Soldados sul-coreanos armam um KF-16 com a bomba guada Spice 2000.

A Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) realizou este ano inúmeros lançamentos com bomba guiadas Spice de 2.000 libras desenvolvidas pela empresa israelense Rafael, sugerindo que esta arma está totalmente certificada na sua frota de caças F-16.

A empresa israelense não discute este tipo de informações de seus clientes, mas reportagens indicam que Seul assinou um acordo com Rafael no final de 2015, com entregas ocorrendo no segundo semestre de 2016.

Um KF-16 lança uma JDAM (Joint Direct Attack Munition) GBU-31.

A arma foi vista em fevereiro deste ano em um exercício de resposta rápida montado pelo esquadrão de caça 19 da ROKAF. A unidade empregou a Spice 2000 e a Boeing GBU-31 Joint Direct Attack Munition (JDAM) na versão Peace Bridge Upgrade (PBU) de seus caças Lockheed Martin F-16s. Os caças PBU são um grupo de 40 F-16C/D Block 32s que foram submetidos a uma atualização para empregar a JDAM, mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM, além da instalação de modems de dados e comunicações seguras. Isso os levou aos padrões KF-16 licenciados para KAI. O primeiro F-16 PBU estava pronto para o combate em meados de 2016.

Bomba guiada Spice 2000 da empresa israelense Rafael.

“Fazemos o nosso melhor para dominar a nova capacidade armada com o F-16 PBU e o Spice 2000”, disse um piloto da ROKAF a mídia coreana. A família Spice desdobra pequenas asas após o lançamento e emprega o GPS / INS para navegar no meio do caminho. Ao se aproximar do alvo, a SPICE emprega um algoritmo de correspondência da cena que a Rafael afirma ser único e compara a imagem eletro-óptica recebida em tempo real através do designador de alvos com dados de inteligência de referência da missão armazenados na memória do computador da arma da aeronave. O Spice 2000 oferece capacidades de precisão aos caças F-16s da Coreia de aproximadamente 60 km com as bombas Mk 84 de 2.000 libras.

A Índia adquiriu as armas Spice 250 e Spice 1000 de mais longo alcance, alegadamente para seus caças Rafale e Tejas.


Fonte: AIN Online

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.