados e então executados, sendo recolocados no local do acidente, a conselho da inteligência naval russa, por um motivo não explicado. http://english.alarabiya.net/articles/2012/09/29/
        Enfim, teve mais coisa nesse incidente que ficou latente e os turcos, que já eram meio fracos das ideias, passaram a ter tolerância zero com sua fronteira com a Síria.

        Avisaram 10 vezes por 5 minutos os Su-24 que estavam se aproximando da fronteira. Os russos, sabendo do histórico e com quem estão lidando, não deveriam ter ficado cutucando a onça com vara curta.

  35. Pessoal…

    O que eu acho que pode acontecer: os russos vão chiar, os turcos vão bater o pé, e os americanos vão jogar água fria nos dois; o velho "deixa disso"…

    Também não acredito em medidas como bloqueio do espaço aéreo… Isso pode ter efeito inverso, com um lado acusando o outro de "bloquear esforços para destruir o EI"…

    E no fim, Putin, pra provar que é "macho humanitário", não vai na onda do tambor da guerra, mas vai passar a mandar os bombardeiros escoltados por Flanker armados até os dentes… Simples assim…

    Entre o abate de uma aeronave e uma guerra propriamente dita, vai uma escala de eventos muito grande… Logo, não creio em tão nefastas consequências…

    • Também sigo essa linha de raciocínio, só fico ressabiado por conta do abate turco, todo mundo comentava a possibilidade mas ninguém acreditava que de fato os turcos teriam bolas. Tá aí a merda..

      • Os turcos estão entre os povos mais temidos do mundo.
        Não podemos esperar que eles tenham as mesmas atitudes dos europeus.

        • Turcos temidos no passado. Hoje eles tem respaldo da OTAN, mas o Obamis não vai bancar aventuras do erdogan a troco de uma instabilidade cada vez maior. o Deixa-disso vai aparecer com força ali. O Putin não tem interesses na turquia, embora os turcos estejam sinceramente atrapalhando a luta dos russos.

          • Os russos sempre tiveram e sempre terão interesse na Turquia. Afinal, a Turquia controla o acesso marítimo ao Mar Negro por meios dos estreitos em Dardanelos e o Bosforo.

            Uma das origens da Crise dos Misseis em Cuba em 1962 foi justamente a instalação de misseis balísticos de alcance intermediário na Turquia pelos EUA e uma das cláusulas do acordo entre os EUA e a URSS que encerrou a crise foi a retirada destes mísseis do território turco.

  36. Uma coisa não se encaixa: se houve aviso por parte dos pilotos turcos, e que a mesma alega que foram dez, não acredito que um piloto treinado, tenha a tamanha insensatez de no minimo não se retirar do local.
    A queda do avião foi em terreno sirio, o que por sua vez se comprova que a aeronave russa estava, no minimo, em modo de fuga.
    Agora um F-16 contra um Su-24, não creio que o piloto russo iria partir para a briga.
    Assim como seria um MIG-29 contra um A-10.
    Infelizmente, essa atitude turca poderá ter serias consequencias.

  37. DEAR LORD…

    Porque isso?
    Caraaaa….. Não acredito até agora!
    Que os pilotos estejam bem…

  38. O que mais USA quer é atrair a Russia para uma guerra em larga escala fora do território russo, e agora esta plantada a armadilha, mas não creio que uma raposa como é Putin va morder a isca..

  39. Vamos deixar as observações acaloradas de lado e analisar as consequências:

    1) Quando a Rússia interveio, os turcos foram um dos primeiros a pedir que não ajudassem os kurdos;
    2) A Rússia vai parar de bombardear a fronteira turca e deixar os kurdos atacarem os turcos;
    3) A Turquia vai querer bombardear ou atacar por terra os kurdos;
    4) A Rússia vai abater aeronaves Turcas ou bombardear as tropas em terra;
    5) A NATO vai reclamar, deslocar aeronaves e …. nada!
    6) Os russos vão implantar uma zona de exclusão aérea na Síria, afinal, eles tem autorização do governo oficial para estarem lá.

    Quem perde com tudo isso? O mundo inteiro, por correr riscos realmente catastróficos. Os Turcos e os EUA estão brincando com fogo. Obama quer mostrar firmeza para ajudar a campanha de sua candidata a presidência frente aos republicanos, a Turquia quer mostrar que é forte, mas não aguenta nada, conta com uma cobertura da NATO, e na minha opinião, europeus serão os primeiros a correrem para o mato.
    Brincam com as nossas vidas e com o futuro de nossos filhos.

    • Pedro,

      Os curdos naquele setor são "protegidos" dos americanos, sendo os que mais recebem ajuda destes. Não digo que é impossível os curdos serem atacados pelos turcos, mas é muito difícil por agora…

      Nesse caso particular, os curdos são agentes secundários… O que pega são outros grupos apoiados pelos turcos que lutam por ali… Neles eu acredito que os russos podem retaliar…

  40. O piloto que aparece no video do artigo, aparentemente botaram mais uma foto do corpo dele, sendo transportado pra algum lugar (os russos não conseguiram resgatar o corpo pelo jeito), e tem duas marcas de tiro, então imagino que esse seja o que chegou vivo ao solo (pelos primeiros relatos). https://twitter.com/MousaAlomar/status/6691530113

  41. O Putin foi claro e certeiro como sempre: quem comprava o petróleo do EI? Esse é o X da questão.

    • os russos tem bastante petróleo em casa nao precisa compra de niguem ja a turquia ……

    • Até OS EEUU COMPRAM óleo da venerruela, Symon.
      O problema é que a russia naõ precisa comprar óleo, ela vende óleo. Os turcos compram a porcaria do óleo do EI e lavam grana pra eles.

      • ao menos eles nao comemoram a morte dos pilotos russos, ao contrario de vc, Symon.

        • Eu comemoro as imagens postadas, que achei muito legal, a morte é comemorada em muitos países do mundo, em especial na América Central, não é o meu caso…

          Eu achei tão legal as imagens que a primeira vez que vi o vídeo pensei ser um meteoro queimando na atmosfera, posteriormente vi a imagem do caça.

          Achei que ambos os pilotos tivessem saídos vivos, pois a russia é a mãe do assento ejetor.

          Vc perguntou anteriormente se sou a favor do EI, Não sou e quero que ele se dane.

          Defendo o modo ocidental de viver, curto coca cola, macdonald, burg king, iphone, e internet.

          Já vi guerras de verdade e vi muita gente despedaçada. Fico imaginado como vcs se sentiriam vendo pedaços de braços e pernas voarem pelos ares na explosão de uma simples mina.

          Vcs cultuam os russos pelas belas imagens da propaganda deles, pq eles não mostraram as imagens das vítimas no tal teatro que mortas pela policia russa qdo da invasão dos chechenos?

          Amigo Wagner, boa sorte para todos nós que vamos necessitar muito. A coisa vai ficar "RUSSA" por lá.

          Estou apagando as msgs que postei e vou dar um tempo na net…

          Agora uma coisa é certa… Nunca vou chorar por um piloto (apesar de ser piloto também) que joga bombas em pessoas inocentes e matam crianças, velhos, mulheres e o cacete…

          Nem sei o LaMarca vai colocar, pq parece que me bloqueou. Boa Sorte a todos os cavokianos e que os D-uses nos protejam.

  42. comentarios Refleten que os

    Americanos estao acordadondo para Realidade

    American Engineer
    NATO has shown its true color when Russia pushed on ISIS. Now even my little kids know who is helping terrorists.

    Commenter 14 minutes ago 0 14
    What the hell is turkey, a muslim nation that hates America doing in NATO?

    Reply

    Bob D 20 minutes ago 3 6
    Obamas cousins

    inkman 5 minutes ago 0 1
    good cousins.. I am more worried about the deranged white guy with a gun at home.. heck McVeigh is more troubling to me than ISIS…not to mention the little boys who wantonly decide to commit mass murder…frequently

    DariusM 21 minutes ago 0 4
    Well it is Thanksgiving coming up and time to deep fry that Turkey. Do us a favor Russia blow Turkey off the map.

    JAMES 7 minutes ago 0 1
    This story is fishy. The Russian plane was shot down for flying in Turkish air space, but the pilots were shot at or killed by insurgents in Syria. Somebody is lying.

    Reply

    Kev 7 minutes ago 0 0
    Because they ejected into Syrian territory. No one said this didn't take place close to the border.

    http://news.yahoo.com/report-turkey-shoots-down-w

  43. Este ato turco é demasiado irresponsável, pelo que o print da tela de radar mostra existe uma tripa de espaço aéreo turco na fronteira com a Síria. Se, de fato, as aeronaves russa tenham invadido o espaço aéreo o ocorrido foi em um curto espaço de tempo, o que ensejaria em protestos e reclamações cobertos de razão. Abater uma aeronave militar, quando esta já se encontra fora de seu espaço aéreo, repito segundo o print da tela, e em território vizinho pode ser considerado ato de guerra. Pelo que consta a Rússia não é considerada inimiga da Turquia e vice-versa.
    O que aparenta é que o governo turco colocou os pés leas mãos, após a Rússia começar a bombardear o petróleo que financia o EI.

  44. Para mim, isto ai foi ensaiado…

    Aposto que é proposital para embaralhar o pedido firme de apoio da França junto aos EUA!!

    Tinha até camera para gravar o avião caindo….

    Sei que os Russos provocam e provocaram, mas não justifica, os aviões não tinham atitude hostil a qualquer coisa da Turquia. O protocolo é escoltar.

    Foi uma atitude deliberada para embaralhar a região.

    PS.: A Turquia não é a queridinha da OTan como muitos pensam…e agora…menos ainda….

    • O governo turco a muito quer reviver o tempo do Império Turco-Otomano, o que é muito perigoso para todos. Os turcos são ressentidos e demonstram muito agressivos e inconsequentes. Um recente é cantar "Alá é grande" em pleno minuto de silêncio logo após os atentados de Paris.

      • Turquia e um incomodo para a otan, sempre foi so são aturados por serem a porta de entrada para a europa, e um aliado mas ao mesmo tempo um possivel inimigo não e atoa que armaram durante muito tempo os gregos ate os dentes, sem contar que e governado por um governo corrupto e sem apoio da população.

    • muito bem observado.

      A galera acha que os USA dariam sua existencia pela Turquia, não, o povo americano nao morre de amores pelos Turcos. Nem os europeus.

  45. Comentário digno da medalha Hitler de qualidade, Hitler lembra? aquele que massacrou milhões de judeus como se fossem porcos, então, exatamente esse selo pra esse comentário.

    • Saiba ler o texto Symon, vc leu o que quis ler, e não o que estava escrito de fato: "como se fosse", em momento nenhum disse que eram, mas quanto ao se comentário, o selo de psicopatia continua impetrado.

      • Fique tranquilo, não me sinto atingido por nenhuma de suas ofensas, até porque não sou petista nem esquerdista, segundo, sua explosão emocional se deve a sua própria incapacidade de ler meu comentário na integridade que foi escrito, baseada em seus achismos e delírios, logo, sua postura baseada em instintos primitivos da região olfativa (detalhe, precisas ir num otorrino, seu próprio cheiro está confundindo seu olfato) está enganado.
        Pra resumo de conversa, não chamei judeus de porcos, e ratifico que seu comentário foi no mínimo chulo. Aqui termino minhas réplicas, existem assuntos mais importantes a se discutir.

  46. O recado do Putin está dado, praticamente ele disse que a Turquia está por trás do EI.

    Haverá movimentação na frota do mar negro e nas bases aéreas nos próximos dias.

    Aumentou a probabilidade de uma intervenção por solo.

    • Creio que o maior câncer da humanidade são as pessoas com valores invertidos. O EI é parte disso, obviamente, mas eles não estão sós.

      • Somos 7 bilhões, tem muitos "cânceres da humanidade" no planeta terra, isso sempre existiu, e sempre existirá, até o fim da humanidade.

  47. Deveriam esperar as coisas se esclarecerem antes de ficar afirmando quem está certo ou errado.
    A gente sabe que agora começa a troca de acusações, gravações falsas, imagens "exclusivas" e tudo mais.

    • É fato que o caça foi abatido, a incerteza está em torno do fato dele ter entrado ou não em território turco.

      Também é fato que os pilotos caíram na Síria, logo se conclui que estavam no mínimo perto da fronteira.

      Isso tudo é irrelevante, a Turquia se incomodou muito com os caças russos, mas não fez muito esforço contra os caminhões cheinhos de petróleo de lá pra cá.

  48. A Turquia mexeu com o país errado. Só conseguem falar grosso tendo a Otan na retaguarda. Os russos certamente farão retaliações, e eles são implacáveis, mesmo que não seja de imediato pois estão muito ocupados atacando o EI, vão esperar o momento certo.

  49. E a questão do comercio entre Russia e Turquia como ira ficar? A Russia fornece a maior parte do gas consumido na Turquia e tinha planos de aumentar a exportação sendo a Turquia um dos maiores compradores de gas Russo?

    • A Turquia era a garantidora do tratado dos estreitos que é um importante instrumento da defesa russa.

      Essa posição acabou, a frota do mar negro irá se agitar em breve, corre-se o risco da Rússia denunciar o tratado.

    • A situação ainda está borbulhando muito, nem consigo criar opiniões sobre o que ocorrerá, talvez o mais provável seja que a fronteira coma Turquia será evitada por pilotos russos e que rebeldes turcos receberão um upgrade para sacanear Ancara.

      • Mas segundo o symon tá muito justo e acertado.
        Affe.

        Falando sério, os russos vão ter de pedir explicações aos EEUU, e não aos turcos…

      • Pros EUA não terem dado nota até agora a situação não está nada boa, a situação vai levar Washigton ou a comprar a briga de Ancara (o que terá um preço caro) ou forçar a Turquia a um pedido de desculpas e oferecer o orifício a retaliação russa (creio que os curdos ganharão com isso).

      • Eu simplesmente to chocado…
        Os Turcos devem saber que fizeram merd@…
        Realmente o Obama deve estar com o coração na goela…

  50. Curdistão turco. A carta que o Sr. Putin provavelmente jogará contra este abate.

  51. Preparem as pipocas, vem aí uma onda de especialistas na fronteira Turquia-Síria…

      • Não. Nem sei que comentário é o teu. Mas é o normal numa época em que todos têm uma opinião sobre qualquer coisa.

