Desenvolvido pela Tengden Technology Co, com sede em Chengdu, o primeiro grande drone utilitário de três motores do mundo faz seu primeiro voo no sudoeste da China em 16 de janeiro. (Foto: CNS)

Alegado como sendo o primeiro do mundo, um drone grande de três motores fez seu voo inaugural na China na quinta-feira passada. O modelo, ainda sem designação, pode ser usado em missões de transporte e ataque.

Desenvolvido pela Tengden Technology, com sede em Chengdu, o drone decolou e pousou na manhã de quinta-feira em um aeroporto no sudoeste da China, marcando seu bem-sucedido voo inaugural, informou o Chengdu Daily na sexta-feira.

O drone tem uma envergadura de 20 metros e um comprimento de 11 metros. É equipado com três motores a pistão, um sob cada asa e um na cauda, ??permitindo um peso máximo de decolagem de 3,2 toneladas e podendo permanecer em voo por até 35 horas, segundo a reportagem.

Ele tem um teto de voo de 9.500 metros, uma taxa máxima de subida de 10 metros por segundo e uma velocidade máxima de mais de 300 quilômetros por hora, disse a reportagem, observando que é muito adaptável e pode ser implantado em aeródromos em áreas de planalto.

O drone é uma variante de três motores do Scorpion de cauda dupla e dois motores da Tengden disse o Chengdu Daily. O drone será “colocado no mercado em todas as frentes” em 2021, informou o chinanews.com, o que significa que poderia ser oferecido tanto para exportação doméstica quanto para exportação.

O drone usa motores a pistão, que são de baixo custo, mas têm vida útil longa, também é muito econômico. O mecanismo extra torna esse novo drone mais poderoso, capaz de transportar mais carga útil e decolar em curtas distâncias, disse um especialista militar que pediu para não ser identificado, disse ao Global Times no domingo.

Anúncios