O caça Panavia Tornado F3 'ZE887' da RAF, exposto no Museu da Royal Air Force em Hendon. (Foto: RAFM)

Um caça Panavia Tornado F3 está exposto a partir dessa semana no Museu da Royal Air Force em Hendon, norte de Londres, para marcar a iminente retirada de operação das aeronaves do tipo na RAF.

O caça F3 ‘ZE887’ foi uma das 152 aeronaves encomendadas no começo da década de 80 que vieram a equipar oito esquadrões de defesa aérea da RAF. O último esquadrão servido pelo ‘ZE887’ foi o Esquadrão 111(F) da Base da RAF de Leuchars, em Fife, e foi preparado com as marcas especiais em reconhecimento ao Esquadrão 43(F), com a escrita em latim “Gloria Finis” (Glória é o Final). As letras ‘GF’ foram sempre alocadas para as aeronaves de combate operacionais, assim como são as iniciais da escrita do esquadrão. O Esquadrão 43(F) foi desmembrado em julho de 2009 e todas aeronaves F3 remanescentes foram alocadas para a última unidade remanescente, o Esquadrão 111(F), o qual deve ser desmembrado em março de 2011.

O ‘ZE887’ foi retirado de operação no dia 4 de março e registrou 4.966 horas de voo durante sua vida operacional. Ele foi desmontado em Leuchars e levado para St Athan, em Wales, no dia 23 de setembro para ficar temporariamente estocado, finalmente chegando em Hendon no dia 18 de outubro.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.