Caça MiG-29UB de Paul Allen, durante a realização de um voo em Seattle.

Recentemente foi colocado a venda nos EUA o caça MiG-29UB Fulcrum que pertenceu ao co-fundador da Microsoft, Paul Allen. O jato de combate matrícula N29UB, fabricado em 1989, também foi usado pela Força Aérea da Ucrânia.

O co-fundador da Microsoft, Paul Allen, morreu em outubro passado depois de uma luta contra o câncer. Ele tinha apenas 65 anos. O magnata dos negócios era igualmente conhecido por sua paixão por aeronaves e aviação em geral, o que o levou a iniciar uma empresa de transporte espacial chamada Stratolaunch – a companhia por trás da gigantesca aeronave lançadora de satélites “Roc”.

Paul Allen, ao longo de sua vida, adquiriu muitas aeronaves militares raras do século XX que são preservadas no Flying Heritage & Combat Armor Museum. Agora que ele se foi, grande parte de sua coleção de aeronaves, juntamente com a empresa Stratolaunch, está sendo lentamente liquidada. Entre os itens à venda está o MiG-29 Fulcrum, que foi adquirido por Allen em 2011. É considerado o melhor exemplar de um MiG-29 Fulcrum em mãos privadas em qualquer lugar do mundo.

O modelo MiG-29UB não possui o radar do Fulcrum monoplace. A aeronave em questão era usada para treinamento, entre outras funções, e foi construída no final da Guerra Fria, em 1989.

Permaneceu em serviço com a Força Aérea Ucraniana durante a dissolução da União Soviética. Por fim, a Ucrânia recondicionou e desmilitarizou o jato e ofereceu-o à venda no mercado internacional por volta de 2005.

Foi importado para os Estados Unidos pelo famoso aficionado por warbirds John Sessions, que dirige a Historic Flight Foundation, que também está localizada em Paine Field, em Everett, Washington. Nós acompanhamos um voo exclusivo do MiG-29 e mostramos os detalhes aqui no Cavok.

Paul Allen comprou o MiG-29 em 2011 por uma quantia não revelada e permaneceu como uma jóia da coroa no museu dele, com o jato sendo visto voando regularmente sobre Paine Field. A aeronave está sendo comercializada por corretores de aeronaves e consultoria de aviação de Dallas, o MENTE Group, e está procurando por um entusiasta de jatos cheio de grana. Não é informado o preço de venda no site.

De acordo com a proposta, a fuselagem do avião tem apenas 570 horas de tempo total, com cada um dos seus motores turbofan com pós-combustão Klimov RD-33 tendo acumulado apenas 60 horas desde que foi totalmente reformado.

Esse número também representa o tempo total de voo que esta aeronave voou desde que ela foi trazida de volta à vida nos Estados Unidos. Ambos os assentos ejetáveis ??K2 K36DM da aeronave também estão ativos. A aviônica inclui um transponder ADS-B e um GPS Garmin 530. Todos os medidores e placas no cockpit estão em inglês.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS