Os girocópteros Hunting Eagle durante a parada militar do Dia Nacional em Pequim.

A China apresentou um veículo aéreo peculiar, o girocóptero militar “Hunting Eagle”, no desfile do Dia Nacional em 1º de outubro em Pequim.

Desenvolvido pela empresa Shaanxi Baoji Special Vehicles, o veículo “mais estranho” exibido no evento é menor, mais barato e requer espaço mais estreito para pousar do que um helicóptero convencional. O também conhecido como autogiro, por mais lento que seja, não possui capacidade de decolagem vertical e requer pilotos qualificados para voar.

Um girocóptero é um tipo de aeronave que usa um rotor não motorizado na autorotação para desenvolver sustentação e uma hélice acionada por motor, semelhante à de uma aeronave de asa fixa, para fornecer empuxo.

O Hunting Eagle pode ser usado em missões de busca e resgate, controle de fronteiras, vigilância, missões de reconhecimento aéreo e operações das Forças Especiais para posicionar soldados atrás da linha inimiga.

Girocópteros Hunting Eagle com soldados de forças especiais.

Também será usado para mobilizar forças especiais chinesas quando realizarem missões em território inimigo. “No entanto, será limitado por curto alcance”.

Anúncios