Um modelo do helicóptero Z-20, uma cópia chinesa do Sikorsky UH-60 Black Hawk, está sendo testado pela Marinha chinesa a bordo de um de seus destróieres.

O mais recente helicóptero da China, o Z-20, levará a capacidade de combate da Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) a um novo patamar, afirmaram especialistas militares chineses na terça-feira, depois que um modelo da versão naval do helicóptero Z-20 foi supostamente mostrado em um navio de guerra pela primeira vez.

Citando uma foto que apareceu na mídia social chinesa, a revista Weapon informou, através de sua conta de mídia social, no sábado que a variante naval Z-20 estava a bordo de um destróier chinês e sua aparência característica a tornou claramente identificável.

Geralmente mantendo as mesmas características da versão do helicóptero do exército, a versão naval baseada em embarcações também pode minimizar seu tamanho no hangar através de recursos de design como lâminas de rotor dobráveis, a julgar pela foto. Ele também pode apresentar recursos anti-corrosivos extras e trem de pouso mais forte, disse a revista Weapon, afiliada à estatal China North Industries Group Corporation, importante fabricante de armas e equipamentos militares chineses.

3 vistas da versão naval do Z-20.

Ter um modelo de tamanho real a bordo para testes significa que o PLA está estudando a adaptabilidade prática do Z-20 em navios, testando coisas como a forma como o helicóptero entraria e sairia do hangar do navio e quanto espaço ele realmente ocuparia, disse Li Jie, especialista naval em Pequim.

Comparado a outros helicópteros embarcados em serviço, o Z-20 tem um bom peso de decolagem (embora não seja superdimensionado em navios) e pode se adaptar melhor a situações nos mares, disse Li.

Frequentemente comparado ao UH-60 Black Hawk, dos Estados Unidos, o Z-20 é um helicóptero utilitário de médio porte de 10 toneladas que pode se adaptar a diferentes terrenos e condições climáticas, disseram especialistas militares ao Global Times.

Teria a capacidade de voar em destróieres, docas de desembarque anfíbio, navios de assalto anfíbio e porta-aviões, realizando uma ampla gama de tarefas, incluindo guerra anti-submarina, missões de reconhecimento, transporte e busca e resgate em alto-mar, disse Li, observando que o helicóptero desempenhará um papel importante no campo de batalha multidimensional e digitalizado.

A versão do exército do Z-20.

O Z-20 ajudará a Marinha Chinesa a atingir um nível mais alto de eficácia, observou Li.

O helicóptero é visto por muitos entusiastas militares como um dos mais avançados aviões da série “20” da China, sendo os outros o caça furtivo J-20, o avião de transporte de grande porte Y-20 e o bombardeiro estratégico H-20.

A versão do exército do Z-20 teria entrado em testes operacionais, mas o suposto comissionamento ainda não foi oficialmente confirmado.


Fonte: Global Times

Anúncios