O caça AV-8B Harrier II durante apresentação de pouso e decolagem vertical no AirVenture 2008. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

Sempre uma das apresentações favoritas do público do EAA AirVenture, a habilidade de decolagens e pousos verticais do AV-8B Harrier II do U.S. Marine Corps retorna em 2011 para Oshkosh, que será realizado entre os dias 25 e 31 de julho de 2011, no Wittman Regional Airport, em Oshkosh, Wisconsin. O Harrier está previsto voar nas suas populares demonstrações durante os shows que ocorrem a tarde e também será uma das atrações durante a semana na celebração do Centenário da Aviação Naval dos EUA, que incluirá aeronaves do U.S. Marine Corps, U.S. Navy, e da U.S. Coast Guard.

O caça AV-8B Harrier II, que apresentou-se pela última vez no AirVenture 2008, foi projetado para apoio de combate aéreo, bem como patrulha de combate aéreo, missões contra defesas terrestres, e escolta armada. O caça monoplace tem um comprimento de 14 metros e uma envergadura de pouco mais de 9 metros. Pode atingir velocidades subsônicas e possui um sistema radar similar ao encontrado em caças F/A-18 Hornet.

O primeiro destacamento de caças Harrier II dos Marines ocorreu em 1985, com a versão modernizada AV-8BII Plus introduzida em 1993. A aeronave é a mais recente descendente do original britânico Harrier que apareceu pela primeira vez no começo da década de 60.

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Se a MB tivesse uma dúzia desses magníficos caças , no NAe São Paulo (A-12) teria uma força de combate muito mais poderosa e capaz , do que com os vulneráveis e desatualizados A-4 .

  2. Seria excelente se a MB tivesse alguns desses…evidentemente que se o A-12 e os SVTOLs não foram pensados para trabalhar juntos… Por outro lado, o A-12 dá e sobra para operá-los… até NAes de porte menor…

Comments are closed.