O 2.500º jato executivo Falcon entregue pela Dassault, um Falcon 900LX entregue para um cliente nos EUA. (Foto: Dassault)

A Dassault Aviation entregou recentemente seu 2.500º jato executivo, marcando ainda mais um evento histórico na saga da linha Falcon. A aeronave, um Falcon 900LX, foi entregue no Centro de Finalização de Little Rock para um cliente Falcon de longa data com sede nos Estados Unidos.

A entrega representa um marco significativo tanto para a empresa como para a linha Dassault Falcon, que liderou a indústria em desempenho, conforto, economia e eficiência desde que o primeiro Falcon foi entregue em 1965.

No meio século desde que o lendário Falcon 20 introduziu os executivos em viagens de negócios, os operadores de todo o mundo se sentiram atraídos pela paixão, pela excelência, qualidade e inovação tecnológica refletida na marca Falcon. Uma paixão transmitida pelo fundador da empresa Marcel Dassault e compartilhada pelos engenheiros, técnicos, artesãos que projetam, criam e atendem os aviões Falcon.

Com uma geração de melhorias contínuas, os Falcons permanecem sendo o padrão da indústria, desde o primeiro Falcon 20 até o novo trijato Falcon 8X, que expande o alcance e o tamanho da família Falcon, oferecendo controle de voo digital e nível de ruído da indústria.

Com a adição do totalmente novo trijato Falcon 5X de fuselagem ultra larga, configurado para entrar no mercado em 2020, a linha Falcon irá abranger a gama completa de grandes requisitos de cabine da aviação de negócios, de tamanhos super médios para cima.

“Durante o meio século que está em operação, a frota Falcon acumulou um impressionante tempo de 17,8 milhões de horas de voo com cerca de 1.230 operadores em 90 países ao redor do mundo”, disse Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation. “Além disso, dos 2.500 Falcons entregues até à data, mais de 2.100 ainda estão voando – o que é um claro testemunho da alta qualidade e robustez do nosso avião Falcon e a dedicação daqueles que os apoiam”.

Desde 1965, os aviões Falcon lideraram o caminho para a introdução de novas tecnologias para a aviação empresarial: a primeira asa supercrítica, o primeiro head-up display (HUD), os primeiros controles de voo digitais, o primeiro sistema de modelagem do Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto.

Dassault Falcon 900LX em voo. (Foto: Dassault)

E, mais recentemente, o FalconEye, o primeiro HUD com uma capacidade combinada de visão aprimorada e sintética, que oferece segurança e eficiência operacional sem precedentes. E o Falcon Sphere II conjunto eletrônico integrado de documentos de voo, que estabelece um novo padrão em operações do cockpit sem papel.

Além disso, a linha Falcon esteve entre os líderes na oferta de operações confiáveis ??ao redor do mundo no atendimento ao cliente 24/7. Além da rede de 51 centros de serviço, mais 100 representantes em campo e 15 centros de peças sobressalentes com mais de US$ 800 milhões em estoque de peças sobressalentes, a Dassault foi pioneira na otimização do suporte de aeronaves no solo, nomeadamente através da FalconResponse. Equipado com um par de Falcon 900s com base nos Estados Unidos e na Europa, o FalconResponse voou mais de 300 missões desde que foi lançado há dois anos. Mais de 40% das missões FalconResponse fazem uso de um sistema de elevação alternativo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu sempre achei bonitos os Falcon trimotores, mas uma aberração.
    Porque não usar dois mais fortes ao inv€s de três, sempre me pareceu um conceito ultrapassado.
    Começaram a linha Falcon com o Falcon 20 em 1963 e depois com o Falcon 10 em 1970 e em 1976 vieram com o Falcon 50 trimotor.
    Não tinha lógica ainda fabricar um trimotor mas o cliente gostando, que mal tem, com o Falcon 900 usando 3 × Honeywell TFE731-5BR-1C turbofan 4,750 lbf cada um, 14,250 lbf no total.
    Lançaram em 1993 o Falcon 2000 com 2 × Pratt & Whitney Canada PW308C turbofans 7000lb cada, 14,000 lbf no total com um alcance um pouco menor.
    Depois em 2005 ainda lançaram os trimotores 7X e o 8X com 3 X Pratt & Whitney Canada PW307A e PW307D com 6,400 e 6,722 lbf respectivamente.
    Agora em 2017 jogam suas fichas no novo modelo bimotor Falcon 5X para longas distancias com 2 × Snecma Silvercrest com 11,450 lbf cada.
    . https://en.m.wikipedia.org/wiki/Dassault_Falcon_5
    .
    Agora em 2017 anunciaram um novo Falcon 9X, mas um bimotor aproveitando a estrutura do Falcon 5X porem mais leve que deve substituir os trimotores encerrando de vez esta linha bela porem ultrapassada.

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