image 13 1 600x371 - China desenvolve novo motor para jato stealth FC-31
Caça stealth FC-31 em imagem ilustrativa.

Uma equipe composta por mais de 190 projetistas chineses desenvolveu e realizou testes de protótipos de um novo motor turbofan para caças stealth embarcados em porta-aviões, supostamente no novo FC-31.

“O motor pode estar relacionado à aeronave furtiva bimotor FC-31 de médio porte da China, que pode se tornar a próxima geração de caças baseados em porta-aviões da China”, disse Wei Dongxu, especialista militar do Global Times.

A equipe do Instituto de Pesquisa de Turbinas a Gás sob a estatal Aero Engine Corporation da China receberá um prêmio provincial durante o Dia da Juventude da China em 4 de maio, de acordo com um comunicado divulgado pelo governo de Chengdu, capital da província de Sichuan, através da conta WeChat na segunda-feira.

A equipe de desenvolvimento levou um ano para projetar o mecanismo. O protótipo do motor passou por testes durante seis meses. O motor é um dos vários grandes projetos de motores aeronáuticos do país, segundo o comunicado.

“Motores turbofan avançados são difíceis de desenvolver, especialmente a fabricação das pás dos fans, que devem ser construídas para resistir a temperaturas e pressões muito altas”, acrescentou Wei.

No entanto, de acordo com Wei, o novo motor ainda deve passar por uma quantidade considerável de testes em diferentes situações, antes de ser confirmado como confiável e entrar em produção em massa.

Este motor turbofan é provável que seja usado em caças furtivos da China no futuro, informou o Weihutang, um site afiliado da Televisão Central da China.

Anúncios

9 COMENTÁRIOS

  1. Sei não… Esse cacinha ainda vai ter que provar muuuita coisa na vida pra ser considerado com seriedade… Só impressão!

  2. O dragão tem vontade, coragem e dinheiro, então é uma questão de tempo, e se o tempo que levaram para desenvolverem os aviões servir como indicador, esse motor ficará pronto antes do motor do Su-57.

  3. Se ele tiver 50% da ficha tecnica do f35 já está bom.

    Já daria trabalho.

  4. deve ser tecnologia roubada ou clonada. Turbinas com pós- combustão não são o forte dos chinas. Espero que não tenha sido outro roubo de tecnologia no ocidente que permitiu isso. os vizinhos dos chinas vão torcer para falhar.

Comments are closed.