O novo TBM 940 foi apresentado pela Daher no dia 7 de março.

A Daher apresentou sua mais nova versão da família de aeronaves TBM turboélices, a TBM 940, que estabelece novos padrões com a integração de um sistema automatizado de aceleração e degelo automático, além de aprimoramentos no estilo e elementos ergonômicos dentro da cabine.

Sucedendo o atual TBM 930 como o produto topo de linha da família TBM da Daher, o TBM 940 define passos importantes para melhorar ainda mais o desempenho, a segurança e o conforto da aeronave. O lançamento do TBM 940 foi anunciado durante a reunião do Seminário sobre Segurança da Associação de Proprietários e Pilotos da TBM (TBMOPA), realizada no dia 7 de março em Pompano Beach, Flórida, EUA.

“O TBM 940 redefine as aeronaves privadas: fácil de usar, segura e eficiente para pilotos e passageiros”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da Unidade de Negócios de Aviões da Daher. “Este novo membro da família TBM ressalta nosso firme compromisso de melhoria constante para a propriedade e experiência operacional com nossas aeronaves turboélices rápidas.

Um dos principais recursos do TBM 940 é seu acelerador automatizado (autothrottle) – o primeiro já instalado em uma aeronave turboélice de produção padrão com peso inferior a 12.500 lbs. (5,7 toneladas métricas). Totalmente integrada com o piloto automático, esta alavanca automática de potência ajusta automaticamente as velocidades da aeronave com base no perfil de voo predefinido – desde a subida até à aproximação para pouso.

Além de reduzir a carga de trabalho do piloto, o autothrottle permite que um TBM 940 seja operado nos limites dos regimes de potência aprovados para o seu motor turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-66D, proporcionando desempenho e eficiência ideais do grupo motopropulsor.

A exibição dos parâmetros do motor também é simplificada por meio de um medidor inteligente único e intuitivo.

Interior do TBM 940.

Também introduzido no TBM 940 está o aumento da automação para o sistema de degelo – outra novidade na categoria de aeronaves da TBM. Quando o gelo ou acúmulo de gelo são detectados – e se o piloto não tomar medidas – o sistema é automaticamente ativado para degelo da fuselagem, pára-brisa, hélice e do separador de partículas do motor. Uma mensagem âmbar CAS (Crew Alerting System) é então exibido na suíte de aviônica, avisando o piloto para apagar a ativação automática e reverter para o modo de controle manual.

A proteção automática contra degelo e autothrottle estão totalmente alinhadas com a estratégia e-copilot da Daher para introduzir funcionalidades para maior segurança operacional na linha de produtos TBM.

Dentro da cabine do TBM 940, a Daher incorporou melhorias ergonômicas e de estilo que incluem assentos reprojetados, isolamento térmico adicional para as paredes laterais da cabine, uma nova prateleira central com armazenamento lateral, uma tomada elétrica adicional de 115V no painel traseiro direito e portas USB (elevando o total geral de portas USB para seis para passageiros e três para os pilotos).

O TBM 940 mantém a mesma faixa e qualidades de manuseio que fizeram da série TBM 900 da Daher um verdadeiro sucesso, com mais de 267 aeronaves nesta linha de produtos entregues desde a produção global até hoje para a linha de aeronaves turboélices TBM.

A certificação do TBM 940 pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) deverá ser recebida no Aero Friedrichshafen 2019, o maior show aéreo europeu para a aviação geral, permitindo novas entregas de aeronaves no final do segundo trimestre deste ano.

SEM COMENTÁRIOS