O sistema de treinamento conteinerizado do S-70B Seahawk adquirido pela Marinha do Brasil. (Foto: CAE)

A CAE anunciou hoje que a CAE EUA recebeu um contrato da Marinha dos Estados Unidos através de um programa de venda militar estrangeira (FMS) dos EUA para fornecer à Marinha do Brasil um abrangente sistema de treinamento de helicóptero S-70B Seahawk, designado MH-16 na Marinha do Brasil.

A CAE irá projetar e fabricar dois dispositivos de treinamento S-70B: um treinador de voo operacional S-70B de base fixa (OFT) para ser usado para o treinamento do piloto, juntamente com um treinador tático de armas S-70B (WTT) para ser usado para treinar os operadores de sensores de tripulação e oficiais de táticas aéreas. Os dois dispositivos de treinamento podem operar de forma independente ou quando ligados em rede criam um treinador de voo operacional tático do S-70B Seahawk (TOFT) que oferece um sistema de treinamento de missão total da tripulação aérea.

“Ao longo dos últimos 15 anos, a CAE desenvolveu uma série de sistemas de treinamento de helicópteros Seahawk para a Marinha dos EUA, bem como outros militares globais, e estamos satisfeitos que a Marinha dos EUA nos selecionou para fornecer à Marinha do Brasil um S-70B de classe mundial do Sistema de Treinamento de Helicóptero Seahawk”, disse Ray Duquette, presidente e gerente geral da CAE USA. “O treinamento sintético de alta fidelidade é ideal para treinar e preparar as tripulações para o sucesso da missão, e esta abrangente solução de treinamento S-70B ajudará a Marinha do Brasil a preparar suas tripulações para realizar com segurança uma série de missões”.

Helicóptero S-70B Seahawk (MH-16) da Marinha Brasileira. (Foto: Marinha do Brasil)

O S-70B OFT apoiará o treinamento dos pilotos e co-pilotos do S-70B da Marinha do Brasil em procedimentos normais e de emergência, bem como uma variedade de cenários de missão. O simulador de voo contará com o gerador de imagem CAE Medallion-6000 e a arquitetura do banco de dados comum do consórcio geoespacial aberto (OGC CDB), um padrão internacional para a criação de bases de dados de ambiente sintético. O S-70B WTT replicará o back-end do helicóptero S-70B e será usado para apoiar o treinamento de operadores de sensores e oficiais de táticas aéreas. O S-70B WTT apresentará simulações detalhadas do ambiente subaquático e atmosférico e as armas e sensores da aeronave para preparar os membros da tripulação para missões anti-submarinas e anti-superfície.

Quando o S-70B OFT e S-70B WTT estão conectados em rede para criar o SFT 70-TOB, o piloto e o co-piloto juntamente com a tripulação traseira podem interagir e interoperar no cenário de treinamento como fariam durante uma missão real.

A CAE entregará o abrangente sistema de treinamento S-70B Seahawk na Base Aérea Naval São Pedro da Aldeia, perto do Rio de Janeiro.

2 COMENTÁRIOS

  1. Que seja a porta para mais aquisições do Black Hawk naval. O Bahia e o "Atlântico" agradecem.

Comments are closed.