Conceito do F-35 nas cores da Luftwaffe.

O Chefe da Luftwaffe deve deixar seu cargo em grande parte devido ao seu apoio a uma aquisição alemã do caça Lockheed Martin F-35 Lightning II, relata o Jane’s.

O tenente-general Karl Müllner deixará seu cargo até o final de maio, com a notícia de sua aposentadoria apenas dois dias depois que a secretária de defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen, foi empossada para outro mandato.

O Jane’s entende que o apoio público do general Müllner ao F-35 como substituto do Tornado foi crucial na decisão de sua aposentadoria antecipada.

A Luftwaffe considera a capacidade do F-35 como referência para o processo de seleção para a substituição do Tornado e acho que eu me expressei claramente sobre qual é o favorito da força aérea“, disse o general Müllner ao Jane’s e outros meios de comunicação em Novembro de 2017.

O apoio ativo do Chefe da Luftwaffe ao F-35 vai contra o atual planejamento do Ministério da Defesa alemão, que prefere o Eurofighter Typhoon como substituto do Tornado.

O F-35 era a opção favorita do general Müllner para substituir o Tornado.

Uma das principais questões pode ser a necessidade da Alemanha de fornecer à OTAN aeronaves para transportar bombas nucleares B61 dos EUA armazenadas em uma base militar de alta segurança no oeste da Alemanha, de acordo com a Reuters.

O Eurofighter teria que ser adaptado para transportar as bombas e depois certificado, e os EUA teriam que aprovar. O F-15 já é capaz de transportar as bombas, e o F-35 deve ter a capacidade no início da próxima década.

Apesar da preferência pelo Eurofighter Typhoon, caças Boeing F-15 Eagle e F/A-18E/F Super Hornet também competem para substituir a frota alemã de aviões Tornado a partir de 2025.


FONTE: IHS Jane’s – Edição: Cavok

Anúncios

14 COMENTÁRIOS

  1. Tornado é uma avião de ataque e o F35 provavelmente será bem superior ao Eurofigther para essa função.

  2. Demitido por apoiar o que a Luftwaffe considera a melhor opçao para suas necessidades contra o lobby político do consórcio Eurofighter, assim como por aqui, pilotos da FAB elegeram o F-18 mas os políticos negociataram o Gripen.
    Ah, têm a "transmigraçao de tequinulugia" "good but not so much" para a norte americana Embraer!!!

  3. Alemanha dando exemplo de tolerância, democracia e diversidade de idéias…

  4. Quando vc esta a frente de uma instiuição ou é o preposto da mesma vc nunca pode emitir SUA opinião pois acaba sendo ouvida como opinião da instituição ou empresa que vc representa.
    Se o F-35 ou o EF é ou não capaz é irrelevante, pois no momento em que a liderança declara sua opinião pessoal, já "melou" todo o processo e com isso se perde a necessidade de fazer uma analise ou processo.
    Tal M…., foi feita pelo nosso "cumpanheiru prisidenti" ao afirmar que seria o Rafale o nosso future jato. E veja o carnaval que foi a declaração.

    Sobre a substituição, pelo menos o Eurofighter voa e não tem 3.5K erros de projetos! Se o F-35 é ou não melhor é irrelevante, pois cada dia que passa um problema novo aparece.

    • Você estava indo muito até derrapar no final Pedroca mas eu particularmente gostei do segundo parágrafo! fosse "estepaiz" um país sério o nosso "cumpanhêro prisidenti" e hoje heptarréu teria tido muito o que se explicar e o então ministro da defesa Monsieur "Jôban" teria pego o bilhete azul

    • Problema que o Eurofighter é obsoleto para quem precisa enfrentar grandes defesas aéreas. Igual a todos os caças de 4,5Gs, só podem atirar de longe com mísseis de cruzeiro.

    • Até você aderindo às Sputnices Walfrido? Virou "Sputnildo" também?

    • E não é?
      O Comandante devia estar recebendo um pixuleco na jogada.
      Foi avisado e não acreditou.

      • Gente que idolatra Rússia e China falando sobre corrupção é igual a marginal reclamando da violência.

        • À título de curiosidade no ranking da percepção da corrupção elaborado pela transparência internacional, onde a Nova Zelândia ocupa o primeiro lugar entre os menos corruptos, os EUA estão em 16º lugar, a China em 77º lugar e a Rússia ocupa um (vergonhoso) 135º lugar
          https://www.transparency.org/news/feature/corrupt

          • Percepção é, como o próprio nome diz, é algo relacionado ao que se pode perceber.
            Se vc não percebe, não quer dizer que não existe.

          • Então não podemos falar mal de corrupção nenhuma, pois estamos mal classificados nesta lista, quebraram o galho do Brasil o deixando em 86° lugar.

Comments are closed.