A Real Força Aérea da Tailândia recebeu sua primeira aeronave Saab 340 AEW com radar Erieye. (Foto: Saab)

Numa cerimônia realizada no dia 13 de dezembro em Linköping, a FMV (Swedish Matériel Administration) entregou uma aeronave Saab 340 Erieye AEW e um Saab 340 para transporte e treinamento para a Real Força Aérea da Tailândia. Estes são os primeiros elementos do sistema integrado de defesa aérea que a Tailândia adquiriu da Suécia.

Esta é a primeira entrega de um acordo da FMV assinado com a Tailândia em 2008.

A partir da esquerda na foto: Air Vice Marshal Rittichai Pukosee, Air Marshal Songtam Chokkanapitag, Håkan Bergström, Per Nilsson, FMV e Gunnar Jonsson FMV.

Per Nilsson, que é responsável pelo projeto para Tailândia na FMV, assinou os documentos de entrega, junto com o Brigadeiro Songtam Chokkanapitag da Real Força Aérea da Tailândia. Gunnar Jonsson, que é o gerento do projeto 340, entregou os registros.

O acordo de 2008 entre a FMV, uma representaten do país sueco, e a Tailândia, cobre um pedido de seis caças Gripen (4 JAS 39D e 2 JAS 39C) com equipamentos e serviços associados, uma aeronave Saab 340 com sistema de vigilância radar embarcada (AEW), um Saab 340 para transporte e treinamento, e um sistema de Comando e Controle com link de dados.

O acordo contém, adicionalmente, um intensivo apoio logístico, treinamento para os pilotos e técnicos tailandeses, bem como em simuladores. A Suécia também ajudará como consultora na Tailândia durante a introdução dos caças Gripen e do sistema Erieye na Força Aérea Tailandesa.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. a tailandia abriu o cofre pra comprar militares…toda semana tem novidade

Comments are closed.