Funcionário de companhia aérea rouba avião, decola sem autorização e cai. Não havia passageiros a bordo.

Um funcionário da companhia aérea Horizon Air roubou na sexta-feira (10) um avião no Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma, no estado de Washington, EUA, decolando sem permissão e caindo pouco tempo depois.

Em entrevista à rede de TV CNN, o xerife do condado de Pierce, responsável pela área, disse que não se trata de um ato terrorista e que não havia passageiros a bordo, só o piloto — que, segundo ele – morreu.

A agência de notícias Reuters informou que dois jatos militares chegaram a ser acionados para conter o avião roubado. A aeronave caiu em uma área de floresta próxima à ilha de Ketron e a cerca de 48 km do local da decolagem. Equipes de bombeiros foram ao local tentar controlar as chamas, segundo a Reuters.

O funcionário da Horizon (que é uma subsidiária da Alaska Airlines) tinha 29 anos e trabalhava como mecânico no aeroporto. Seu nome não foi divulgado. Ele teria roubado a aeronave por volta das 20h da hora local (0h de sábado no horário de Brasília).

Dois F-15 chegaram a acompanhar o jato roubado

Testemunhas próximas ao local do acidente gravaram vídeos onde o avião aparece fazendo “loopings” no ar.

O jornal “The New York Times” diz que enquanto a aeronave ainda estava no ar, autoridades deram orientações ao piloto sobre como conduzi-la. Ele, então, teria respondido: “Eu tenho muitas pessoas que se importam comigo, e elas vão ficar desapontadas quando souberem que eu fiz isso. Eu gostaria de pedir desculpas a todos, a cada uma delas. Sou apenas um cara quebrado. Tenho alguns parafusos soltos, eu acho. Nunca realmente soube até agora“.

As operações no Aeroporto de Seattle chegaram a ser prejudicadas, mas já foram retomadas.


FONTE: G1


NOTA DO EDITOR: A matéria do G1 não diz o tipo de avião. Numa pesquisa rápida na web, identifiquei que o modelo é um Bombardier Dash 8 Q400 com capacidade para até 86 passageiros.

Anúncios

11 COMENTÁRIOS

  1. Sangue frio estar num F-15 com um avião grande nas mãos de um maluco sobre uma zona rural, mas ainda assim habitada…. Especular onde vai atirar para o alvo cair """em segurança""""… que saco ter que correr atrás de maluco…

    • Se eu estou em um F-15 esperaria chegar em uma área desabitada e ia de M61A1 mesmo…old fashioned way!

      • Boa boa ! E precisariam de apenas uns 10 projéteis na rajada bem próximos a raiz da asa para ele ir pro saco, literalmente.

  2. Há várias imagens do avião (do suicida) dando rasantes na água.

    Interessante não ter sido feito em pedaços por um dos F-15C na ocasião, sem mais delongas (tolerância zero), até por não estar sobre áreas densamente povoadas e ter autonomia para ir mais longe, caso estivesse totalmente abastecido — principalmente depois daquelas "belíssimas" experiências do 11 de setembro…

  3. Teve um caso parecido nos anos 60 na base da VARIG em Porto Alegre. Um mecânico roubou um T-6 de treinamento da EVAER (Escola Varig de Aeronáutica) deu voltas sobre Porto Alegre e foi interceptado por caças da FAB, Base de Canoas. Para escapar dos caçadores, o variguiano decidiu mergulhar contra um Constellation estacionado em frente ao hangares 1 e 2. Mas segundos antes do impacto, o treinador recuperou o vôo nivelado, passou por cima da aeronave no solo e bateu na parede que divide os dois hangares. Ouvi esta história do meu pai, que trabalhou praticamente a vida toda na pioneira, como mecânico de motores.

    Duas fotos dos referidos hangares:
    https://images.sul21.com.br/file/sul21site/2018/0
    https://www.flickr.com/photos/fotosantigasrs/1566

    • Conheço essa história. Por vezes, indo de um hangar para o outro, ouvia-se do pessoal da velha guarda: "foi aqui que o avião caiu e ali estava o Constellation…"

  4. houve um caso semelhante com um A-4 nos EUA, mas o maluco, também mecânico, pousou.

  5. Falando em história, gostaria muito de ler algo sobre o dia em que 2 F-5 Tiger II decolaram do campo de marte.
    Alguém tem conhecimento? Sou testemunha pois morei na vila do campo de marte e me lembro, ainda pequeno,
    de estar sentado na janela quando os 2 Tigres decolaram rumo ao RJ.

  6. Esse maluco mereceu levar bala! Depois do trauma do 11 de setembro, creio que ainda foram muito pacientes com esse doido!

Comments are closed.