O caça F-15QA é considerado a mais avançada versão do jato de combate fabricada até o momento.

As primeiras unidades dos 36 caças multifuncionais Boeing F-15QA encomendados pelo Catar chegará ao emirado no início de 2021.

“As entregas de aeronaves para o Catar [começarão] no início de 2021 e continuarão até o final de 2022, quando todas as 36 aeronaves estarão no país”, disse o general de brigada Eisa al-Mohannadi, diretor da Força Aérea Qatari (QEAF), ao jornal Jane’s durante entrevista na Base Aérea de Al-Udeid, em 26 de novembro.

A primeira entrega será composta por seis F-15QAs e toda a frota estará totalmente operacional até 2023, acrescentou.

O F-15QA, a versão do F-15E Advanced Eagle para a Força Aérea do Catar, será conhecido como Ababil em serviço com a Força Aérea do Catar e todas aeronaves serão baseadas em Al-Udeid.

O departamento de estado dos Estados Unidos aprovou a encomenda de 36 aeronaves por US$ 12 bilhões no ano passado.

O General Eisa disse que o Catar selecionou o F-15 pelo seu maior alcance sem reabastecimento aéreo e a sua maior carga útil, considerada pela exigência, e que sua taxa de subida e velocidade de cruzeiro são “de classe mundial”. Combinadas com as armas disponíveis, essas capacidades permitem à aeronave defender o Catar de ameaças aéreas, terrestres e marítimas, acrescentou, observando também que o tipo é totalmente interoperável com a Força Aérea dos EUA.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. Poder vir muitos 'istelfis' poderosos por aí, mas essa águia continua imponente, muito bela.

    • Não duvido nada que as versões recentes do F-15 não sejam capazes de dar um "suadouro" no J-20 e no Su-57.

Comments are closed.