Um caça Su-30MKI decolando da Base Aérea de Tezpur.

Um caça Sukhoi Su-30MKI da Força Aérea Indiana, com dois pilotos a bordo, desapareceu hoje perto da cidade indiana de Tezpur, em Assam, durante uma missão de treinamento de rotina.

O jato de combate Sukhoi decolou por volta das 11h00 (horário local) da base da força aérea indiana de Tezpur, localizada apenas a cerca de 172 km da fronteira com a China, em Arunachal Pradesh, e logo após perdeu o contato radar e via rádio a 60 km ao norte da cidade de Tezpur.

A Força Aérea Indiana iniciou logo em seguida as operações de busca pela aeronave e consequentemente dos pilotos. Até o presente momento, as buscas continuam.

“Uma ação no solo foi iniciada para procurar a aeronave a cerca de 60 km da base aérea”, disse um alto oficial da força aérea, cerca de sete horas depois de o caça ter desaparecido, acrescentando que as equipes de busca foram implantadas no terreno montanhoso perto de onde foi registrado o último contato da aeronave.

É importante notar, no entanto, que a perda de contatos de rádio, e falta de sinal radar não é uma ocorrência incomum. A Força Aérea Indiana tem um procedimento para aguardar uma hora e depois iniciar uma operação de busca.

Pilotos da Força Aérea da Índia que operaram na região disseram que o clima em Tezpur e nas regiões adjacentes pode ser “traiçoeiro” nesta época do ano, com nuvens podendo dominar o céu antes das chuvas de monção esperadas em junho.

Seis caças Su-30MKIs caíram desde que a plataforma foi introduzida no serviço da Força Aérea da Índia em 1997, com o último acidente ocorrido em março dese ano no estado ocidental de Rajasthan.

15 COMENTÁRIOS

  1. Não dá para entender essa quantidade absurda de acidentes na FA Indiana… Teria que demitir todo o alto escalão da FA. E implantar um sistema de gestão da qualidade. Não adianta gastar $$$$$$ em equipamento e treinamento de piloto e $ em suporte e pessoal de apoio. Fico pensando se a Índia entrar numa guerra tendo que desdobrar a força. Eles mesmos vão se destruir.

Comments are closed.