O UAV de longa resistência e média altitude (MALE) KUS-FS durante voo de testes no dia 17 de março de 2018. (Foto: Fangnook)

Um protótipo de um Veículo Aéreo Não Tripulado (UAV) de Longa Resistência e Altitude Média (MALE) da Coreia do Sul foi visto realizando novos testes de voo, já nas cores da Força Aérea da República da Coreia, pretendendo concluir o desenvolvimento ainda este ano.

O MUAV ou Korean Unmanned System (KUS-FS) desenvolvido pela Coreia do Sul é projetado para missões armadas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) terrestres e marítimas com resistência de até 24 horas.

Construído pela Divisão Aerospacial da Korean Air (KAL-ASD) em nome da Agência Coreana de Desenvolvimento de Defesa (ADD), o KUS-FS fez seu primeiro voo em 2012.

O KUF-FS apresenta uma cauda em V com uma barbatana ventral similar ao UAV MQ-9 Reaper da General Atomics, construído nos EUA.

Possui uma envergadura maior que o Reaper, de 25 metros, e comprimento de 11 metros, é alimentado por um motor turboélice Pratt & Whitney PT6 de 1200 hp.

O protótipo com a marcação 001 na pintura da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) também é equipado com quatro estações de armas sob a asa, e no voo de testes do dia 17 de março estava com uma estação equipada com uma munição de teste.

Pela escassa informação disponível, sabe-se que possui novos sensores a bordo, incluindo uma torre Samsung Thales EO/IR montada na parte frontal, um radar marítimo LIG Nex1 de 360 ??graus capaz de detectar alvos no mar e Medidas de Apoio Eletrônico (sob fuselagem, atrás de asas) para identificar e localizar sinais de embarcações marítimas.

Ao contrário do Reaper, o trem de pouso principal do KUS-FS se retrai para dentro das asas, e não dentro da fuselagem.

Em 2013, a Korea Aerospace Industries (KAI) apresentou o programa de desenvolvimento do UAV, que pode transportar uma carga útil de 500 kg (1.100 lb).

O UAV foi projetado para voar a uma altitude de até 10.000 metros com capacidade de varredura de radar de até 100 quilômetros (62 milhas).

Anúncios