Cessna Citation Hemisphere.

A fabricante norte americana Textron decidiu suspender o programa Cessna Citation Hemisphere devido aos problemas encontrados no motor usado na aeronave, o Safran Silvercrest.

O CEO da Textron, Scott Donnelly, anunciou a notícia durante a conferência de investidores antes de acrescentar que “estamos esperando para ver como a situação atual evoluirá, com base no que sabemos que tomaremos uma decisão considerando o desempenho do motor”. O problema relacionado ao Silvercrest é baseado na operação do compressor axial de alta pressão, cujo desempenho em altitude foi impactado.

Não há questão de interromper o programa Hemisphere, que representará o carro-chefe da linha de fabricantes de aeronaves com base em Wichita. O jato executivo de cabine grande com alcance de 4.500 milhas náuticas, ou 8.300 km, tem um primeiro voo inicialmente previsto para 2019.

O motor Safran Silvercrest,

A Cessna também renovou seu compromisso com o programa Silvercrest em dezembro de 2017, apesar da única outra cliente dos motores, a Dassault Aviation, ter suspendido o programa Falcon 5X para lançar o Falcon 6X em fevereiro de 2018, que é alimentado por motores Pratt & Whitney Canada PW800.

A Safran está totalmente comprometida com o desenvolvimento do motor turbojato Silvercrest para a certificação, tendo como pano de fundo o fornecimento de um motor para a Cessna, de acordo com as especificações originais. O fabricante do motor ainda está trabalhando nas melhorias e otimizações do compressor axial de alta pressão, e “todo o progresso feito é compartilhado regularmente com a Cessna”, comentou um porta-voz do grupo.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.