O jato Vision Jet SF50 da Cirrus Aircraft recebeu o certificado do tipo pela FAA. (Foto: Cirrus Aircraft)

A Cirrus Aircraft anunciou a chegada de uma nova era no transporte pessoal já que o Cirrus Vision Jet – o primeiro jato monomotor pessoal do mundo – obteve a certificação da FAA, a Agência de Aviação Federal dos EUA.

Com esta conquista, o Vision Jet inaugura uma nova categoria de aeronaves que oferece uma experiência inigualável aos pilotos, passageiros e operadores, e a certificação abre o caminho para entregas iniciais de clientes em 2016.

“Que dia incrível e impactante para a Cirrus Aircraft e para toda a indústria aeronáutica e aeroespacial”,

Disse co-fundador e CEO da Cirrus Aircraft, e membro da National Aviation Hall of Fame, Dale Klapmeier. “Assim como a série SR de aeronaves de pistão de alto desempenho mudou para sempre a aviação, o impacto do Vision Jet no transporte pessoal e regional será ainda mais profundo. Nunca antes surgiu uma solução de aeronave a jato que reescreva as regras de muitas maneiras – design icônico, facilidade de operação, economia inteligente, propriedade simplificada e muito mais”.

O Vision Jet define a nova categoria de jatos pessoais de um único motor com sua cabine espaçosa, para o piloto e passageiro, com janelas expansivas, assentos reclináveis e espaço confortável para as pernas que pode acomodar até cinco adultos e duas crianças. A cabine é complementada pelo pacotes de aviônicos exclusivo Cirrus Perspective Touch by Garmin, que oferece uma vasta gama de recursos de navegação e recursos de segurança altamente sofisticados e fáceis de usar para o piloto apenas com o toque de um dedo. Alimentando o Vision Jet está o único e inteligente motor turbofan Williams International FJ33-5A coom FADEC e aprovado para Flight-Into-Known-Ice (FIKI).

O Vision Jet junta-se ao portfólio de produtos inovadores da Cirrus Aircraft, que atualmente inclui a série SR de aviões de pistão de alto desempenho – a aeronave mais vendida do mundo por 13 anos consecutivos – com mais de 6.500 aeronaves operando em mais de 60 países. O Cirrus é mais conhecido como “o avião com o paraquedas”, como o único fabricante da Aviação Geral que incorporou um paraquedas certificado projetado para suportar todo o avião como um recurso de segurança padrão em sua aeronave. Conhecido como o Cirrus Airframe Parachute System, ou CAPS, o sistema de segurança mais inovador na aviação geral retornou em segurança mais de 140 pessoas para suas famílias em situações de emergência. Uma versão do CAPS também será um recurso de segurança padrão no Vision Jet.

As entregas iniciais de clientes do Vision Jet estão programadas para começar em 2016, com a produção em alta taxa durante 2017. O Vision Jet, juntamente com o avião de pistão de alto desempenho mais vendido do mundo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Realmente a Cirrus está contribuindo com uma grande mudança na aviação executiva. Em breve os concorrentes terão que adotar também algumas de suas inovações.

  2. A Cirrus conseguiu emplacar duas vendas importantes cono treinadores militares, foi selecionada para instrução primária terceirizada da Força Aérea Francesa(SR-20) e Marinha francesa(SR-22) e para instrução primária dos cadetes não aviadores da USAF(SR-20,T-53 na USAF)
    Cirrus como treinador primário na França: http://www.airliners.net/photo/Cassidian-Aviation-Traini...
    ………………
    OBS:Os aviadores da USAF voam o Diamond DA-20 terceirizado e outros oficiais tripulantes que necessitam de instrução de voo usam o Cirrus T-53, a AFA americana arrendou 25 unidades para treinamento. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/

Comments are closed.