A 200ª aeronave TBM apresentada hoje na sede da Daher em Tarbes, na França. (Foto: Daher)

A Daher anunciou hoje o lançamento de sua 200ª aeronave turboélice rápida da série TBM 900 desde a introdução desta família atualizada em março de 2014. O avião de número 200, número de série 1.200, é uma versão TBM 910 a ser recebida esta semana pela Cutter Aviation em San Antonio – uma distribuidora TBM autorizado pela Daher para os Estados Unidos no Texas, Louisiana, Oklahoma, Arkansas, Kansas e Missouri.

A família TBM 900 da Daher – sua sexta evolução a partir da configuração original do TBM 700 – é a última evolução do conceito de turbopropulsor muito rápido da empresa, oferecido hoje em duas versões de produção: o TBM 930, painel de voo integrado G3000 da Garmin; e o TBM 910, com a nova geração de tecnologia de aviônica G1000 NXi da Garmin substituindo o conjunto de aviônica G1000 original.

Esses desenvolvimentos se combinam com os refinamentos de conforto dos passageiros, incorporando o novo estilo de assento introduzido em 2017, bem como a opção de privacidade Elite para um compartimento de lavatório de mudança rápida na parte traseira da fuselagem do TBM.

Ambos os modelos de produção TBM 930 e TBM 910 mantêm as características básicas do TBM 900, que evoluiu a partir de um programa de desenvolvimento de quatro anos, integrando 26 modificações para melhorar a eficiência e oferecer um desempenho superior sem aumentar o consumo de combustível ou a potência do motor. Eles incluem a otimização aerodinâmica da estrutura através da adição de winglets, juntamente com a integração de melhorias aerodinâmicas no estabilizador vertical e um novo cone de cauda; o uso de uma hélice composta de cinco lâminas e um spinner redesenhado; bem como um sistema elétrico completamente remodelado.

A interface homem-máquina também foi melhorada através do uso de um novo manche com controle ergonômico com novas funções; um painel de cockpit reformado para maior visibilidade e interação com controles do sistema secundário; e um pedestal revisado do centro de cockpit contendo uma manete de potência de controle único, associado a um novo limitador de torque que permite o uso de 850 hp na decolagem.

“Este lançamento da 200ª aeronave é prova de que nossas aeronaves da série TBM 900 não são apenas os aviões turboélises monomotores mais rápidos, são os TBMs mais vendidos – com 200 aeronaves produzidas em menos de quatro anos”, comentou Nicolas Chabbert , vice-presidente sênior da Unidade de Negócios de Aviões Daher.

Chabbert disse que o impressionante sucesso de vendas da série TBM 900 se baseia em esforços contínuos de desenvolvimento, com melhorias que o tornam o melhor avião de turboélice.

“Contribuir ainda mais para o valor da TBM é a dedicação das equipes da Daher e seus parceiros em atender às expectativas dos clientes”, acrescentou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA