Um avião de patrulha P-3 da Marinha dos EUA foi interceptado por dois caças J-10 chineses a sudeste de Hong Kong e o encontro foi considerado inseguro pela tripulação do Orion.

O evento ocorreu no dia 24 de maio. Um dos caças voou a cerca de 180 metros na frente da aeronave de patrulha marítima e fez voltas rápidas e erráticas, restringindo a capacidade de manobra do Orion, relatou um oficial. Um dos jatos chineses chegou a 30 metros do avião.

A tripulação considerou a intercepção insegura e pouco profissional“, disse o Comandante da Marinha dos EUA, Gary Ross, em um comunicado divulgado na sexta-feira (26). “As operações puderam continuar sem obstáculos, continuamos a analisar os fatos deste incidente e transmitiremos nossas preocupações através de canais adequados com o governo chinês“.

O incidente é só mais um numa esteira de eventos similares. Na semana passada, sobre o mar da China Oriental, dois jatos Su-30 interceptaram uma aeronave WC-135 Constant Phoenix que estava realizando uma missão de rotina sobre o espaço aéreo internacional. Oficiais chamaram esse incidente de “pouco profissional”.


FONTE: NBC News

Anúncios

9 COMENTÁRIOS

  1. Tem que interceptar mesmo, mostrar que tá ali e que pode derrubar até sem armamento kkkk . Mas falando sério, os EUA querem estar em todos os cantos do mundo agora aguentem. " Interceptação pouco profissional " , atá, em combate o inimigo vai pedir licença pra abater a aeronave.

    • Combate ? Vou ler novamente a materia , nao percebi que estao combatendo ,kkkkkkk , sorte tem eh os Russos que sao interceptados profissionalmente , alias um IMPERIO mantem a elegancia ateh na hora das interceptaçoes de escolta , eh por isso que a tripulaçao do E-3 levou um puxao de orelha , quase abateram um fodastico SU27 !

      • Eu não disse em nenhum momento que estavam combatendo, o que eu fiz foi expressar a minha opinião de que uma interceptação não precisa e nem deve ser " educada " .

  2. Mas o que um P-3 estava fazendo próximo a Hong Kong?! Esqueceram que os chineses já perderam esse porto e deu mó trabalhado para recuperar, tem mais é que mandar piloto cachorro louco para interceptar mesmo.

      • Russos e Americanos sao fuçadores natos , alias a China tambem fuça seus vizinhos , pau que da em chico da em Francisco !

  3. Nem percam tempo discutindo quem está errado ou está certo…

    Esse é o tipo de acontecimento que sempre tem duas versões do fato!

    Como eu sei que ninguém daqui estava presente dentro do P-3 e muito menos sentado no assento do J-10, nos cabe apenas observar…

Comments are closed.