01 cirrus aircraft - Cirrus Vision Jet é o primeiro jato privado que pode pousar sozinho
O Cirrus Vision Jet agora apresenta um sistema autônomo de segurança que auxilia o pouso da aeronave.

Um passo importante para a aviação autônoma foi dado na semana passada quando a Cirrus Aviation anunciou a funcionalidade “Safe Return” para seu jato Vision G2, que encontrará a pista de pouso mais próxima, alertará as autoridades e pousará sozinho em caso de emergência.

90 34 1 - Cirrus Vision Jet é o primeiro jato privado que pode pousar sozinhoO Vision é um pequeno jato particular capaz de acomodar sete pessoas, podendo voar a mais de 300 nós a 31.000 pés. Pequeno, rápido e fácil de usar, é bom para quem deseja voar sozinho. Tem sido um produto de sucesso para a Cirrus, mas sua nova funcionalidade pode representar algo maior. O CEO Zean Nielsen o chama de “um produto que acreditamos que mudará a aviação pessoal para sempre”.

button small 1571768280 - Cirrus Vision Jet é o primeiro jato privado que pode pousar sozinhoO Safe Return Autonomous Autoland, desenvolvido em conjunto com a Garmin, manifesta-se como um botão no teto do jato Vision acessível aos passageiros. Se algo acontecer com o piloto, um passageiro pode pressionar o botão e solicitar o pouso automático. Confira um vídeo detalhando a tecnologia abaixo.

Nesse ponto, as telas dos pilotos no jato Vision mudam para exibir informações mais relevantes para os passageiros. O sistema de controle de voo aciona o piloto automático e verifica o terreno circundante, o clima e as pistas de pouso para encontrar o local seguro mais próximo para pousar o avião.

5dbca2bbe0ee7e5a3d2919b7 - Cirrus Vision Jet é o primeiro jato privado que pode pousar sozinhoDentro da cabine, os passageiros recebem uma leitura e uma mensagem de áudio informando quando o avião pousará. Enquanto isso, o sistema fala automaticamente em canais de emergência para reunir serviços de emergência e alertar torres de controle. Ele se direciona para o aeroporto e pista selecionados, diminui a velocidade, abaixa o trem de pouso e monitora a altitude com precisão, à medida que se desloca sobre a pista e chega para um pouso suave.

A aeronave então taxia e freia até parar, momento em que os passageiros podem pular fora da aeronave e os serviços de emergência podem embarcar para lidar com o que aconteceu com o piloto.

09 small 1571768433 - Cirrus Vision Jet é o primeiro jato privado que pode pousar sozinhoEm essência, o sistema Safe Return responde a uma pergunta incômoda que todos os passageiros aéreos que viram o filme Airplane carregam consigo inconscientemente: você poderia pousar uma aeronave se fosse necessário? Agora, qualquer passageiro que sobreviva a qualquer coisa que tenha nocauteado o piloto pode pousar o jato Vision com segurança.

É um sistema de pouso com piloto automático construído pela Garmin e parte do sistema de cabine de comando G3000. Na prática, isso significa que, se o piloto estiver incapacitado, pousa o avião com segurança, sem intervenção humana. Também está disponível no Piper M600 e provavelmente estará disponível em outros aviões em breve.

90 cirrus - Cirrus Vision Jet é o primeiro jato privado que pode pousar sozinhoEsse novo sistema vem adicional ao sistema de pára-quedas balístico, como um segundo auxílio em separado que o Vision já empregava, que pode ser implantado em caso de falha catastrófica total e trazer o jato suavemente para baixo.

As aeronaves já podiam voar com muita competência de forma automática. A capacidade de retornar e pousar automaticamente, mantendo contato com as autoridades no solo, é um passo importante para a aviação totalmente autônoma, na qual as aeronaves farão fila e taxiarão pelos aeroportos na direção do controle de tráfego aéreo, decolando, navegando e pousando taxiando em suas baías de chegada e não necessitando de informações de um piloto humano.

Anúncios