Caça Su-57 com o novo motor Item 30 (Izdeliye 30) durante voo de testes em 2018. (Foto: Michael Polyakov)

O caça furtivo Su-57 da Rússia completou 16 voos equipados com seu novo e mais potente motor apelidado de “Item 30” (Izdeliye-30).

“Atualmente, os testes de bancada de engenharia do motor avançado continuam e o item está sendo testado em um laboratório de voo. Em outubro, outro voo foi realizado para verificar as características do item em vários modos de voo, especificamente a operação do bocal com vetoração de empuxo e o sistema de lubrificação com sobrecargas negativas. No total, foram realizados 16 voos em na plataforma de testes de voo”, disse o diretor industrial da Rostec Aviation Cluster, Anatoly Serdyukov, segundo a TASS na sexta-feira.

A aeronave com o novo motor realizou seu primeiro voo em dezembro de 2017. O motor possui um sistema de controle automático totalmente eletrônico e garante a super manobrabilidade do caça, uma maior razão empuxo / peso, características furtivas e a capacidade de realizar voos de cruzeiro em modo supersônico.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. Levando em consideração que é necessário centenas de vôos somando as vezes milhares de horas para "amadurecer" um motor de caça, caso envolva mais de uma plataforma o Type-30 estará pronto lá pelos 2022..

Comments are closed.