O primeiro caça F-35C, variante destinada para operações embarcadas em porta-aviões, durante testes em Patuxent River, Maryland. (Foto: JSF)

A primeira aeronave de testes F-35C (CF-01) voou mais rápido que o som pela primeira vez, sobre a área de testes próximo da unidade de testes integrados da Marinha e Fuzileiros Navais do F-35 na Estação Naval de Patuxent River, no dia 4 de março.

Durante o voo de teste que serviu para expandir o envelope de voo, a aeronave CF-01 atingiu a velocidade de Mach 1,02 à 30.000 pés, com o piloto do U.S. Marine Corps, Tenente Coronel Matt Taylor nos controles.

“É ótimo fazer parte do processo que leverá a capacidade steath para o convés dos porta-aviões,” disse Taylor. “Nós realizamos com sucesso um grande número de testes pontuais, e o CF-01 se comportou bem ao passar de Mach 1. Isso foi um privilégio para mim levar o F-35C para alcançar essa atapa pela primeira vez.”

O CF-01 acumulou informações suficientes do voo supersônico para a equipe continuar a estudar e ampliar o envelope de voo num futuro próximo.

O caça F-35C distigue-se dos modelos F-35A e F-35B com sua área de superfície alar maior e pelo trem de pouso reforçado para maior controle nas operações de pouso e decolagem dos porta-aviões. Os testes de adequação do modelo F-35C no porta-aviões está previsto para começar no final desse ano com os testes de pouso com gancho de parada e os defletores das saídas da turbinas.

Anúncios

18 COMENTÁRIOS

  1. A bem da verdade, não foi capacidade, e sim custo que acabou fazendo a US Navy aposentar seus F-14. Ainda hoje ele seria um adversário formidável.

  2. A limitação que os EUA impoêm a aquisição de armamento a Argentina tem tudo
    a ver com as malvinas os Argentinos tinhão desejo de ter o F-16 e os americanos
    ofereceram os A-4 fighthawk se os Argentinos agora desejasem o F-35 o que o pentagono ofereceria em contra partida os F-86 sabre modelo 2011?

    • Os argentos somente fizeram o caminho mais rápido do que a gente..E chegaram no fundo do poço primeiro..

      Se a Presidente agora que ficou hospedada no "FAB Inn" não tomar providências urgentes logo chegarmos lá também em matéria de aeronaves..

  3. Os EUA já estão fazendo uma lista de países que se interessariam e obter algumas aeronaves militares que estão estocadas no deserto , a ARGENTINA é uma das primeiras da lista , o BRASIL já declarou que só se interessa se tiver alguns F-5 usados e abusados , rsrsrsrrsrs .

Comments are closed.