        • Concordo. Acrescento ainda que estamos numa época em que todos têm informação sobre qualquer coisa.

  52. Se provarem que o SU-24M realmente estava em território Sirio é bom os turcos começarem a estreitar as relações com o TIO SAM porque se eles resolveram "engrossar o caldo" fechando o espaço aéreo para a OTAN as coisas vão ficar bem sérias para o lado da turquia.
    Até mesmo porque alguns F-16 e envelhecidos F-4 E F-5 não dão nem pro cheiro contra os todo poderosos SU-30 E SU-35 .

    • Uma pergunta, até onde os EUA iriam para 'defender' a Turquia? Os EUA defendendo a Turquia nesse caso seria, hm, errado, não? Por que quem estava errado foram os Turcos.. Quero muito saber até onde os EUA vão para 'defender' eles..

      • Depende, Vitor. Depende de onde ocorreu o abate. Se foi em território turco, eles tem o direito de fazê-lo, e já tinham avisado que fariam. Simples assim!
        Pode parecer ser cruel, mas existe amparo legal para tanto.

        Se o abate ocorreu em território sírio, como afirma Putin, aí a coisa muda muito de figura. O Pentágono já disse, inclusive, ainda não poder confirmar que o abate ocorreu no espaço aéreo turco.

        • Sim, mas caso foi abatido em território Sirio, os EUA não vão fazer muita coisa em pró dos Turcos não.. acredito

  53. Symon

    é o comentario mais imbecil que ja vi na internet.

    Vc se diverte com o sofrimento dos outros nao é mesmo ??

    • Caro Wagner

      Não, eu me divirto com milhares de crianças mortas e transformadas em churrasco pelas bombas imbecis de russos e americanos.

      E muito me admira vc, um cara que sempre te respeitei apesar de divergir totalmente das suas opiniões vim dizer que um comentário meu é imbecil.

      Eu nunca fui a favor de turcos e nem de russos, muito menos de ISIS e o cacete, eu preservo e adoro o jeito ocidental de viver, minhas mulheres não usam burcas nem… deixa pra lá vai. kkkk

    • Em tempo: Foi novidade pra mim saber que vc não lê oq escreve na internet.

      kkkkkkkkkkkkk

      • Symon,

        Eu não estava em casa hoje a tarde , agora de noite chego aqui pego o bonde andando . Por que vc apagou tantos comentários e por que vc está sendo tão odiado?

    • Se eu não me engano, era crime de guerra isso. Não tenho certeza disso, se alguém conseguir confirmar isso eu agradeceria. Mas sendo ou não, realmente é uma covardia..

    • Na Europa ocidental talvez seja verdade; na frente russa eles atiravam em qualquer coisa.

    • Lamentável este episódio e jogaram mais lenha nesta fogueira, ainda virão desdobramentos, mas torço para que o piloto (pilotos) fiquem bem.

    • Sobre o caso do piloto brasileiro abatido, os alemães fizeram um tumulo com pedra e uma cruz com o nome e a placa de identificação.
      A Wehrmacht tinha uma postura bem diferente da SS, muita gente que não conhece, confunde.

      Mas não é que hoje as coisas pioraram, o exercito vermelho na época era conhecido também pela barbárie…

  54. A frança deveria punir a Turquia né? e agora/ a França tem armas nucleares, e agora Symon….

  55. Vamos precisar atualizar aquela matéria que listava os caças e seu rate de K/D 🙂

    ponto para o F-16 hehehe

    • Melhor esperar a reação russa, dependendo do humor do Putin, vai ter é muito F-16 caindo também 😉

  56. É sabido que os bombardeios russos nas instalações petroliferas administradas pelo Daesh estavam prejudicando de sobremaneira os interesses turcos na Síria.
    A Turquia sempre almejou o norte da Síria por causa dos campos de petróleo e da posição estratégica, que serve de escudo contra os curdos.
    Neste caso, tanto a Russia, quanto a Turquia estão agindo segundo os seus interesses, el por sinal, estão em lados opostos na Síria.
    As fileiras do Daesh é composto por um número considerável de turcos, só perdendo para os sunitas iraquianos.

  57. Realmente coitado dos pilotos, a vida humana não vale mais nada. Chegamos ao estado da degradação e barbárie quando achamos graça na morte de homens que tinham paixão pela aviação como nós e conseguiram realizar seu sonho de ser piloto.

    • CelsoL1011,

      Eu estou fazendo questão de aprovar praticamente todos os comentários, para que certos absurdos fiquem bem registrados. Pela primeira vez eu senti vergonha do nível dos comentários no Cavok. Um festival de patifaria. Simplesmente deprimente.

      • Amigo LaMarca, ia comentar exatamente isso ! Mas desisti pois achei que não valia a pena ! Já que VC comentou me sinto a vontade agora pra tecer meu comentário tbm ! É impressionante como muitos comentam movidos apenas por "ideopatias", sem pudor e sem conciencia do que escrevem ! É lamentável observamos comentários falando de como a queda de uma aeronave e seus tripulantes é " gostosa" ! Esse é o mesmo pensamento que sentem os jihadistas ! Não sou lá muito participativo nos comentários aqui no CAVOK, mas pela primeira vez fiquei com vergonha alheia pelo nível baixo dos comentários ! Deu até um desânimo em reabrir o post pra ver as atualizações ! Pelo menos vemos que temos os comentaristas sensatos ainda ! Desculpe o desabafo, sei que a maioria quer agregar, mas essa minoria desagregante as vezes enche ! Abraço Edu !

        • Não tem o que desculpar Edu!

          Afirmar que a queda de uma aeronave e seus tripulantes é “gostosa” incorre no mesmo absurdo dos que comemoram o holocausto. Ambos estão celebrando a desgraça alheia. Uma tamanha insensatez, uma aberração bestial. Deplorável!

          Enfim.

          • Mestre Lamarca, já eu acho que vocês têm de censurar sim! Isto aqui não eh imprensa aberta ou se tem liberdade de imprensa. Isto aqui eh um dos mais respeitados fóruns de tecnologia e defesa no Brasil, na qual entusiastas, profissionais liberais ou das armas acompanham e expõe seus pontos de vista sobre o tema. Ideologias, partidarismos e principalmente a falta de observancia de valores ao respeito humano podem contaminar o rico material que tanto vocês e demais entusiastas zelam e produzem.

            Então, aos comentários que atentam aos nobres valores do homem de bem, censuram sim por favor.

            • Concordo, celebrar a morte de uma pessoa é a completa degradação do ser humano.

      • LaMarca
        assino embaixo. até ia responder em alguns, mas vi que não valia a pena.
        Eram aviadores exercendo seu trabalho, acima de tudo.

    • Amigo nunca pude realizar meu sonho de ser militar pois meu joelho não deixou por isso fico chocado ver gentinha comemorando a morte de um soldado que servia concerteza com orgulho seus país.

    • O que se repudia, antes de tudo, é a balança que usam para aquilatar a vida humana; sinto dó dos bravos pilotos, pais de família, talvez. Toda vida vida humana ceifada pela foice da injustiça causa indignação, certamente! A microcefalia tem várias causas, basicamente orgânica e viral. É lamentável, não tenha dúvidas. Ninguém, em sã consciência, regozija ante a microcefalia ou a sêca abrasadora que assola as terras nordestinas. Não somos indiferentes aos nossos problemas, assim, como não somos alheios ao mal praticado por um grupo armado contra a soberania de um país, tão grave comportamento, que a nossa Carta Magna o rotulou como crime inafiançável e imprescritível. O quê se desdenha aqui, é o comportamento patético de alguns.

