Jato de combate JF-17 Thunder.

Um avião de combate paquistanês JF-17 Thunder, que completou sua primeira revisão total na China, foi devolvido a Islamabad em março deste ano.

A revisão foi realizada pela Changsha 5712 Aircraft Industry Company, que funciona sob a Corporação da Indústria de Aviação da China (AVIC). A aeronave, parte do primeiro lote de jatos JF-17 entregue ao Paquistão, foi desmontada e remontada, revelou a China Aviation News na segunda-feira.

Esta é a primeira vez que a AVIC reformou um caça de terceira geração feito para exportação e futuras revisões do tipo devem ser realizadas no Paquistão. A primeira revisão representa a fase de tentativa e erro do projeto e forneceu experiência no estabelecimento de padrões para outras revisões do JF-17 no futuro, de acordo com um especialista em aviação da China.

Desenvolvido e fabricado pela China e pelo Paquistão, o caça monomotor JF-17 fez seu primeiro voo em 2003. Os primeiros JF-17 foram entregues à Força Aérea Paquistanesa (PAF) em 2007.

Depois de uma década de uso, chegou a hora de os primeiros JF-17 passarem por reformas, disseram analistas militares. Um contrato foi assinado em 2016 e a primeira revisão foi iniciada em novembro de 2017. A aeronave revisada realizou seu primeiro voo de teste em outubro de 2018, segundo os relatórios.

A experiente equipe de revisão da AVIC usou um “modelo de manutenção orientado à confiabilidade, mantendo o ciclo de manutenção curto e os custos baixos”, disse a reportagem da China Aviation News.

O Paquistão enviou dezenas de estagiários para a China, para estudar o processo de reforma, disse o relatório, acrescentando que as revisões futuras em outros JF-17 poderiam ser feitas por pessoal paquistanês.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.