Um caça Su-30MKI decolando da Base Aérea de Tezpur.

Um caça Sukhoi Su-30MKI da Força Aérea Indiana, com dois pilotos a bordo, desapareceu hoje perto da cidade indiana de Tezpur, em Assam, durante uma missão de treinamento de rotina.

O jato de combate Sukhoi decolou por volta das 11h00 (horário local) da base da força aérea indiana de Tezpur, localizada apenas a cerca de 172 km da fronteira com a China, em Arunachal Pradesh, e logo após perdeu o contato radar e via rádio a 60 km ao norte da cidade de Tezpur.

A Força Aérea Indiana iniciou logo em seguida as operações de busca pela aeronave e consequentemente dos pilotos. Até o presente momento, as buscas continuam.

“Uma ação no solo foi iniciada para procurar a aeronave a cerca de 60 km da base aérea”, disse um alto oficial da força aérea, cerca de sete horas depois de o caça ter desaparecido, acrescentando que as equipes de busca foram implantadas no terreno montanhoso perto de onde foi registrado o último contato da aeronave.

É importante notar, no entanto, que a perda de contatos de rádio, e falta de sinal radar não é uma ocorrência incomum. A Força Aérea Indiana tem um procedimento para aguardar uma hora e depois iniciar uma operação de busca.

Pilotos da Força Aérea da Índia que operaram na região disseram que o clima em Tezpur e nas regiões adjacentes pode ser “traiçoeiro” nesta época do ano, com nuvens podendo dominar o céu antes das chuvas de monção esperadas em junho.

Seis caças Su-30MKIs caíram desde que a plataforma foi introduzida no serviço da Força Aérea da Índia em 1997, com o último acidente ocorrido em março dese ano no estado ocidental de Rajasthan.

Anúncios

15 COMENTÁRIOS

  1. Mais um para a lista dos hindus. E ainda querem ser levados à sério?

  2. Primeira vitória do J-20? Hehehe Que comecem as teorias de conspiração!

    • teoria da conspiração ? em se tratando de Força Aérea Indiana, deve ter caído por si mesmo.

  3. Montanhas e nuvens .. Imperícia ? Imprudência ? Por parte dos Pilotos ?

  4. Eu sei exatamente aonde ele está: fincado no solo! Infelizmente!
    Sorte de Índia não operar F-22 pois até ele iria cair aos montes por lá!

    Pensa num país "acochambrado"!

    • vendo super atrasado,que mancada gigantesca.nunca tinha visto essa ndtv,mais uma fonte .

  5. Como pode depois de 7 horas não terem encontrado ne msinais do avião nem do piloto ?

  6. Eu nao discarto sabotagem , o Paquistao eh capaz de tudo e mais alguma coisa , ta na hora de passarem um pente -fino no setor de manutençao , ha com toda certeza sabotagem , pra mim os hindus ja desconfiam disto , mas para nao serem ridicularizados e evitar o panicus gerais ,eles decidiram se calar , nunca revelaram os motivos dos acidentes anteriores , so maquiagens !

  7. Não dá para entender essa quantidade absurda de acidentes na FA Indiana… Teria que demitir todo o alto escalão da FA. E implantar um sistema de gestão da qualidade. Não adianta gastar $$$$$$ em equipamento e treinamento de piloto e $ em suporte e pessoal de apoio. Fico pensando se a Índia entrar numa guerra tendo que desdobrar a força. Eles mesmos vão se destruir.

Comments are closed.