Typhoon OFFICIAL 123 293 1024x599 600x351 - Caças Typhoon da RAF completam missão de mais longa duração contra o Estado Islâmico
Caças Typhoon da RAF realizaram a mais longa missão já feita contra o Estado Islâmico. (Foto: RAF)

Recentemente, um par de caças Typhoons da Real Força Aérea britânica (RAF) voou por sete horas e 46 minutos em uma missão que serviu para atacar e destruir um esconderijo de armas, antes de realizar um ataque simultâneo contra quatro caminhões bombas.

O tenente Tom [sobrenome retido por razões de segurança] liderou a missão da RAF a partir de Akrotiri, no Chipre. Ele disse: “Embora esta missão tenha sido a mais longa já realizada pelos Typhoons da RAF até a data, a natureza da missão não era diferente daqueles que passaram dia após dia nos últimos três anos dessa operação, tanto pela tripulação do Typhoon quanto pelo pilotos dos jatos Tornado.

Essas saídas não seriam possíveis sem o apoio incansável de nossa equipe terrestre e da equipe de reabastecimento aéreo que nos permite permanecer na estação por longos períodos de tempo”.

wpid Typhoon dual bomb drop 600x373 - Caças Typhoon da RAF completam missão de mais longa duração contra o Estado IslâmicoDe acordo com a RAF em um comunicado de imprensa, durante a surtida, os Typhoons foram reabastecidos em várias ocasiões pela aeronave de reabastecimento aéreo Voyager da RAF e também por aviões da coalisão. Depois de realizar reconhecimento das áreas em torno dos alvos para garantir que nenhum cidadão estava presente, os alvos foram atingidos com um total de seis munições guiadas de precisão Paveway IV.

O tenente adiciona: “Sentar-se nos limites de uma cabina de piloto de jato rápido durante tanto tempo pode ser cansativo, particularmente à noite, mas ajuda as forças da coalizão a lutar contra o Daesh no solo, e é extremamente gratificante e mais do que suficiente para nos manter focados. Ao destruir os IEDs, os depósitos de armas e os veículos carregados de bombas, nós não só salvamos a vida das tropas, mas também de civis, já que o Daesh não hesitou no passado em detonar essas grandes bombas perto de civis.

O par de caças Typhoon não eram os únicos aviões nas operações naquele dia. No norte do Iraque, caças Typhoons da RAF destruíram um caminhão bomba, um prédio dos terrorista e uma equipe de morteiros que disparavam contra forças iraquianas. As aeronaves Tornado da RAF também destruíram cinco caminhões bombas, um caminhão com armas, um prédio do Daesh e um carregamento, em um dia que a RAF destruiu um total de 17 alvos terroristas.

Akrotiti Cyprus Typhoon 600x383 - Caças Typhoon da RAF completam missão de mais longa duração contra o Estado IslâmicoA RAF tem desempenhado um papel essencial para os aliados, ajudando as Forças Democráticas da Síria no combate ao solo e as Forças de Segurança iraquianas que continuam o avanço da libertação da província de Mosul e Ninewah. A RAF marcou recentemente o terceiro aniversário das operações contra a Daesh, que também envolve aeronaves remotamente pilotadas, aeronaves de transporte, de reabastecimento aéreo e de vigilância. Mais de 5,5 milhões de pessoas foram libertadas do regime do Daesh e mais de dois milhões de civis iraquianos deslocados voltaram para suas casas. Apenas em Mosul, estima-se que mais de 265 mil pessoas tenham retornado.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. Pode até parecer uma ação afirmativa para o caça perante as ultimas quedas, mas não é possível executar uma ação dessas sem muito planejamento prévio.

  2. Para mim, nada mais emblemático até hoje que o sistema de abastecimento aéreo feito pela RAF na guerra das Malvinas. O que eles fizeram para os Vulcans chegarem lá, foi sem precedentes.

Comments are closed.