Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea, Ten Cel José Aguinaldo de Moura, juntamente com os pilotos da Patruille de France.

O Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea, Ten Cel Av José Aguinaldo de Moura, realiza, no período de 22 a 26 de fevereiro, um intercâmbio com a Patrouille de France.

O líder da Esquadrilha da Fumaça foi até a sede do time acrobático francês com o objetivo de trocar experiências.

Na oportunidade, o piloto cumpre uma extensa agenda de programação. No dia 22, o visitante apenas assistiu aos treinamentos e, no dia 23, voou como tripulante na aeronave Alphajet. À noite, houve um jantar de confraternização.

O último encontro entre representantes dos dois times foi em 7 de setembro de 2009, quando os franceses tiveram uma participação especial no Desfile comemorativo à Independência, em Brasília/DF.

O intercâmbio, que teve início no ano de 2006, tem se mostrado tão positivo que os integrantes do EDA e da Patrouille de France já estão familiarizados com as rotinas de trabalho e com as culturas de cada país.

A Patruille de France durante apresentação no Rio de Janeiro. (Foto: Luis André Werlang / www.aviação.art.br)

Patrouille de France
O time nasceu em 17 de maio de 1953. A rotina dos pilotos é constituída de dois treinamentos de vôo, além de exercícios físicos diários. Duas vezes na semana, o time realiza esportes coletivos, tais como futebol.

É integrada por nove pilotos e trinta e dois mecânicos, sendo que há uma equipe responsável somente pela administração do Esquadrão. Um piloto é o reserva e tem capacidade para voar, caso necessário, em qualquer uma das posições.

As demonstrações são realizadas com oito aeronaves e tem duração de 25 minutos. São realizadas de 30 a 60 demonstrações por temporada. Anualmente, há uma temporada com duração de 4 meses, aproximadamente. Os demais meses do ano são destinados a treinamento dos pilotos.

Utilizam a aeronave Alphajet de fabricação franco-alemã, as quais diversas versões estão em utilização em doze diferentes países. É um biplace, jato a reação. Seu peso para decolagem pode ser de até 7250 kg. Dispõe de excelente qualidade de manobrilidade.
Largura  11, 85m
Envergadura  9,16m
Altura  4,19m

Mais informações sobre o time de demonstração aérea francês podem ser encontradas no site http://www.patrouilledefrance.com/

Fonte: EDA

Anúncios