  58. Eu avisei muito antes que a Turquia não é a UKrania. O buraco ali é mais embaixo. Deu no que deu

  59. Será que já apareceu alguém pra dizer que quem atirou nos pilotos enquanto estavam descendo de paraquedas foi na verdade soldados do EI ? acho que o sol afetou a cabeça dos turcos pra derrubarem o Su 24,agora a culpa vai ser jogada de um lado pro outro,é capaz que isso acabe sem culpado algum rsrs,não duvido mais de nada.

  60. Tudo indica que o avião não invadiu o espaço aéreo turco e se for provado a não invasão, é bom a Turquia tomar cuidado. Agora quando a Turquia invadir o espaço aéreo sírio novamente, vai ter que se preparar para perder caças.

      • Se a Rússia colocar os.sistemas de terra ar de médio e longo alcance, interferidores e jamers, aeronaves de guerra eletrônica e aew, além de caças que são no mínimo equivalentes aos f16 com mísseis bvr, os f- 16 podem disparar seus aim-120, mais não sei se voltam p contar a história.

  61. Este ato turco é demasiado irresponsável, pelo que o print da tela de radar mostra existe uma tripa de espaço aéreo turco na fronteira com a Síria. Se, de fato, as aeronaves russa tenham invadido o espaço aéreo o ocorrido foi em um curto espaço de tempo, o que ensejaria em protestos e reclamações cobertos de razão. Abater uma aeronave militar, quando esta já se encontra fora de seu espaço aéreo, repito segundo o print da tela, e em território vizinho pode ser considerado ato de guerra. Pelo que consta a Rússia não é considerada inimiga da Turquia e vice-versa logo esse abate foi uma merda sem precedentes

  62. Agora imaginem a Russia derrubar algum Caça americano ou Francês achando que é Turco ?

    • Eu não acho que Rússia vai agir com rompante, mesmo se não tiver havido a invasão do espaço aéreo turco por parte da aeronave abatida. É muito difícil a situação dos comandantes militares, até porque 2 cidadãos russos morreram em decorrência disso (parece que ambos os tripulantes morreram). Não creio que a Rússia derrube qualquer aeronave ocidental naquela região.

      É interessante, entretanto, observar qual será a postura de Moscou quando qualquer aeronave da OTAN fizer uma incursão em seu território (e isso sempre ocorre).

      • Os Russos odeiam ficar no prejuízo. Uma das maiores armas deles é a propaganda. Mostrar sua força e tal. Não sei se vão deixar por isso mesmo. Assim como falaram que a Turquia não teria coragem de abater avião Russo. Me lembro muito bem do pessoal dizendo aqui há tempo atrás. Pode acontecer tudo ! Principalmente se for por engano.

  63. The rebel group, which claims to have shot dead one of the Russian pilots after they ejected from their Su-24, announced the conditions for releasing his body.

    Jahed Ahmad of the 10th Brigade in the Coast, a group affiliated with the Free Syrian Army, told AP that the body will be exchanged for prisoners held by the Syrian government.

    According to Ahmad, the group is now conducting a search operation in the area to find the second Russian pilot.

  64. A Turquia foi burra ou os EUA apoiaram eles a fazer isso pra desmoralizar a Rússia. Rússia não é inimigo da Turquia, ambos os países possuem relações estáveis e não havia necessidade de derrubar um bombardeio SU-24 que não representa uma ameaça nenhuma para a Turquia. A atitude tomada pela Turquia é de um inimigo e não de um amigo. Faltou sensatez por parte da Turquia. O que a Turquia devia fazer escoltar o avião para fora do espaço deles e não abater. Ao fazer isso, a Turquia considerou Rússia um inimigo.

    Eu acredito que a Turquia fez isso pra mostrar força e devido bombardeios dos Russo as refinarias de petróleo controlado por Estado Islâmico na Síria, pois é a Turquia comprava grande parte desse petróleo do EI.

    Turquia está se achando poderoso e intocável por fazer parte da OTAN, mas acredito que isso é uma ilusão, pois nenhum país Europeu vai se sacrificar pela Turquia…

    • Sobre o incidente, não vou fazer comentários, enquanto não se souber informação mais fidedigna.

      Mas, você está enganado quanto a História entre os dois países. A Turquia e a Rússia têm tido relações normalizadas nas últimas décadas, mas são dois inimigos históricos, com inúmeros conflitos ao longo da História.

      Numa triste "coincidência" são os dois últimos países da Europa a anexarem parte de território alheiro, em defesa das suas "minorias". Turquia no Chipre, Rússia na Ucrânia.

      Rússia e Turquia têm ambos interesses regionais, quem os reconhece para uns tem, por força da honestidade intelectual, de reconhecer para os outros também. Os turcos podem não ter gostado a defesa do regime de Assad, bem como do bombardeamento de populações sírias turco-manas, etc. Ainda é cedo para opinar.

      Agora, se já há confusão no ar, imagina o que seria se em terra houvesse uma miríade de forças internacionais, a juntar à profusão de "freedom fighter's"…

  65. Será que a Russia vai levar baterias anti-aéreas para a fronteira?
    Para isso, teria que deslocar tropas e blindados para proteger essas baterias, eu imagino.
    Ansioso pela resposta russa. Turquia agiu acreditando cegamente na proteção da OTAN.

    • Ai está o problema. A Turquia tem força pra combater aquelas aeronaves Russas que estão na Síria.

      • Panitz…

        Mas por que a Turquia combateria as aeronaves russas em território sírio? Por qual motivo?

        • Se aeronaves Russas atacarem as Turcas, as Turcas tem poder de defesa.

          • Se os russos estivessem mal intencionados, os Su-24M estariam com mísseis ar-ar. Nem a escolta dos Su-30SM havia na região, como já ocorreu anteriormente.
            Putin não é burro, Ed!

        • Caso tenha alguma resposta Russa. A Turquia vai se defender. Não é uma Ucrânia da vida.

          • Ed…
            Se o abate foi em território turco, não haverá resposta militar russa. É descabida. E se foi em território sírio, como eu te disse, não acredito em rompantes por parte da Rússia. Essa coisa de é ou não Ucrânia não vem ao caso.

            • E se realmente o abate foi em território Sirio, o que a Russia vai fazer? Sinceramente.. eu não acho que acontecerá punições severas contra Turquia, no máximo os Russos (que viajam bastante para Turquia) serão proibidos, ou algo do tipo. Mas isso é apenas achismo, não to falando que não irá acontecer, mas se não acontecer, não vou ficar surpreso.. até porque o que a Russia iria fazer? Vamos aguardar amigos..

        • Nessa situação, qual a estratégia? Decolar UAVs para servirem de isca e fazer os F-16 decolarem?
          A Russia levou avião de alerta aéreo antecipado para lá? Se sim, o datalink russo desse avião com os SU 30/35 permite um combate vantajoso em BVR?
          A reunião da OTAN está agora para as 14h. Vamos aguardar o pronunciamento oficial.

