Caças israelenses foram atacados por mísseis terra-ar sírios durante bombardeio. (Imagem ilustrativa)

Caças israelenses atacaram vários alvos na Síria na madrugada desta sexta-feira, o que causou uma resposta anti-aérea e a interceptação de um míssil lançado contra o território de Israel, no incidente mais grave entre os países desde o início da guerra síria, em 2011.

O Exército sírio afirmou ter derrubado um dos caças israelenses, além de ter atingido outro, mas Israel negou a informação dizendo que todos os seus jatos envolvidos estão intactos.

Em um comunicado publicado pela agência oficial Sana, o exército sírio afirma que os aviões israelenses “entraram no espaço aéreo às 2h40 (21h40 de Brasília, quinta-feira) pelo território libanês e atingiram um alvo militar perto de Palmira“.

Caça F-15 Baz de Israel durante a decolagem. (imagem ilustrativa)

Nossa defesa aérea derrubou uma aeronave, atingiu outra e obrigou as demais a fugir“, afirma o comunicado sírio.

A segurança dos civis israelenses e do aparelho da aviação israelense não foi ameaçada em nenhum momento“, declarou o porta-voz militar, coronel Peter Lerner.

Um dos mísseis disparados em represália ao ataque foi interceptado pelo sistema israelense de defesa anti-aérea, anunciou o exército de Israel, sem revelar mais detalhes.

Aviões da IAF (Força Aérea Israelense) atacaram vários alvos na Síria. Vários mísseis antiaéreos foram lançados da Síria após a missão e os Sistemas de Defesa Aérea da IDF (Força de Defesa de Israel) interceptaram um dos mísseis“, disse o exército israelense em uma declaração.

(Imagem ilustrativa)

De acordo com meios de comunicação de Israel, o míssil foi interceptado ao norte de Jerusalém pelo sistema de defesa anti-mísseis Arrow. O míssil tentava atingir um dos caças israelenses quando retornava da missão, segundo a imprensa.


FONTE: G1 – Edição: Cavok


Nota do editor: Agora Israel realmente tem um motivo para já usar o F-35I…

35 COMENTÁRIOS

  1. Não sei qual o sistema antiaéreo que a Síria utilizou, mas com certeza não é o S-300, tampouco o S-400.
    Bem… nunca tinha ouvido falar em resposta da Síria a esses ataques aéreos. Vamos ver se Israel vai continuar realizando tais operações e se vão ter mais cuidados da próxima vez. É aguardar….

  2. Pessoal, vamos para de sandice né??!! vocês acham que a lockheed martin e os aliados vão deixar Israel usar um F-35 contra um sistema S-200 que já é ultrapassado desde a era da União Soviética. Imagina se dá o "azar" de derrubar um F-35?? "sorry, we didn´t know is was invisible" kkkkk

    • LM e "aliados" não tem que deixar coisa nenhuma. Os aviões são de Israel, eles são soberanos pra fazer o que quiserem. Ponto. No máximo poderá haver uma conversa daqui, uma pressão d'acolá….

      "Imagina se dá o azar de derrubar um F-35??" – Camarada, se um "S-200 ultrapassado", como você mesmo disse, derrubar um F-35, então pode cancelar o resto das unidades encomendadas. Esse avião foi feito EXATAMENTE para burlar a detecção por parte dos radares inimigos. Se ele não consegue sair impune, joga fora o F-35 e volta a comprar só o F-15 mesmo. É igual construir um Mig-31 que não passa de mach 1.8, ou um B-52 que só carrega 2.000 lbs de bombas.

      • pois é… o F-117 era pra também igual ao F-35… só que não!! se é que me entende. Tomara que Israel use mesmo os F-35 na Síria, pois eu sou amante da aviação e quero muito saber a real capacidade da tecnologia stealth que até hoje não foi comprovada na prática!! abs

          • Há muito investimentos em radares chineses e Russos. E mentira?? então, meus caros amigos, eu só vou acreditar no F-35 quando ele for testado, efetivamente, com os sistemas antiaéreos modernos. Acredito, logicamente, que o F-35 é muito superior em termos de "invisibilidade" do que o F-117, até porque, segundo dizem por aí, foi gasto 3 bilhões de dólares para este avião se tornar o que é hoje. Engraçado como o brasileiro gosta de torcer igual à time de futebol. Ou é pró-Russia ou pró-EUA. Eu não sou ninguém!! Mas só vou acreditar que o F-35 vai ser uma grande arma no combate BVR se realmente não for identificados pelos radares Chineses e Russos. Fora isso é teoria e teoria não ganha guerras. abs

              • Até concordo. Mas o F-22, pelas suas características, parece ser o melhor avião do mundo mesmo: Além de ter característica stealth, é supercruise, tem super manobrabilidade e fusão de sensores. Nenhum avião tem todas essas características. Então, hoje em dia, acredito que o -F22 seja o melhor avião de combate do mundo.

                • mas eu não estou dizendo que a capacidade stealth é ruim… falei isso?? é uma realidade que está aí! mas muitos colocam que ela nunca vai ser identificada. Ah… muito ingênuo quem acredita nisso. A capacidade stealth não é tudo! pra ser de 5ª geração não adianta só ser stealth. Vc sabe disso!! O F-22 é o único avião, realmente, de 5ª geração: tem características stealth, é supercruise, super manobrabilidade e fusão de sensores. É um todo!! só que o povo acha que sendo stealth acabou o problema…. pelo contrário!! só começou! abs

                • Eu não acho que a falta manobrabilidade e supercruise impeça o F-35 de ser considerado realmente de 5G.

                  Ele é mais moderno que o raptor em tudo, só que não foi projetado para ser um dogfighter.
                  Poderiam ter feito o F-35 mais leve e mais rápido, o problema é que seria menos furtivo e com alcance menor.

                  Foram escolhas e não limitações do projeto, isso não tira ele da geração dele na minha opinião.

                  O que importa é o nível tecnológico dos processos de produção, da plataforma e dos sistemas de bordo.

            • ops… só uma errata: o gasto até o presente, o gasto com o F-35 é US 400 bilhões, podendo chegar a a US 1,5 trilhões.
              Ruim com certeza não é, pelo contrário! Só o pessoal pró-Russo que fala que é! Mas, tem que ser testado não é??? pelo menos é o que eu acho, convenhamos…

  3. Quem está segurando a Síria em em dar reposta mais pesada contra invasão aérea de Israel é a Rússia. Eu acho que Israel está passando dos limites toleráveis. Especialistas Russos afirmaram que na verdade foi um aviso bem forte que a Síria mandou pro Israel. Na próxima vez pode ser fatal.

    • Desde quando preocupar-se com sua integridade territorial passou a ser considerado abuso intoleravel , naçao que leva sua defesa a serio tem por habito e dever se adiantar a qualquer suspeita de agressao , tropas iranianas estacionadas na siria sao ameaças reais a Israel , serah que os judeus deveriam esperar sentados uma agressao violente ,ou ver de braços cruzadas o hesbolah receber armamentos iranianos ?

      • Teropode,
        Qualquer nação tem direito de se defender, não somente Israel tem esse direito não. Hezbolah vem ajudando a Síria a combater vários grupos terroristas na Síria. Disse que o ataque é devido armamento que Hezbolha vai receber, mas isso é conversa para boi dormir. A vontade de Israel que a Síria continue mergulhado quem guerra, pois isso beneficia os objetivos de Israel. Pelas leis internacionais e pela ONU é proibido um país invadir o espaço aérea do outro, muito menos pra atacar. Israel faz isso como estivesse acima da lei, achando que os Estados Unidos vão proteger eles em qualquer coisa. Um dia a sorte acaba.