Um jato executivo Cessna Citation CJ3+. (Foto: Jessica Ambats)

A Textron Aviation anunciou que está comemorando o 45º aniversário da primeira entrega do Cessna Citation. O primeiro Citation jet, um Cessna Citation 500, foi entregue à American Airlines em janeiro de 1972, onde foi utilizado para o desenvolvimento do programa de treinamento da empresa.

Desde então, a série Citation tornou-se a linha mais popular de jatos de negócios já produzidos com mais de 7.000 entregues a clientes em todo o mundo. A frota mundial acumulou cerca de 35 milhões de horas de voo.

O primeiro protótipo do Cessna Citation Jet (mais acima), e o primeiro modelo de produção, o Citation 500.

“Esta importante data que marca os 45 anos de liderança da indústria é realmente uma celebração das milhares de pessoas ao longo dos anos – clientes e funcionários – que fizeram a linha de jatos executivos Citation ser líder mundial”, disse Kriya Shortt, vice-presidente sênior de vendas e Marketing. “Em termos de satisfação do cliente, valor e desempenho de aeronaves, design, qualidade de produção e suporte ao cliente no ciclo de vida, nada se aproxima do que a família Cessna Citation oferece ao mercado global”.

Jatos Citation são conhecidos pela sua capacidade de combinar confiabilidade, eficiência e conforto com tecnologia avançada e desempenho líder de classe. Esta combinação única de recursos resultou em um nível de inigualável qualidade do Citation aos operadores em todo o mundo que passaram a conhecer e valorizar os jatos de negócios da Cessna, que evoluíram para oferecer uma gama incomparável de capacidades, sistemas e opções que permitem aos clientes expandir seu alcance de negócios.

O mais novo modelo da linha Citation, que está na fase de desenvolvimento, é o Hemisphere. (Foto: Textron Aviation)

Cada modelo Citation é projetado para atingir um equilíbrio invejável entre alto desempenho, conforto e operação econômica. Nenhuma outra família de jatos de negócios oferece uma progressão tão perfeita de aeronaves com capacidades extraordinárias para os clientes. Existem atualmente oito modelos de Citation na linha de produção, incluindo o Citation Mustang, Citation M2, Citação CJ3+, Citação CJ4, Citação XLS+, Citation Latitude, Citation Sovereign+ e Citation X+. Os últimos Citation da empresa em desenvolvimento incluem o super médio Citation Longitude e o Citation Hemisphere, a entrada da Textron Aviation no mercado das aeronaves com grande cabine.

1 COMENTÁRIO

  1. Durante muito tempo a Cessna dominou boa parte do mercado de aeronaves executivas. Aí apareceu a Embraer com produtos como os Phenom 100, 300 e a família Legacy 600 e 500, então coisa mudou de figura. Uma briga de gigantes, quem ganha com isso são os abastados que podem adquirir um desses produtos e o público do mundo aeronáutico que tem o contato com uma tecnologia "state of the art". Parabéns a Textron Aviation (Cessna Citation) pelo feito realizado!