  66. So escreve merda essa criatura em 6 anos que acompanho o cavok foi so isso que li desse aí.
    E uma dor de cotovelo que chega a ter um orgasmo comemorando um fato lamentavel.

  67. A Rússia não tem como levar baterias AA para a fronteira da Turquia com a Síria pelo simples fato desta região não estar sob controle da Rússia ou do Assad.

    • Acorda pessoal, nem precisa. Basta implantar uma bateria do S-400 em Latakia.

  68. caso o mapa postado acima esteja correto, a Rússia fez uma incrível invasão de menos de 3km, ou seja os F16 pra abater o caça russo em espaço turco teriam que estar incrivelmente próximos. E mesmo nestas condições o caça russo não permaneceria sequer 5 min em território turco!!

    Esse ataque é uma clara retaliação à destruição/divulgação dos caminhões tanque de procedência turca nas mãos do EI. Que a OTAN pare de agir feito criança e finalmente tome uma atitude séria contra os apoiadores do terrorismo!

  69. esse incidente, ja exaustivamente comentado aqui, ( apesar dos comentarios infelizes de algumas pessoas ( os mesmos de sempre) que, mesmo vendo os russos lutando contra os terroristas, insistem em propagar seu odio insano e psicotico contra Moscou , torna evidente que a Turquia está apoiando o Estado Islâmico, com os estados Unidos por fora, e Arábia Saudita ao lado.

    Guerra nao vai acontecer, mas Putin sabe que se nao responder, ele mesmo perderá sua força junto dos russos.

    A Russia vai responder, de algum jeito, contra a Turquia.

    Quanto aos rebeldes da regiao, pode se considerar já aniquilados. A Russia vai jogar tanta bomba e missil na regiao que

    nao vai ficar nada… nada mesmo…

    Entendam : Não existe para o russo o tal do " nao da nada" do brasileiro. Eles tem seus problemas internos, mas, em se tratando de incidentes externos, a Russia joga beeem pesado.

    E o líder russo que não responder, fatalmente cairá. Nicolau II foi assim, Yeltsin foi assim, Gorbatchev foi assim.

    Russos se importam muito mais com respeito externo e projeção de força do que com " votar para presidente" . Faz parte da cultura milenar deles. O líder deles tem que ser o cara mais forte.

    Vai ter resposta sim. O que eu nao faço ideia. mas vai ter sim.

    ps> Symon vc sabe como os russos classificam um cara que, como vc, gosta de sorrir sem motivo ??

    pesquisa na net, vc vai descobrir…

  70. Eu lamento pelos tripulantes do Su-24. Mas lembro que esse é o risco do ofício deles.
    A atitude da Turquia foi irresponsável em minha opinião. Mas não é de agora que ela vem sendo assim.
    A Turquia pleiteava entrar na União Européia e tinha Boas relações com Israel. Desde o início do governo Erdogan, a Turquia jogou fora todas essas conquista. A Turquia já não possue uma boa relação com seu aliados, e é praticamente um pária dentro da OTAN. Protestos são reprimidos com violência e atentados terroristas, com o aval do Governo. Todos sabemos que dão suporte ao IE, talvez não ideológico, mas por vantagens econômica e política(por causa dos curdos).
    Esse é o perigo que o Populismo irresponsável pode alastrar um uma organização séria, que é a OTAN.
    Não acredito que uma escalada do conflito ocorra. Porém, em todas essas questões diplomáticas problemáticas, o Putin está se saindo vencedor. Ele é muito bem preparado, inteligente e bem articulado. Em um embate diplomático, a Turquia sairá perdendo e irá deixar a OTAN envergonhada. O Obama, em minha opinião, já demonstrou ser fraco para questões como essa, e com a comoção dos ataques terroristas na França e o possível apoio turco ao IE, o apoio europeu tende a beneficiar a Rússia.

    • Qual será a reação da OTAN, Estados Unidos e França nesta questão? Enquadrarão a Turquia como eu venho dizendo a meses ou não? Irão continuar derramendo sangue na Europa por cause desses malditos turcos? Financiadores do Estado Islâmico? A Rússia deveria dar uma resposta a altura.

  71. ???? ??? ?? ????? ?? ?????? ??????

    ?? ?????? 6000 ?????? ??? ?????? ?? ??????? ?? ???????? ??????? ? ?????????? ?????? ????????? ?-16? ???? ?????????? ??-24? ??? ??????

    ??????? ? ??????? ?? ?? ?????????? ,?? ?? ??????? ??? ???????? ??? ?? ????? ??????????,?????? ????? ??? ????????? ????????? ??? ??? ???.

    ??? ?? ???? ???????? ? ??????????? ???????????,?????? ? ???? ??????????? ???????? ??????????-??? ??? ??? ????????? ???? ??????? ???????? ???? ??????? ????????? ???????? ???? ????????

    p.s-??? ?? ???? ??????? ? ????????? ????????? ??-30?? ??????? ?? ???? ? ??????? ? ?? ?????????? ????????????,??? ?????
    ???? ??????? ,

    ntão o que temos no momento

    A uma altura de 6000 metros enquanto pousava na base aérea de Hmejnim da Turquia pelo avião f-16 abatido um russo Su-24m VCS Rússia

    Lutar com a Turquia, nós não vamos, o Ministério da defesa da Federação Russa afirmou que a operação continuará, OLG Russo agora que tentem repeti-la novamente.

    Há também um protocolo para evitar incidências, Turquia com eles introduzido belo provocação é que constantemente temos que atirar nos aviões da OTAN que violam continuamente nossa fronteira?

    PS-só como existem questões para cobrir aeronaves Su-30 cm, que não estava no ar e não cobriu o espaço, o mundo congelou
    Desculpas, pilotos,

    • O povo russo está lutando sozinho contra a barbárie.

      A posição da Otan é vergonhosa.

      Obama é um fraco.

  72. Que grande repercussão!
    imaginaria que fose assim. ja passou dos 300 comentarios

    • Pois é…
      Mas o triste é ver as brincadeiras malvadas com o caso, e a loucura de alguns…
      :-\

      • Por isso que esse tipo de comentário deveria ser barrado. Depois falaram que a Cavok não é um blog confiável por causa de alguns comentaristas, o que não faz sentido algum, pois o que vale é a matéria, não os Random que aparece por aqui. Mas é bom prevenir, não é? É triste ver esse tipo de comentário, mas fazer o que..

        • Concordo plenamente, caberia um filtro sobre os malwares e mad dogs que não acrescentam em nada aos fatos, e debate.

        • O LaMarca ja disse que está liberando quase tudo, so pro pessoal vero que se passa na cabeça de alguns.
          O Symon até ja apagou a maioria dos comentarios absurdos que fez…

      • Esse é um episódio muito sério e complicado. Deixa os ânimos exaltados, e muitas pessoas deixam a emoção tomar conta da razão.
        Espero que as lideranças da Rússia, da OTAN e principalmente, da Turquia, não deixem a emoção tomar conta de suas decisões. Como acredito que tenha sido o caso da decisão do abate desse Su-24.

        • As lideranças da Turquia deixaram foi a falta de sensibilidade, para não dizer outra coisa, tomar conta de suas cabecinhas quando autorizaram o abate do avião russo.

