F-16 da IAF
F-16 da IAF

Um caça israelense F16 caiu neste sábado no mar Mediterrâneo e os dois tripulantes puderam se ejetar e ser resgatados sãos e salvos, disse à AFP um porta-voz militar.

“Um avião de combate F16 caiu hoje (domingo) cedo no mar devido ao mau funcionamento de seu motor”, afirmou o porta-voz.
Meios de comunicação israelenses indicaram que o acidente ocorreu em frente à costa da Faixa de Gaza.

“O piloto e o navegador se ejetaram do avião e foram levados a um hospital”, onde estão em situação estável, acrescentou o porta-voz.

Depois do acidente, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Amir Eshel, “ordenou que todos os aviões F16 e F15 ficassem em terra até que as circunstâncias sejam esclarecidas”, indicou.

Em novembro de 2010, um F16 israelense caiu no sul do país e seus dois tripulantes faleceram no acidente.

ATUALIZADO: Vídeo do resgate do piloto

Nota: Em janeiro deste ano um F-16 Israelense teve problemas com o trem de pouso assim que pousou na pista em Ramat David. Foi o segundo incidente deste tipo. Em 2005 outro F16 foi seriamente avariado em situação semelhante, no entanto foi reconstruído e voltou ao serviço em 2012.

Anúncios

23 COMENTÁRIOS

  1. Olha que até agora já caiu mais F-16 do que MIG-21 hein… Quem cai mais? Quem cai mais???

  2. Tinha uma gangue de vagabundos desviando peças e até motores inteiros de F-16 — da Heyl Ha’Avir.

    Não me lembro de ter lido a respeito dos interessados/destinatários…

    Viajando na maionese, imagino que na loteria do roubado, obviamente, não há como prever onde está a que falhará, deixando-a ir embora com os malacos.

    Mas haveria como apostar, bestamente. onde a “part” hebraica cambeta iria parar e estabacar um Falcon por aí (não matando o(s) piloto(s), que não tem culpa)… 🙂

    • meu caro! vc realmente acredita que tinha um grupo dentro das forças armadas israelenses desviando componentes de F-16? isso tem pinta de acobertamento de venda de componentes para clientes que os americanos tinham restrição e os israelenses viram uma oportunidade de fazer um bom lucro! Isso se realmente ocorreram os tais roubos!!

  3. Outro??? quanto está o placar com MI-17 ??
    Há quem queira ele como tampão, só se for tampa cova . rs rs rs.

  4. bom, e da fisica, tudo que sobe desce!
    qualquer avião que sofra mais acidentes de F-16 e o MIG-21 deve ser uma porcaria, pois pela proporcionalidades esses dois são os modelos em maior numero em uso pelo mundo todo, se começar a cair F-18, F-15, Rafale, Grippen em numero maior que esses dois, e bom deixar tudo no chão!!!!

  5. ""UM ABSURDO !! MAIS UM ! É O COLAPSO DE TUDO !! BÉ BÉÉ BÉÉ !! ""

    "O avião é um lixo ! os israelenses são incompetentes ! e béé béé bééé ! "

    Esse seria o discurso, se fosse avião russo…

    Felizmente os pilotos escaparam.
    EI AFONSO, cade suas risadas agora ????

    (Desculpe Tireless,) mas terei de dizer KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!

    se quando cai foguete russo tem cara que dá risada, se cai F 16 ( felizmente sem vitimas) tambem vou dar risada… pronto…

  6. Lógico que sai mais barato …. só vive caindo .
    Mirage e Rafale meu caro , são as sábias escolhas da Índia, ela que está no local mais volátil do planeta, cravada no meio de potências nucleares e superarmadas, uma única faísca de qualquer um deles tudo explode em uma guerra sem precedentes , por isso escolheu os MELHORES.

  7. Desculpa meu caro Tadeu. Sei que você por vezes diz coisas legais e quando o faz eu apóio mas agora você apenas age como um Le fanboy

  8. Notícias como essa serão cada vez mais uma rotina para o F-16…

    A frota mundial de F-16 ( exceção aos block 50 em diante ) já é de meia vida. É de se prever que falhas venham a aparecer com mais frequência.

    Outro ponto: tal como os americanos, Israel não tem dó de seus aviões e usa-os até o limite…

  9. Você está falando do português que estava malhando o programa espacial russo? Não sei porque você ainda da ouvidos para esse sujeito…

  10. Igual quando vc diz que o F22 é invencível e indestrutível…… rsssss

  11. Infelizmente amigos, insiders da web, estão aventando a possibilidade de o novo tampax ser o F-16…

  12. Caro MJBlaya, acredito! — pois, sem ou com algum tipo de autorização superior, ainda é roubo…

    O interessante é ninguém ter ido atrás dos corruptores (e aventar a Venezuela seria óbvio demais, não fecha a questão).

    Eu gostaria de saber onde esses componentes iriam parar…

  13. stadeu,

    A escolha indiana se deveu por diversos fatores. E é certo que houveram fatores relacionados a sua política de defesa, tais como não depender de um único fornecedor… A dominância de conceitos oriundos de um projeto avançado de outro país também está entre os parâmetros pretendidos, para inseri-los a industria local.

    Mas a verdadeira ponta de lança da aviação indiana ainda está sendo concebida, e ela se chama FGFA, embora seja fato que o Rafale será a espinha dorsal da força aérea indiana nessa primeira metade de século.

  14. RR ,muito bom.

    """ embora seja fato que o Rafale será a espinha dorsal da força aérea indiana nessa primeira metade de século.""

Comments are closed.