Nova geração de caças da China?
Nova geração de caças da China?

Um Oficial militar senior disse ontem, dia 09, que os pilotos militares chineses podem esperar a chegada dos mais avançados jatos de combate nos próximos 8 ou 10 anos, enquanto o presidente Hu Jintao chama de um “novo capítulo” no desenvolvimento de uma nova Força Aérea da China (PLAAF).

Hu confirmou a informação enquanto se encontrava com oficiais seniors, especialistas, projetistas e pilotos que representavam a People’s Liberation Army Air Force (PLAAF), no domingo, dia 08, num dos eventos escolhidos para celebrar o 60º aniversário da Força Aérea da China.

A defesa nacional da China e a modernização do exército são confrontadas com novas situações e tarefas todos dias. De acordo com os requerimentos das operações, tanto ofensivas quanto defensivas, a Força Aérea está necessitanto urgente um aprimoramento de seus sistemas militares, disse Hu.

No mesmo dia, He Weirong, porta voz do comando da Força Aérea, disse na China Central Television que os pilotos podem esperar esse salto de tecnologia para os mais avançados jatos de combate nos próximos 8 ou 10 anos e que esses terão capacidade stealth.

A entrevista pode ser vista aqui (o vídeo tem cerca de 35 minutos e mostra vários aviões de combate da PLAAF).

Ele disse que os novos aviões já estão sendo desenvolvidos e irão ser iguais ou superar as capacidades dos jatos existentes hoje.

No mundo todo, a 4ª geração de caças de combate, tem como referência o norte americano F-22 Raptor, também chamado de 5ª geração de caças, baseado num padrão russo.

Eles deverão possuir a habilidade 4S, que são: Stealth, Super Cruise, Super Manobrabilidade e Short Take-off.

“Comparada com a 3ª e uma improvisada 3,5 geração, a 4ª geração de caças supera em muito as vantagens tecnológicas. Suas mais importante característica de combate é a capacidade de invisilidade, a qual também pode ser chamada de baixa detecção aos radares.,” disse Dai Xu, um estrategista e coronel da Força Aérea da China, para o jornal Global Times.

Atualmente, o F-22 é o único caça em serviço de 4ª geração do mundo. O F-35 e o russo T-50 ainda estão em desenvolvimento. A 4ª geração de caça chinês é o 4º e está entrando no processo de desenvolvimento.

De acordo com Dai, o desenvolvimento da 4ª geração de caça para a China, mostra o atual processo de mopdernização da Força Aérea.

“A América já está equipada com a 4ª geração de caças de combate. Isto mostra claramente a direção do desenvolvimento da força aérea. A Chine está desenvolvendo a 4ª geração de caças, o que significa que os armamentos estão sendo desenvolvidos e a China não poderá ficar para trás nesse campo,” adicionou Dai.

A 3ª geração de caças, produzidos na China, os  J-10, tem um desempenho similar aos caças F-16 feitos nos EUA, disse He numa entrevista.

Caça J-10 da Força Aérea da China
Caça J-10 da Força Aérea da China

“Os J-10 tem uma capacidade bélica de mais de 6 toneladas com 11 suportes fixos sob as asas, e uma capacidade de decolagem curta, de apenas 350 metros,” disse ele.

Os caças J-10 fizeram várias passagens na parada militar National Day que marcou as comemorações do 60º aniversário da Força Aérea em Beijing.

“O caça J-10 é a primeira aeronave de combate com toda tecnologia e direitos de fabricação 100% chineses, e é equivalente a 3ª geração de caças em termos de desempenho. O J-10 vai continuar a ser melhorado,” afirmou o projetista do J-10,  Zhang Jigao.

Um dos programas de melhoria do J-10 já está em andamento e estará disponível num futuro próximo.

Fonte: Global Times

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.