  73. O pessoal comentando em grande maioria pensa este caso como uma rodada de war, ou algum video game. Parece estarem aliados dos acontecimentos. A OTAN derrubou um Su-24 na fronteira entre um país em guerra caótica e onde operam várias aeronaves estrangeiras, inclusive francesas, americanas, jordanianas, etc. o abate se deu por caça turco, o que no meu ponto de vista complica de sobre maneira a situação, pois a identificação e ameaça fica mais claro no cambate ar-ar do que o ação de uma bateria anti-aérea. Se confirmado a morte dos pilotos ou um deles, a situação é de conflito, e cabe uma resposta dura por parte dos russos, mas dura mesmo. Mesmo que tenha existido esta incursão ao espaço aéreo turco, justifica a ação de defesa? Qual o risco proporcionado de um caça bombardeiro Su-24 equipado com bombas burras ao território turco? Os turcos esticaram a corda e pagarão caro por isso pode esperar. A coisa vai se complicar, pois Putin sofrerá uma pressão enorme para reagir e se vingar dessa ação. Podem esperar, isso não ocorrerá imediatamente, pois ele levrá um tempo para estabelecer novas bases na Síria, mas a negação do espaço aéreo Sírio é uma questão de tempo.
    A OTAN falhou em conter estes amadores turcos e agora pagarão com a consequência disso. A imagem do piloto morto é forte e irá cair como um martelo na mídia russa. Cobrarão uma reação. Os turcos foram amadores e não souberam medir as consequências disso.

    • Concordo plenamente contigo!
      Turquia quis da uma de Machão e de perigoso….

    • Belo comentário Wolf.. mas não acho que podemos chamar qualquer reação da parte da Russia de vingança.. seria mais uma punição

  74. "O líder dos rebeldes turcos na Síria, Alpaslan Celik, disse à agência Reuters, no início da tarde desta terça-feira, que homens do grupo armado mataram os dois pilotos do avião russo Su-24 que foi derrubado durante a manhã, na região próxima às fronteiras turca e síria. Segundo o Ministério da Defesa russo, os dois agentes conseguiram ejetar da aeronave e pousar com paraquedas sem ferimentos. No entanto, Celik afirma que os dois foram executados depois de escaparem da aeronave, antes chegada ao solo. As informações são da Reuters."

  75. Não duvidem da possibilidade de um míssil de cruzeiro russo se desviar "indevidamente" de seu curso original, por conta de "uma falha", e cair "acidentalmente" sobre algum lugar na Turquia… Uma instalação militar importante, por exemplo.

  76. O que vocês acham que irá acontecer quando estas imagens forem mostradas hoje a noite nos telejornais russos? Algo bom ou ruim para a Turquia? O Gerenal Americano comandante das ações contra o ISIS na região já lavou as mãos. É um assunto entre Rússia e Turquia. https://youtu.be/EmJQqkqN990
    Entre ter o direito de abater um caça pseudo aliado contra uma campanha comum ao Estado Islâmico e fazê-lo existe um mar de dúvidas e medições das conseqüências. Os amadores e financiadores dos terroristas, estes turcos malditos, não souberam fazer nem uma coisa e nem outra certas. Provam que nunca deveriam fazer parte da OTAN.

    • Caro Wolfpack…..realmente muito triste e pavoroso esse vídeo. Duvido que o Putin vai deixar por isso mesmo, se for confirmado que o Su-24 estava em território sírio. Cujo governo solicitou ajuda oficial a Russia. E parece que esses bárbaros são os terroristas moderados treinados pela CIA….

    • Ja comentei varias vezes aqui no Cavok

      a Turquia só faz parte da OTAN pela sua posiçao estrategica, pois eles nao sao nada confiaveis… provaram isso novamente hoje.

    • São esses os rebeldes moderados?

      Crime de guerra e ainda gravam.

      E o idiota do líder terrorista quer negociar os corpos, mal sabe o que está esperando por ele. Não adianta correr, nem se esconder.

  77. The Telegraph postou um vídeo dos rebeldes que sequestraram os pilotos explodindo um Helicóptero russo de resgate com um BGM-71 Tow (acho).

    Link: https://t.co/5VCAGPfqXG

    Agora a pouco Obama e Hollande falaram em liberar mais armas para os rebeldes ""moderados"". Olha, a burrice do ser humano é ilimitada mesmo…. EUA faz isso desde sempre e já ajudou a criar, involuntariamente ou nao, dezenas de grupos terroristas, bem como a Russia ajudou a criar o Taliban..mesmo que sem querer… E agora em um momento de apreensão na Europa, RUssia e Eua.. os JÊNIOS pensam em armar ainda mais aquela corja. Tem é que uni Russia+OTAN e VARRER esses infelizes daquela região.. Se tem que dar armas.. que deem pros exércitos sírio, iraquiano, jordaniano.. não pra ~rebeldes~…

    Abs.

    • russia ajudou a criar o taliban? até onde eu seu o taliban lutou contra a ocupação soviética do afeganistão

      • Opa,

        Eu devia ter posto aspas..

        Quis dizer que com a ocupação soviética eles angariaram poder de propaganda e armas conquistadas deles, fortalecendo. E tb tiveram apoio americano.. mesmo que tá acontecendo com o ISIS, eles não receberam apoio direto dos EUA, mas conquistaram o armamento que os americanos deram pro Iraque e pras milicias 'moderadas'…

        Abs.

  78. O Su-24 sempre mata o operador de sistemas na ejeção.

    O Paquistão abateu muitas aeronaves soviéticas sem sofrer represálias.

      • Sim Wolf, mas isso que falo do Su-24 ocorreu em praticamente todas as ejeções documentadas, senão me engano somente em uma ejeção de um Suu-24 iraniano não aconteceu isso, em todas as outras os tripulantes saem do avião, mas o operador de sistemas sempre acaba morrendo, procurei em muitos lugares informação sobre isso mas nunca encontrei.

  79. Não acho que a Russia irá agir com tropas como alguns citaram.
    Para o bem ou para o mau, Putin vem se mostrando um estrategista e se, realmente, tem esta historia de caminhões tanque turcos em áreas dominadas pela ISIS, ele tem um puta (com perdão da expressão) As na manga.

    Se isto for confirmado a opinião publica vai cair pior que uma bomba nuclear na Turquia (um pais membro da União Europeia e da OTAN) por estar apoiando este grupo radical.
    E os membros da OTAN vão ter de pisar em ovos pois se a suspeita de um dos membros comprar este combustivel cair nas mãos da impressa… Bem já da pra imaginar…

        • A Turquia não é membro da UE por conta das "credenciais democráticas" de seus governantes, especialmente o atual, que transformou o país em algo que por aqui ficou conhecido como "Democratura".

    • Este país miserável faz parte da Europa e da Ásia e não é membro da União Européia e nunca será. Enparece estar com os diss contados na OTAN deposi desta estupidez de hoje. Isso se não for varrida do mapa antes pelos Russos.

