O Catar estaria negociando a compra de um número não informado de caças Su-35.

Rússia e Catar estão mantendo conversas sobre possíveis suprimentos de jatos de combate Sukhoi-35 para a Força Aérea do Catar, disse Vladimir Kozhin, assessor do presidente russo em cooperação de tecnologias na área de defesa.

“Negociações estão em andamento”, disse ele para agência de notícias estatal russa TASS.

Este é o segundo anúncio de compras de armas depois que o assessor presidencial da Rússia para cooperação militar-técnica, Vladimir Kozhin, destacou o Catar como um importante parceiro de exportação de armas russo.

No dia 25 de janeiro, o embaixador do Catar na Rússia, Fahad bin Mohammed Al-Attiyah, disse à TASS que Doha estava mantendo “negociações avançadas” com Moscou sobre a compra de sistemas de mísseis de defesa aérea S-400.

Desde o início do bloqueio do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) contra o Catar em junho, Doha atualizou suas capacidades militares para se defender contra o que percebe como ações agressivas da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos.

O Ministério da Defesa do Catar também assinou um acordo histórico de compartilhamento de tecnologia militar com Moscou em outubro do ano passado.

O Su-35 é um avião de combate russo super manobrável de geração 4++ equipado com um radar faseado e motores com empuxo vetorado. Pode desenvolver uma velocidade de até 2.500 km/h e tem um alcance de 3.400 quilômetros e um raio de combate perto de 1.600 quilômetros.

O avião de combate tem um canhão de 30mm e tem 12 pontos fixos para uso de bombas e mísseis.

Anúncios

25 COMENTÁRIOS

  1. F-15, Rafale, Typhoon, Su-35… para quando uns esquadroes de F-18 e MiG-35? Haja dinheiro…

    • Sem a corrupção nojenta e o teto de gastos na área de defesa, o Brasil também poderia, somos um país podre de rico, a prova é que com todo esse roubo dos políticos e ainda não viramos uma Costa do Marfim, poderíamos ser um país de primeiro mundo se não fosse a corrupção e a mania de ser "cidadão de terceiro mundo", que algumas pessoas tem. Poderíamos ser uma potência e não a "putenfia nucleular" que somos.

      Agora temos AMX e não um 5G, não temos nem aviação naval digna… aaaa que "orguiu de nozes".

      • Não somos podre de rico não e nem acho que somente a corrupção seja o problema .A gente só exporta commodities ,não fabrica quase nada ,não é competitivo ,não tem como ser podre de rico deste jeito ,mesmo sem corrupção ,ou voce acha que em outros paises que tem grana tbm não rola isso ?

        • Corrupção igual a do Brasil não. Mesmo exportando commodities, olha o tamanho desse país e sua arrecadação, lhe garando que o Brasil tem muito dinheiro, só que todo esse dinheiro é só para os políticos e seus bolsos.

      • perfeita colocação ,mais não adianta ter dinheiro e não ter corrução se não houver interesse em armar o país veja como exemplo o caso dos Suíços ,não tem corrupção e tem dinheiro mais ainda voam os F/A 18 Hornets.

        • Verdade, falta patriotismo, mas fica dificil ser patriota com a governo corrupto e podre que temos, da até um desgosto, creio que se algum dia acabar essa podridão que assola o Brasil, o patriotismo começará a reacender nas pessoas, mas até agora é tudo sonhos apenas.

  2. Catar, é aquele país que a comunidade árabe deu u l t i m a t o, senão o tempo ia fechar lá kkkkkk

  3. Excelente escolha. Disparado o melhor 4G da atualidade.
    Sem rivais.

    • Kkkkk que isssso, ta de brincadeira, olha… se você gosta dele blz, mas falar que "disparando o melhor…. sem rivais" é ridículo, está ignorando o F-15SA, o Rafale, o Typhoon, SH.

      Meu amigo não escreva isso não, da vergonha alheia.

      • Falando bem a verdade o único que realmente esta a altura dele é o F-15SA o Rafale mesmo na sua versão M3 ainda não possui as mesmas capacidades de um SU-35 e o Typhon também não , porém ambos chegam bem perto e poderiam sim muito bem vencer um embate contra um SU-35.
        Já o SH me desculpe mais não há nenhuma versão dele operacional que o coloque em pé de igualdade com Su-35 ,há uma proposta pela Boeing que o colocaria em pé de igualdade más ela não foi aceita nem pela NAVY e nem pela USMC.

  4. Compra política. Para se manter no poder frente a ameaça da coalizão liderada pelos sauditas, os cataries estão tendo que abrir os cofres pra todo mundo em troca de apoio e os russos não iam ficar de fora da farra.

  5. É, realmente, um caça fenomenal, mas acho que o Catar preciso de mais um modelo de caça de 4a geração, bastaria aumentar o número de aeronaves das que já possui e/ou esteja em vias de aquirir, do que colocar mais na atual sopa de letrinhas que está se tornando sua aviação de caça.

    O S-400 sim, este sistema AAe faria diferença na sua atual capacidade de defesa aérea.

    Minha opinião.

  6. É uma boa proposta para eles não dependerem apenas de um fornecedor ou apenas de fornecedores ocidentais ,com isso eles garantem que em qualquer situação terão peças de reposição para pelo menos 1 de seus caças de linha de frente.
    Mas acho que uma boa pedida para eles seria apostar ou no PAK/FA ou no F-35 pois mesmo com todos esses modelos ,uma nação armada com os 5g conseguiria sobrepuja-los.

  7. Vai ter base aérea para esse tanto de avião que eles estão comprando, ou eles vão ter que fazer igual a Singapura e colocar certas aeronaves em outros países por falta de espaço?

Comments are closed.