Aeronave de transporte militar XI’an Y-20 desenvolvida na China.

A Corporação da Indústria Aeronáutica da China (AVIC) divulgou uma notícia em sua conta oficial no dia 11 de junho que o avião de transporte pesado Y-20 realizou recentemente seu primeiro treinamento de salto aéreo e lançamento aéreo em conjunto com tropas da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF). A notícia mostra que o Y-20 pode ter realizado seu primeiro treinamento de lançamento aéreo de equipamentos pesados, o que é de grande importância para as tropas aerotransportadas do Exército de Libertação Popular.

Na verdade, a conta oficial da PLAAF divulgou uma notícia semelhante no dia 8 de maio. A única diferença é que as fotos divulgadas pela PLAAF mostravam na época principalmente o treinamento de salto de paraquedistas, sem nenhuma cena de lançamento de equipamento pesado. No novo exercício ocorreram lançamentos de equipamento pesado do Y-20, o que significa que o avião de transporte Y-20 passou basicamente no teste de lançamento de equipamentos pesados.

Carga sendo lançada de um Y-20.

Especialistas disseram que a conclusão do lançamento do equipamento pesado do Y-20 é de grande importância para a melhoria da capacidade de combate das tropas aerotransportadas da China.

Desde que foram criadas, as tropas aerotransportadas têm sido um “trunfo” que pode rapidamente derrotar o inimigo e também ganhou inúmeras honrarias. Mas, devido à limitada tecnologia do sistema paraquedismo e à plataforma de transporte, o poder de fogo das tropas transportadas pelo ar é geralmente inferior a outras tropas terrestres, e ainda mais fraco que as tropas de infantaria padrão.

Portanto, o lançamento de equipamento pesado do ar tornou-se uma peça chave para melhorar a capacidade de combate das tropas transportadas pelo ar. O lançamento de equipamento pesado refere-se ao lançamento de armas pesadas e equipamentos acima de uma tonelada. É uma garantia essencial para a manobrabilidade remota e capacidade de ataque das tropas aerotransportadas modernas.

Paraquedistas saltam da rampa traseira de um Y-20 durante exercício em maio de 2018. (Foto: China Military)

Comparado com o anterior lançamento de equipamento pesado por aviões de transporte militar IL-76 e Y-8, o avião de transporte Y-20 para esta missão tem a capacidade de lançar um veículo de combate de infantaria blindada (IFV) ZBD-03 de oito toneladas. A vantagem do Y-20 é que ele pode transportar vários veículos de combate aéreos ou lançar armas e equipamentos muito mais pesados.

No entanto, ainda são necessários mais testes e treinamentos para dar uma folga às vantagens do Y-20 em grandes porões e grande capacidade de carga.

3 COMENTÁRIOS

  1. Se os chineses desenvolverem uma versão com motores e aviônicos ocidentais, do jeito que são bons no preço, e capaz que abocanhe alguma coisa. Se tiver motores IAE V2500-E5 e aviônicos Rockwell Collins Pro Line Fusion (livre de ITAR), pode ser interessante para FAB também, mas………

Comments are closed.