  80. A questão principal que muitos cinfundem aqui é que não interessa se o Su-24 invadiu o espaço aéreo turco ou não. A questão é como umembro da OTAN reagiu a isso e qual o peso desta reação! O piloto do Su-24 estava em guerra realizando manobras de ataque a forças contrarias ao regime de Damasco, sendo seu foco os rebeldes dentro do território Sírio e se no calor do combate invadiu o espaço aéreo Turco é razão para bater a aeronave? De que lado estão estes turcos devem se perguntar as vítimas dos ataques em Paris? De que lado? Quem controla estes acéfalos, França, Alemanh, E a OTAN se pronunciaram a respeito? Qual a justificativa a ser dada a família dos pilotos? Foi uma covardia sem igual um F-16 atacar um Su-24, algo de um Estado mulçulmano falido, descabidi de inteligência e sem noção nenhuma das conseqüências. Terá reação, acredito que sim, pois se existia este risco os Su-24 estariam escoltados por Su-30, mas o piloto e a VKS não contavam com esta traição, nem os pilotos do Su-24. Foi uma atitude baixa de um Estado que ruma a islamização, isso tudo dentro da Europa.

    • Teoricamente, Wolf, todos seriam "aliados" no combate ao mal maior, o extremismo militar islâmico, mas, como nas relações internacionais existem muitas nuances… Segundo um colunista da Folha de SP, o "minuto de silêncio" pelos ataques em Paris numa partida de futebol, teria sido intensamente vaiado pelos torcedores turcos, portante, tudo é possível.
      Essa coisa do inimigo do meu inimigo ser meu amigo, e outras no mesmo tom, comum nessa região tão conflagrada, costuma não dar, historicamente, lá muito certo.

      • Esses mulculmanos turcos assinaram sua desistência a uma vaga na comunidade européia, e sabem disso.

  81. Se fosse a Ucrania derrubando um avião Russo.. iria chover bomba nas bases Ucranianas. Mas a Russia sabe que a Turquia tem bastante armamento e bom número de caças. Por isso que ela não vai fazer nada. Um combate entre Su-30 Russo e F-16 Turco pode dar qualquer coisa. Apesar do Su-30 ser ligeiramente melhor. Mas não o bastante pra Rússia ter toda essa superioridade.

    • Aí que está o problema, não será f16 x su30, o flanker é apenas uma parte de um sistema com aviões de gurra eletrônica e aew, e dependendo da área do combate sistemas terra ar e jammers em terra, não sei qual a capacidade dos turcos contra isso, mais com certeza se os russos forem entrar em combate vão bem preparados.

    • Você sabe o que está escrevendo? Por favor, comparar uma potência nuclear com esta merda Turca! Somente um ICBM varre a esse lixo do mapa da terra.

    • E outra. Nenhuma vez neguei a superioridade Russa. Isso é uma coisa muito óbvia. Mas a Russia teria perdas. Podem ter certeza.

    • Creio que a questão não é ter ou não ter coragem para isso ou aquilo. A Rússia joga pesado e duro. Quanto à questão de a Turquia ser membro da OTAN, é um fator inibidor, claro; pois do contrário, teríamos um pais a menos no mapa mundial. Agora, rezo para que tudo fique no nível da moderação, pois se a Rússia sentir-se acuada por manobras da OTAN & Cia, tenho o pesar sentimento de que não sobrará pedra sobre pedra. Oro para que o mundo continue a ser o que é, até então, já que não pode ser melhor.

    • O orelhudo parece a Dilma falando, sem noção nenhuma dos fatos, parece querer ser o novo papa no Vaticano. Os dosintem que sentar e conversar, parei, pare o mundo que quero descer. Por favor, os americanos tem que varrer estes democratas do poder. A limpeza já começou na Argentina.

  82. Fico boquiaberto com alguns comentários esdrúxulos. Alguns se comportam igual p*** de z***. Deixam transparecer apoio a grupos extremistas como se fossem torcedores das pelada de time de várzea. Penso que a situação não é das melhores, também, não é das piores. Caso haja ocorrido uma invasão ao espaço aéreo turco, "entende-se" o comportamento; porém, se o abate ocorreu em espaço aéreo sírio, certamente, haverá uma retaliação. E ao contrário dos que pensam alguns "herbívoros", não será a OTAN que impedira uma resposta russa. Aguardemos!

    • Não esqueça que no outro lado tem F-16 com Aim-120. Não é só ir e revidar como se fosse terra de ninguém.

      • Correto! Faço teus os meus pensamentos. A Síria, até então, também, não é terra de ninguém. Se o abate ocorreu em território sírio, haverá resposta.

  83. Sergey Rudskoy, a top official with the Russian General Staff, condemned the attack on the Russian bomber in Syrian airspace by a Turkish fighter jet as “a severe violation of international law”. He stressed that the Su-24 was downed over the Syrian territory. The crash site was four kilometers away from the Turkish border, he said.

    Rudskoy said the Russian warplane did not violate Turkish airspace. Additionally, according to the Hmeymim airfield radar, it was the Turkish fighter jet that actually entered Syrian airspace as it attacked the Russian bomber.

    The Turkish fighter jet made no attempts to contact Russian pilots before attacking the bomber, Rudskoy added.

    “We assume the strike was carried out with a close range missile with an infra-red seeker,” Rudskoy said. “The Turkish jet made no attempts to communicate or establish visual contact with our crew that our equipment would have registered. The Su-24 was hit by a missile over Syria’s territory.”

    Russia now plans to implement new measures aimed at strengthening the security of the country’s air base in Syria and in particular to bolster air defense.

    Russian guided missile cruiser Moskva, equipped with the ‘Fort’ air defense system, similar to the S-300, will be deployed off Latakia province's coast.

    Russia deploys missile cruiser off Syria coast, ordered to destroy any target posing danger
    https://www.rt.com/news/323329-russia-suspend-mil

  84. Infelizmente alguns foristas parecem ser idiotizados pela mida ocidental e passam a grasnar sandices das mais variadas nomenclaturas, chegando ao ridículo de defender o ataque turco a uma aeronave russa como uma atitude legitima, quando a grande maioria do mundo esta condenando, ate mesmo os diplomatas da OTAN e da UE.

    Independentemente do avião russo ter sobrevoado o espaço aéreo turco, não legitima o abate, posto não se tratar de uma aeronave agressora e da ´lena consciência das autoridades turcas e da OTAN das operações que os russos vem fazendo no local, posto que ninguém no mundo pode acusar os russos de não estarem sendo transparentes nas suas ações, haja viso o amplo acesso ao Centro de Controle Militar russo a imprensa em geral ou até mesmo a base de Latakia.

    Deveria a Rússia determinar um ataque maciço a este reduto islâmico disfarçado, incinerando da face da terra esta corja que apoia, financia e lucra coma atividade do ISIS, deveria a Rússia despachar Erdogan e seus cúmplices para o seu paraíso e que lá ele encontra-se suas 70 virgens, deveria a Rússia usar Ancara e mais alguma cidades turcas como alvos para os seus Bulava, Sineva, Topol, Yars, etc.

    Mas certamente a diplomacia vencerá e mais uma vez os turcos se acovardarão no colo macio da OTAN e dos EUA, tal como um menino mimado que fez uma travessura, ficando este ato de agressão impune e esquecido no tempo em homenagem a paz mundial.

    Meus sentimentos aos familiares dos pilotos russos.

