O imponente helicóptero caça-minas Sikorsky MH-53E Sea Dragon. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

Parabéns aos acertadores da semana, que descobriram que o detalhe pertencia ao helicóptero destinado a caças minas submarinas Sikorsky (S-80) MH-53E Sea Dragon, em uso atualmente pela Marinha dos EUA. O Sea Dragon foi desenvolvido sobre a plataforma do CH-53E Super Stallion, mas equipado com tanques de combustíveis maiores localizados nas laterais, permitindo um tempo maior de voo durante as missões sobre o oceano. Um sonda de reabastecimento aéreo também oferece a possibilidade de permanecer em voo por muito mais tempo. A Marinha dos EUA encomendou 46 helicópteros MH-53E, e opera eles desde 1986. O primeiro voo do modelo foi em dezembro de 1981. Além dos EUA, somente o Japão utiliza o modelo Sea Dragon, que tem 11 unidades em operação com a Força de Auto-Defesa Marítima. O Sea Dragon é equipado com um sistema de contramedidas de minas, incluindo duas metralhadoras. Possui um sistema de controle de voo digital feito especificamente para ajudar a rebocar o equipamento de caça-minas na parte traseira. O MH-53E Sea Dragon, bem como o CH-53E Super Stallion, são os maiores helicópteros do lado ocidental, perdendo em tamanho apenas para os russos Mil Mi-26 e Mil Mi-12. Uma boa semana a todos.

10 COMENTÁRIOS

  1. Hmmm… muito apertado entre as duas "coisas". Ta parecendo CH53 Super Stallion (entre o tanque e a turbina)…. Vamos pesquisar…

  2. Fernando!

    O Sea Stallion possuiu dois motores a série seguinte nominada de Super Stallion, possuiu três. São muito, mas muito parecidos e criam confusões. Os "Sea" dois motores estão por ser aposentados.

Comments are closed.