kiowasA Croácia e a Tunísia são os primeiros países a receber o helicóptero armado OH-58D Kiowa aposentado pelo Exército dos EUA.

A Tunísia anunciou que vai usar o helicóptero para combater os extremistas islâmicos.

O Exército dos EUA está desativando aproximadamente 340 unidades do monomotor Bell OH-58D ao longo dos próximos três anos. A retirada da aeronave é uma consequência direta de uma reestruturação do Exército que passou a responsabilidade pela missão de reconhecimento armado para o helicóptero de ataque AH-64D/E Apache em combinação com aeronaves não tripuladas.

123522_1Os Kiowas estão sendo disponibilizados através do programa EDA (Excess Defense Articles) e FMS (Foreign Military Sales), sendo que várias nações já expressaram interesse na aeronave. A Tunísia acordou o recebimento de 24 helicópteros OH-58D, juntamente com 10 mísseis AGM-114R Hellfire e outros sistemas, numa transação avaliada em US$100 milhões.

A Croácia tornou-se a primeira nação a adquirir o Kiowa ‘aposentado’ quando o seu Ministério da Defesa assinou um acordo para 16 helicópteros em meados de fevereiro.


FONTE: AIN online

 

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Dada a atual situação financeira do Brasil e a necessidade de algo mais robusto que esquilos militarizados, eles seriam ideais para o Exército Brasileiro…

    • Concordo! Não é o ideal, aquilo que realmente precisamos.

      Mas para quem mal tem farda e comida no quartel, estava de bom tamanho, à um preço "justo". Melhor com ele e pior sem ele.

    • Tenho a mesma ótica, precisamos de algo mais robusto, e recentemente o Brasil adquiriu através do mesmo programa, 50 blindados , O lote é formado por 12 viaturas M-113A2, de transporte de pessoal (Armoured Personnel Carriers); 34 veículos M-577A2 tipo posto de comando e quatro carros de salvamento e recuperação modelo M-88A1. Investir em algumas dezenas dos Kiowas usados ,elevaria , momentaneamente o padrão de defesa aérea.
      http://www.planobrazil.com/blindados-americanos-d

  2. Em regra, sou contra usados, mas o preço está bom e o heli é valente.

  3. Não é o helicóptero dos sonhos do EB, mas é uma ótima oportunidade perdida…

Comments are closed.