    JE SUIS RUSSIAN PILOT

    • Concordo plenamenta com com seus comentários. O que me preocupa é ver tanta besteira sendo escrita por ai, algumas estupidez de embrulhar o estômago, de caras que tenatm justificar o injustificável. Asneiras que dizem, o avião russo invadiu o espaço aéreo turco, e daí cara pálida?! O orelhudo do Obama, esta anta travestida de presidente americano, me vem ao microfone dizer que os turcos tem todo direito de defender seu espaço aéreo, mas é incapaz, esta nata, de traçar um comentário sobre a fila de caminhões de origem turca destruidos dias atrás e mostrado pela imprensa. Então se Ancara ou qualquer caça com origem no território turco levantar vôo para atacar sobre os céus da Síria, poderá ser abatido? A covardia é tanta que os pilotos do Su-24 focando seus ataques a posição rebeldes naquela posição de chifre deste estado mulçulmano, não perceberam que etavam sobre risco e nem chamaram por suporte aéreo dos Su-30. Uma vergonha, lastimável de um membro da OTAN. Uma covardia cometida por estes estúpidos débis mentais de pilotos destes F-16. Aonde estão os comentários da França, Alemanha e OTAN? Bando de borra bosta, covardes?! Covardia total, queria ver estes caras encararem uma força de defesa real russa para saber o que poderiam fazer?

  85. Esqueçam de alguma represália. Principalmente se forem sair da Base de Latakia. Podem apostar que tem muito mais F-16 no outro lado. A Turquia tem mais de 200 F-16. Vocês sabem o que é isso ? Não estamos falando de pouca coisa. A Rússia pode ser a potência que for. Pode ser a segunda maior potência militar e ter milhares de aeronaves. Mas temos que respeitar o poderio bélico Turco. É uma força aérea totalmente na ativa e com caças modernizados. Um falou que a Rússia limparia a Turquia do mapa com bomba atômica. Esqueça disso. A Turquia é a porta da Europa. Nunca que usariam Bomba Atômica ali. Principalmente nos dias de hoje. Não vai acontecer nada. Eu até pensei em primeiro momento que fosse dar uma merda gigantesca. Mas pensando melhor depois. Não vai dar em nada.

    • EdPanitz,

      ?????? ????? ???? ????? ??????????? ???????? ?? ???????? ???????, ??? (???)?????? ????? ?????????? ? ??? ?????? ??? ?????, ? ????? ???? ?????????? ????????? ?? ??? ????????? ??????? ?? ??? ?????? ????????? ????????
      ?????? ???????

      EdPanitz,

      Amanhã, depois quando pilotos de resgate final, VKS (BBC) Rússia irão destruir toda a vida naquele bairro, eu realmente quero ver se você pode desfrutar estes senhores covardes da força aérea turca.

    • EdPanitz, creio que você esta perto da linha real dos acontecimentos futuros. Haverão represálias diplomáticas, mas nem pelo lado econômico elas serão muito fortes. A Rússia vai engrossar o discurso e provavelmente os turcos terão que diminuir a 'vista grossa' aos EI. Não tem como a Rússia fazer muito mais. Nem mesmo o fechamento do espaço aéreo sírio eles podem garantir visto o que você comentou sobre as quantidades de aeronaves. Porém, os pilotos turcos deveriam ficar mais atentos e longe da fronteira turca com a Latákia.

    • Você não sabe o que fala meu caro, um submarino russo faz tudo isso ai virar pó.

      • Não faz não. Nunca que usariam arma nuclear na Europa. Ai está o problema.

    • Você acredita que esta merda Turca tem alguma chance contra a VKS? 200 F-16 contra o seu super trunfo fajuta de quantos Su-30, Su-35?

      • Cara, não sei se tem chance, mas com certeza dariam uma dor de cabeça muito grande para os Russos. Pelo menos no começo.

    • EdPanitz… Se os russos quiserem, esses 200 Vipers não dariam nem pro cheiro. Os turcos sozinhos não dão conta. Como você mesmo disse, são milhares de aeronaves. Os SU e Migs poderiam "cair como moscas", mas não sobraria nenhum Viper pra contar a história justamente pela superioridade numérica. Sem falar que nem precisa usar nukes pra varrer eles do mapa. É só comparar o tamanho dos dois exércitos. Me desculpe se você for turco ou tem parentes turcos… mas eu acho que eles deveriam ser varridos do mapa justamente por, além de ajudar os caras do EI, atrapalhar quem está tentando fazer o serviço sujo.

      • Não sou Turco e nem tenho parente Turco. Mas não se pode subestimar a Força Aérea Turca. Dariam uma baita dor de cabeça pra Russia. Eles tem armamento de ponta tb.

  86. Desde que todos os avisos tivessem sido feitos e o caça Russo não ter correspondido positivamente esse abate é legal .

    • Não é legal e nem moral, só para os acéfalos desprovidos de inteligência. Seria legal a Síria abater qualquer aeronave que esteja atuando sobre seu território?

      • Nada a ver,

        A regra é clara , Wolfpack , EU TENHO SOBERANIA SOBRE O MEU ESPAÇO AEREO E CASO SEJA NESCESSÁRIO O USO DA FORÇA PARA QUE ESSA SOBERANIA SE CUMPRA MINHA AÇÃO CONTINUA SENDO LEGITIMA . Tipo , se a Turquia Chegasse e abatesse é uma coisa , mas se realmente foram realizados os 10 avisos ( aqui no Brasil são 8 procedimentos/avisos ) e a aeronave invasora não correspondeu , o caça interceptador tem todo o direito , desde que autorizado por força maior , abater o intruso.

        Não é a primeira vez que isso acontece , por mais que esse abate tenha corrompido todo um sistema geopolitico ( a Russia agora está num mato sem cachorro ) e tenha sido muito mais que apenas um abate , a Turquia está no seu direito . Caso fosse o contrário a Russia dificilmente pensaria 2 ou 3 vezes.

  87. Só por conta daquele vídeo dos "rebeldes moderados" atirando nos pilotos que ejetaram…valia jogar um TOPOL na cabeça deles. Queimar todos esses malditos selvagens vivos. Que raça desgraçada.

    • Esse seu comentário é Racista padrão Sputnik . E se eu derrepente for da mesma raça que os rebeldes moderados , vc vai me queimar vivo?

      • Desculpe Davi, não foi minha intenção lhe ofender. Foi o calor do momento, logo após assistir àquele vídeo infame, acabei escrevendo de qualquer jeito.
        E só comento aqui, em nenhum outro lugar. 🙂

  88. Prevejo avião turco no abatido em breve se a Turquia tentar outra dessa

  89. LaMarca, senhor da informação militar, nos atualize!
    Já tem gente falando que russo não sabe fazer operação SAR.
    Que situação complicada.

  90. A OTAN já declarou seu apoio a Turquia. Não haverá retaliação russa num primeiro momento. Porém, como já disseram anteriormente, a Rússia saíra fortalecida, ainda mais se provando que foi em território sírio.
    No mais um comandante tem muito o que pensar, por mais que há perdas, e no causo houve, ele não irá arriscar seu povo somente por causa deste incidente. É duro, mas é a realidade.

  91. Putz…"comentário apagado pelo usuário" é lamentável. Só demonstra que não tem fibra.

  92. E no final quem se fode ?

    O povo Sírio . Eu pensava que só os Judeus que fossem desgraçados mas os Sírios são fortes concorrentes.

Comments are closed.