Concepção do CityAirbus, que deve realizar seu primeiro voo em 2018. (Foto: Airbus)

A Airbus Helicopters concluiu recentemente os primeiros testes em grande escala para o sistema de propulsão do demonstrador CityAirbus – um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (VTOL) multi-passageiro, auto-pilotado, projetado para a mobilidade aérea urbana.

Durante esta fase de teste bem-sucedida, a equipe do programa CityAirbus verificou cuidadosamente o desempenho individual das hélices canalizadas, bem como a integração da unidade de propulsão em grande escala com duas hélices, motores elétricos de 100 KW desenvolvidos pela Siemens e todos os sistemas elétricos.

O CityAirbus é um veículo aéreo com bateria capaz de decolar e pousar verticalmente. Ele é projetado para transportar até quatro passageiros sobre megacidades congestionadas para destinos importantes como aeroportos ou estações de trem de forma rápida, econômica e ecológica. A inovadora configuração com quatro hélices embutidas contribui significativamente para a segurança e baixo ruído acústico.

“Agora temos uma melhor compreensão do desempenho do sistema inovador de propulsão elétrica do CityAirbus, que continuaremos a amadurecer através de testes rigorosos ao iniciar a montagem do demonstrador de voo CityAirbus em escala total”, disse Marius Bebesel, engenheiro chefe dp CityAirbus.

O demonstrador em escala total será testado inicialmente no solo. Na primeira metade do próximo ano, a equipe de desenvolvimento espera atingir o marco de “energia elétrica”, o que significa que todos os motores e sistemas elétricos serão ligados pela primeira vez. O primeiro voo está programado para o final de 2018. No início, a aeronave de teste será pilotada remotamente, mais tarde, um piloto de teste estará a bordo.

O CityAirbus será projetado para transportar até quatro passageiros em rotas fixas com uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h. Inicialmente, será operado por um piloto para facilitar a certificação e a aceitação pública, abrindo o caminho para futuras operações totalmente autônomas.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS