China diz que a recente interceptação de um avião EP-3 Aries dos EUA foi profissional. (Imagem ilustrativa)

A China afirmou nesta terça-feira que o recente encontro entre dois caças J-10 chineses e um avião de vigilância EP-3 dos EUA no Mar da China Oriental foi “legal, necessário e profissional“.

O Ministério da Defesa da China emitiu uma declaração defendendo o incidente, que os Estados Unidos disseram que quase provocaram uma colisão.

O Pentágono disse que os dois caças J-10 chineses interceptaram o avião de vigilância EP-3 da Marinha dos EUA enquanto operava em águas internacionais. “A tripulação considerou a intercepção insegura e pouco profissional“, disse o porta-voz do Pentágono, o Tenente-Coronel Christopher Logan.

A intercepção fez com que o piloto dos EUA “fizesse uma ação evasiva para evitar uma colisão“, disse o oficial, observando também que os caças chineses estavam equipados com mísseis ar-a-ar.

Mas o porta-voz de defesa da china, Ren Guoqiang, disse que as ações dos pilotos chineses foram “legais, necessárias e profissionais“.

O reconhecimento imediato da aeronave dos EUA ameaçou a segurança nacional da China, prejudicou a segurança militar entre dois países e colocou os pilotos de ambos os países em perigo. Esta é uma fonte de perigo para a segurança militar da China e os EUA“, disse Ren.


FONTE: UPI

Anúncios

7 COMENTÁRIOS

  1. Muita frescura, quero ver ter coragem de testar a defesa aérea brasileira, em 86 os ETs tentaram e viram que aqui tem controle! lol

    • Aproveitando o gancho… Tem pessoas dizendo que os radares das aeronaves captaram os ditos óvnis, porém nas declarações da época só ha relatos que os "pontos" teriam sido captados apenas pelos radares em solo o que é mais provável… Talvez o pessoal goste de aumentar as coisas o que só faz gerar confusão, afinal, me recuso a acreditar que o radar do F-5 tenha captado algo real naquela noite, não é possível kkk…

      • O radar do forevis5 sempre foi mediocre, ele é um treinador.

        Se não me engano, faz tempo que vi e posso estar enganado, o caso dos ovnis na bélgica que é mais recente, os F16 captaram e mais antigamente na época do Xá os F4 também teria captado, ou seja tem que ter caça e não treinador kkkkk

  2. Olha, começo a achar que é mesmo frescura dos yanques, toda interceptação eles dizem ter sido insegura, pouco profissional.. etc..
    Já tá ficando manjado..
    Ou o mundo todo faz errado, ou só eles fazem certo.

    • Não deve ser frescura mas sim estratégia de cada lado. Do lado americano que não reconhece o ADIZ chinesa, não dão atenção ao chineses se você esgoelando no rádio ou aos caças fazendo a interceptação, seguem na sua rota independente de gritaria. Essa é parte da polícia "open waters" americana, que é forçar o trânsito por áreas contestadas para garantir sua interpretação das leis marítimas.

      Veja esse trânsito de um P8 na região, os americanos não mudam de rota independente das ameaças e dos chineses travando eles no radar, continuamente repetindo que estão sob águas internacionais. https://youtu.be/OaKbZW0pqkM

      Já do lado chinês, pra forçar o avião americano a obedecer sua ADIZ não sobra muita alternativa pacífica a não ser forçar com manobras perigosas a mudança de rota pelo americano.

      Só lembrando que direito internacional só tem validade quanto ao reconhecimento mútuo das partes quanto a uma regulamentação comum, se não há esse comum acordo, a única outra maneira de resolver uma disputa é militarmente, a postura dos dois lados é correta se for pensar nos seus objetivos políticos, não existe isso de "profissionalismo", apesar de realisticamente a ADIZ proposta pelos chineses ser uma piada.

      Isso me lembra aquela interceptação do Vulcan no Rio de Janeiro onde os pilotos não conseguiam fazer o piloto falar, não sei por que não se comunicava, e então começaram a dar asadas no bombardeiro até que abriu comunicação, manobras perigosas são um instrumento de um piloto de caça também.

  3. Filma tudo caramba e joga na mídia e acaba com estas besteiras. Hoje em dia temos tecnologia suficiente para filmar em alta definição e medir a distância com exatidão.

    • É o que eu sempre me pergunto com toda essa tecnologia é impossível não ter espaço para uma câmera filmar essas interceptações

Comments are closed.