Boeing 747-8i VIP que pertencia a Família Real do Catar foi doado para o Presidente da Turquia.

Lembram do 747-8 VIP que foi colocado a venda pela Família Real do Catar? Esta semana teve novidades sobre a aeronave. O emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad al-Thani entregou o luxuoso Boeing 747-8i como presente ao presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, supostamente o maior e mais caro jato particular do mundo.

De acordo com uma reportagem publicada na quinta-feira pela emissora estatal da Turquia, a TRT Haber, o modelo VIP 747-8 da Boeing, avaliado em 367 milhões de dólares, aterrissou em Istambul na manhã de quarta-feira, após um longo voo desde Basel.

Registro do voo do 747 para Turquia.

A família real do Catar estava querendo vender este avião, mas como o mercado é limitado, acabou mudando de ideia e resolveu ofertar como presente. A frota turca já conta com 11 outros jatos, dos quais o maior é um A340.

O Catar e a Turquia têm um relacionamento muito próximo e, em particular, dada a atual situação política do Catar com os vizinhos, este presente deve valorizar ainda mais esta relação.

A aeronave em questão, registrada nas Bermudas como VQ-BSK, saiu da linha de montagem da Boeing em Everett (WA) em 2012 e foi equipada com um interior VVIP pelo centro de serviços da Boeing em San Antonio, Texas, em 2015. A bordo, há instalações como um grande quarto com uma cama de casal, uma sala de estar, cabines e salas de reunião, um banheiro e até mesmo o seu próprio hospital especial.

A aeronave estava sem a pintura.

O Boeing 747-8 serviu anteriormente no Qatar Amiri Flight, a companhia aérea privada VIP que opera exclusivamente para a família real e para o alto escalão do governo do reino do Golfo.

9 COMENTÁRIOS

    • Erdogangster elevando o nome da Turquia? Tudo o que ele está fazendo é arrastar a Turquia para o buraco! Aliás, afirmar que o sultão de Ancara estaria elevando o nome do país é tão risível quanto afirmar que o presidiário fez o mesmo pelo Brasil…