Caça F-16A ADF da Força Aérea da Itália.

Um caça Lockheed (General Dynamics) F-16A ADF, da 5ª Brigada de Caças da Força Aérea Italiana, caiu por volta das 15:30 horário local desta quinta-feira, dia 11, no Mar Adriático a três milhas da da costa entre Ravenna e Cervia, na Itália.

O caça, envolvido em uma missão de treinamento, decolou pouco antes da base de Pisignano. O acidente, aparentemente, ocorreu devido à falha do motor.

Poucos minutos antes do impacto, o piloto, Major Luca Crovatti, de 37 anos, em meio a uma espessa fumaça na cabine, avisou via rádio a situação de emergência e ejetou-se. Ele foi resgatado por barco de pesca a cerca de três milhas da costa.

Tripulantes do barco avisaram a Capitania dos Portos enquanto o transportavam para o porto mais próximo. O major parecia estar em bom estado quando foi levado para um hospital em Ravenna.

Logo após o alerta do piloto, um helicóptero HH3F do Grupo de Busca e Salvamento C-Sar levantou voo, simultaneamente, a outro helicóptero do exército baseado na Base Aérea de Rimini.

Ainda estão em curso as operações do C-SAR para localizar os destroços do avião. A pesquisa está concentrada em uma área de oito quilômetros quadrados. A Força Aérea irá nomear uma comissão de inquérito para esclarecer as causas do acidente.

A Força Aérea da Itália opera cerca de 34 aeronaves F-16A/B em regime de leasing operacional.

Fontes: romagnanoi.it / aeronautica.difesa.it – Adaptação do texto: Cavok

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS