Aeronave An-124 no Aeroporto de Pardubice, na República Checa, no dia 19 de março de 2020.

Os cargueiros Antonov AN-124 são usados como parte da SALIS e voam várias vezes de Shenzhen (China) a Pardubice (República Checa).

A República Checa usa a Solução Estratégica de Transporte Aéreo Internacional da OTAN (SALIS) para transportar equipamentos médicos urgentes da China para ajudar a combater a crise de coronavírus no país.

O primeiro voo de um An-124 pronto para o SALIS decolou no dia 19 de março de 2020 e chegou ao aeroporto de Shenzhen, no sudeste da China, em 20 de março. Um total de 70 toneladas de equipamentos médicos urgentes de proteção, incluindo roupas cirúrgicas, máscaras respiratórias, óculos de proteção e outros equipamentos, foi carregado no sábado e transportado para a República Checa.

“Esta é uma missão exigente e nosso contratado, a Antonov Logistics SALIS (ALS), implementou procedimentos para garantir a máxima proteção para a tripulação. Por exemplo, é proibido o contato direto entre a tripulação e os locais no destino. As autoridades chinesas concordaram em mudar seus regulamentos nacionais e permitir que as tripulações de bordo permaneçam a bordo durante o controle de passaportes”, disse a OTAN.

Membros da tripulação adicionais foram designados para a missão para facilitar os voos sem escalas de Shenzhen para o Aeroporto de Pardubice, e licenças especiais foram emitidas para superar as restrições atuais. As próximas duas missões SALIS, programadas para 23 e 31 de março, seguirão procedimentos semelhantes.

A SALIS conta com nove países participantes. Um destes países é a Eslováquia, que também usará os recursos da SALIS para transportar máscaras faciais, luvas cirúrgicas, roupas de proteção e outros equipamentos médicos da China. O voo está inicialmente previsto para 23 de março.

A Solução Estratégica de Transporte Aéreo Internacional ou SALIS (Strategic Air Lift International Solution) é um programa no qual as nações participantes têm acesso a grandes cargueiros da Antonov. Atualmente, estão envolvidos Bélgica, Alemanha, França, Noruega, Polônia, Eslováquia, Eslovênia, República Checa e Hungria.

Desde dezembro de 2018, a contratada exclusiva da SALIS é a Antonov Logistics SALIS, com sede em Leipzig, que garante acesso seguro a até cinco aeronaves An-124 com apenas alguns dias de antecedência. O contrato atual também fornece acesso às aeronaves An-22, An-225 e Il-76. Em 2019, 1.900 horas de voo foram fornecidas pelo contrato SALIS.

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