A China certificou o helicóptero Mi-171 com novos motores VK-2500-03.

A Administração de Aviação Civil da China (CAAC) emitiu um certificado de tipo nacional para o helicóptero Mi-171 com os motores VK-2500-03. A decisão das autoridades chinesas dá à holding russa Helicopters (parte da Rostec State Corporation) a oportunidade de fornecer aeronaves desse tipo para a China.

“A China tem cerca de 20 helicópteros civis Mi-8/17, e já havíamos observado várias vezes que os operadores nacionais estão interessados nas versões mais recentes desse tipo. A cooperação das empresas da Rostec tornou o Mi-171 mais atraente para os negócios, reduzindo o custo de sua operação devido ao uso de novas tecnologias”, disse o CEO da Russian Helicopters, Andrey Boginsky.

No final de 2018, a Russian Helicopters fez voos de demonstração do Mi-171 com o motor VK-2500-03 na China. Os chefes do Ministério de Administração de Emergência da China e da CAAC viram a capacidade de transporte da aeronave durante o transporte de carga em uma tipóia externa, combatendo incêndios em altas montanhas e voos com um sistema de balde.

“A construção de helicópteros é uma das principais áreas de cooperação entre a Rostec e nossas contrapartes chinesas”, disse Viktor Kladov, diretor de cooperação internacional e departamento de política regional da Corporação Estadual. “Estamos trabalhando constantemente na expansão das áreas de cooperação nesta indústria – isso inclui o fornecimento de máquinas, modernização, autorização e certificação de centros existentes e criação de novos serviços técnicos e, claro, nosso projeto com a China para criar o AHL (Advanced Heavy Lifter)”.

Combatendo incêndios e transportando cargas a uma altitude de até 3.300 metros, o helicóptero Mi-171 com o motor VK-2500-03 demonstrou suas principais vantagens, como a relação empuxo-peso e a segurança de operação nas montanhas, da melhor maneira possível.

Durante o voo de demonstração, o helicóptero transportou três toneladas de carga e nove passageiros da altitude de 2.600 metros para a altitude de 3.300 metros. A aeronave também mostrou como são necessárias 3,5 toneladas de água em um balde externo a uma altitude de 3.000 metros e, em seguida, despejá-lo no centro do incêndio. No solo, como parte de um show estático, as pessoas viram os recursos exclusivos do Mi-171 em termos de passageiros e bombeiros entrando e saindo rapidamente da aeronave.

O helicóptero certificado Mi-171 com o motor VK-2500-03 foi apresentado pela primeira vez na Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China, realizada em Zhuhai. O motor VK-2500-03 é projetado e fornecido pela JSC UEC-Klimov.

O novo motor é muito poderoso (comparado ao motor TV3-117VM, série 02) em qualquer modo de voo e em qualquer altitude devido a materiais resistentes ao calor e design aprimorado. A introdução do sistema de controle automático digital BARK-78 possibilita a operação mais adequada do motor, garante controle mais próximo das operações em todos os modos e simplifica a operação. O uso de motores VK-2500-03 em helicópteros Mi-171 garante maior capacidade de carga e aumenta o teto absoluto e estático. Além disso, uma maior potência do motor disponível em um modo de emergência garante maior segurança durante o voo com um motor em funcionamento.

SEM COMENTÁRIOS