Dassault Rafale / Foto: Dassault Aviation

As aeronaves serão fornecidas sem a suíte de comunicações no padrão OTAN e sem capacidade de empregar armas nucleares.

Dassault Rafale
Dassault Rafale / Foto: Frédérique Behl, tirada em 30 de junho de 2014

As três primeiras unidades do caça serão entregues à tempo da inauguração do novo Canal de Suez, prevista para o próximo mês de agosto. Ainda em 2015, a França também deve receber cinco unidades do caça. Um segundo lote composto por três aeronaves deve ser entregue ao Egito até janeiro de 2016.

Dassault Rafale
Dassault Rafale / Foto: Paul Harvey, tirada em 21 de julho de 2013, durante a RIAT 2013

O contrato foi assinado no dia (16/02) em uma cerimônia realizada no Palácio Presidencial do Cairo, na presença do Presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, do Ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, e do Diretor Executivo da Dassault, Eric Trappier. O valor global do negócio ficou em torno de 5,2 bilhões EUR (US$ 5,9 bilhões).

Foram adquiridos 24 caças Rafale e uma fragata multimissão FREMM, além de um pacote logístico que inclui armamentos.

A fragata multimissão FREMM “FS Normandie” (D-651), durante a realização de provas-de-mar. A belonave será transferida ao Egito à tempo da inauguração do novo Canal de Suez, prevista para o segundo semestre de 2015. / Foto: DCNS

Na fragata, que será adaptada para retirar a capacidade de lançar mísseis cruzeiro, os sistemas serão traduzidos para o Inglês e Árabe.

“Sobre os caças Rafale, as autoridades francesas estão discutindo a programação entrega das aeronaves, haja vista haverá um remanejo do cronograma inicialmente ajustado de acordo com as necessidades da Força Aérea e pela Marinha francesas”, afirmou Éric Trappier, CEO da Dassault Aviation.

Dassault Rafale
Dassault Rafale, momentos antes de decolar para uma missão no Iraque / Foto: Armée de l’air, tirada em fevereiro de 2015

Os franceses estão otimistas e acreditam que ainda 2015 seja fechado, pelo menos, mais um novo negócio para exportação dos caças.

FONTE: DefenseNews – EDIÇÃO: Cavok

IMAGENS: Meramente ilustrativas

Anúncios

45 COMENTÁRIOS

Comments are closed.