Aeronave tiltrotor “Blue Whale” em desenvolvimento pelo China Helicopter Research and Development Institute.

A China estaria com planos para desenvolver aeronaves tiltrotores para seus navios de assalto anfíbio tipo 075, o segundo dos quais está programado para ser lançado em breve.

“Tendo capacidade de pouso e decolagem vertical de um helicóptero com a velocidade de uma aeronave turboélice, um avião tiltrotor (rotor de inclinacão) pode ajudar na “reunificação” de Taiwan com a China continental”, informou o Global Times citando especialistas da China.

Embora não se saiba muito sobre o desenvolvimento de aeronaves com rotor de inclinação na China, sua menção em uma publicação estatal, a Ordnance Industry Science Technology referida pelo Global Times leva credibilidade à possível existência de um projeto desse tipo.

Modelo da aeronave “Blue Whale” durante exposição em Tianjin.

Os Estados Unidos é o único país que possui aeronaves com rotor de inclinação operacional, o Bell-Boeing V-22 Osprey usado pelos Fuzileiros Navais e pela Força Aérea. Sabe-se que a China segue a liderança dos EUA em tecnologia de defesa e foi acusada de produtos copiados, como o jato furtivo J-20 (do F-22) e os drones Wing Loong (a partir do MQ-9 Predator).

As duas primeiras embarcações Tipo 075 serão lançadas em setembro, com a segunda embarcação já em estágio avançado de construção. “A China deve lançar seu segundo navio de assalto anfíbio tipo 075 logo após o lançamento do primeiro em setembro”, disseram analistas.

A AVIC vem desenvolvendo drones VTOL.

O equipamento de aviação de combate a ser usado nos navios de assalto anfíbio está tendo um progresso suave. A Marinha Chinesa já possui as versões navais dos helicópteros Z-8 e Z-9 e a produção em massa para a versão naval do Z-20 também deve começar em alguns anos, informou a publicação.

A China tem uma necessidade urgente de navios de assalto anfíbios para se preparar para lutas militares, incluindo a reunificação da China, porque as atuais docas anfíbias Tipo 071 e outros navios de desembarque de tanques não têm capacidade de entrega vertical e não são suficientes para transportar grandes forças em um curto período, portanto, o Type 075 pode ser o item mais importante para compensar essa falha, afirma a reportagem.

Navio de assalto anfíbio Type 075 em construção na China.

A China está se preparando há anos para a “eventual unificação” com Taiwan, ultrapassando a ilha por força militar. Ele espera que o Tipo 075 desempenhe um papel vital no transporte de tropas e armas para uma onda de ataque inicial na ilha.

Taiwan está realizando exercícios para repelir tal ataque principalmente com o uso de armas americanas.

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá Thundergeo,

    Certamente será uma aventura muito complicada. A última ocupação naval de porte parecido foi a invasão nas praias da Normandia durante a Segunda Guerra Mundial. Naquela época o dasafio foi desenbarcar em uma faixa de terra, se não me engano, de uns 90 Km. Taiwan tem uma costa de mais de 1.500 Km além de um clima simplesmente tempestuoso, já que aquela região sofre com tufões e u mar complicado.
    Talvez a melhor opção para o chineses seja um bloqueio naval, mas aí certamente o taiwaneses teriam o apoio americano e eles fariam como foi feito com Berlim, uma ponte aérea, e duvido que a China queira abater alguma aeronave americana.
    Mas certamente, uma região que pode jogar a nossa civilização de volta a idade da pedra.